sábado, 9 de abril de 2011

As 3 Irmãs

Fonte: www.soltonacidade.com.br


  A Paralelo Companhia de Dança (PB), através do Prêmio Klauss Vianna de Dança 2010, com patrocínio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Ministério da Cultura, traz ao RN em abril o espetáculo “As 3 irmãs”, inspirado na obra de Anton Tchekhov. O grupo se apresenta dia 7 em Mossoró (Teatro Municipal Dix-Huit Rosado) e nos dias 9 e 10 em Natal (Barracão Clowns de Shakespeare).

O espetáculo contempla a vida de Olga, Macha e Irina, três irmãs vivendo suas frustrações no interior da Rússia do século XIX, tendo que aprender diariamente a lidar com a ânsia de sonhos maiores juntamente com a ausência da percepção de querer alcançá-los. Tentam, cada uma a sua maneira, sobreviver à imbecilizante monotonia do dia-a-dia. Não possuem mais perspectivas, não tem mais sonhos. A única esperança que lhes resta é de, algum dia, poder modificar suas vidas e voltar para sua terra natal. Entretanto, desapercebidamente se deixam envolver pela inútil loucura de continuar fazendo sempre o mesmo, esperando que em algum instante o resultado possa se descobrir diferente.

Como foi declarado pelas bailarinas, elas não têm intenção de contar a história da aclamada peça de Tchecov, mas exprimir as emoções e sensações das personagens no contexto da peça. Tudo é retratado através dos movimentos, as agonias, tensões, paixões, fraternidade e nostalgia, daquelas irmãs que estão encarceradas numa casa, numa cidade e numa realidade muito aquém de suas capacidades e anseios. Moscou, além de cenário de suas infâncias felizes, representa para elas a terra prometida, o lugar de possibilidade de realização dos seus sonhos de mudança, que acabam sendo abdicados, diluídos na realidade provinciana e cheia de convenções sociais em que vivem. O espetáculo, forte e sensível, se destaca tanto pela qualidade técnica das bailarinas, quanto pela intensa pesquisa referencial e de movimento de corpo realizada por elas.

“As 3 irmãs” possui três bailarinas em cena. O papel de Olga Prosorov é interpretado alternadamente em cada apresentação por Lília Maranhão e Aretha Paiva, já Irina Prosorov ganha vida com Vanessa Queiroga, e a última irmã, Macha Prosorov, é interpretada por Joyce Barbosa. Joyce também assina a coreografia e direção artística do espetáculo, enquanto que a direção executiva da Cia. é realizada por Lília Maranhão. A execução da luz é realizada por Jorge Ribeiro.

Fundada em 2004, a companhia paraibana de dança contemporânea ganhou 23 Prêmios em Mostras Estaduais. Venceu o Prêmio da Fundação Nacional de Artes Klauss Vianna em 2008, teve patrocínio da Petrobras para montagem do espetáculo "O Castelo" e ganhou apoio do Fundo Municipal de Cultura com o espetáculo "As 3 irmãs".

SERVIÇO | ESPETÁCULO DE DANÇA "AS 3 IRMÃS"
Dias: 7 (Teatro Municipal Dix-Huit Rosado - Mossoró), 9 e 10 (Barracão Clowns - Natal)
Hora: 20h
Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Mais informações: 9194 2200 | www.paralelociadedanca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário