sábado, 16 de abril de 2011

Natal sedia festival brasileiro de trombonistas

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Durante a primeira semana de maio, a capital potiguar será também a capital de Trombones. É que no período de 3 a 7 do próximo mês, a cidade receberá os maiores nomes de instrumentistas trombonistas nacionais e internacionais no Festival Brasileiro de Trombones. O evento acontecerá na Escola de Música da UFRN e contará com palestras, oficinas de aperfeiçoamento, além de programação no Espaço Cultural Buraco da Catita, com shows.

Para a população, essa será uma grande oportunidade de conhecer a versatilidade do instrumento, de ter acesso à música de boa qualidade, além de apreciar a técnica de trombonistas de expressão mundial.

A abertura, no dia 3, será no anfiteatro da UFRN às 20h, com shows do grupo potiguar “Boca no Trombone” e coral composto por trombonistas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, que interpretarão composições de Gilberto Cabral, Neemias Lopes, Antônio de Pádua e Klênio Barros.

O Festival contará com a presença de músicos de grande representatividade em todo o mundo como: Jacques Mauger Suiça, Lindon Brett Baker - Inglaterra, James Lebens – Canadá, Bradley Palmer – EUA, Javier Colomer – Espanha, Dirk Amrein – Alemanha, Don Rayment – Canadá e os grandes trombonistas brasileiros Alciomar Oliveira – Bsb, Renato Farias – SP, Fernando Cardoso – SP e Rafael Rocha – ES.

Destaca-se também a presença do lendário Raul de Souza, que realizará show no Espaço Cultural Buraco da Catita no encerramento, dia 6, da programação popular. Trombonista brasileiro mais famoso no exterior, acompanhou nomes como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Cal Tjader, Lionel Hampton, Sarah Vaughan, George Duke, Stanley Clarke, Ron Carter, Frank Rosolino, Sonny Rollins, Milton Nascimento, João Donato, Toninho Horta, Altamiro Carrilho, Baden Powell, Sivuca, entre tantos outros.

Organizado anualmente pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), o evento acontece desde 1995, quando foi iniciado em Brasília e já contou com a participação de centenas de trombonistas em todo o Brasil. Edições anteriores foram realizadas nas principais cidades do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e várias outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário