sábado, 16 de abril de 2011

HEITOR VILLA-LOBOS



  



OSESP interpreta Choros nº 10 "Rasga o Coração" de Heitor Villa Lobos - execução no concerto de ano novo em 31/12/2008 na sala São Paulo, Estação da Luz.

Esta composição é de 1926 e traz elementos de percussão brasileiros que conferem à obra, essencialmente modernista, cadências semelhantes às do baião e do samba. É uma das obras de Villa Lobos mais reconhecidas e aplaudidas no mundo inteiro.

Rasga o Coração
(Anacleto de Medeiros / Catulo da Paixão Cearense)

Se tu queres ver a imensidão do céu e mar
Refletindo a prismatização da luz solar
Rasga o coração
Vem te debruçar
Sobre a vastidão do meu penar

Rasga o que hás de ver
Lá dentro a dor a soluçar
Sob o peso de uma cruz de lágrima a chorar
Anjos a cantar
Preces divinais
Deus a ritmar seus pobres ais

Sorve todo olor
Que anda a recender
Pelas espinhosas florações do meu sofrer
Vê se podes ler nas suas pulsações
As brancas ilusões e o que ele diz no seu gemer

E que não pode a ti dizer nas palpitações
Ouviu brandamente, docemente a palpitar
Casto e purpural .... vesperal
Mais puro que uma cândida vestal

Se tu queres ver a imensidão do céu e mar
Refletindo a prismatização da luz solar
Rasga o coração.


Heitor Villa-Lobos

  Heitor Villa-Lobos nasceu a 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Filho de Noêmia Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador. Recebeu sua primeira instrução musical aos seis anos, vinda do pai, que adaptou uma viola para que o filho pudesse estudar violoncelo.
     Sua formação musical foi muito inflenciada pelas noites de sábado da casa dos Villa-Lobos que recebiam grandes nomes da época para cantar e tocar até de madrugada. Sua tia Fifinha lhe apresentou os Prelúdios e Fugas do Cravo bem temperado de J. S. Bach, compositor que lhe serviu como fonte de inspiração para a criação das nove Bachianas Brasileiras.
     Seus biógrafos afirmam que ele estudou no Instituto Nacional de Música, mas o próprio Villa-Lobos disse que detestava tal escola. Autodidata, viajou pelo interior do Brasil pesquisando seu folclore e entrando em contato com uma música diferente da que estava acostumado a ouvir: modas caipiras, tocadores de viola e outros tipos que mais tarde viriam a universalizar-se através de suas obras.
     Villa-Lobos passa a apresentar-se oficialmente como compositor a partir de 1915, com uma série de concertos no Rio de Janeiro. Foi duramente criticado pela imprensa pela “modernidade de sua música”. Em fevereiro de l922, participou da Semana de Arte Moderna apresentando, dentre outras obras, as Danças características africanas.
Get emergency medical help if you have buy xanax online any of these signs of an allergic reaction
     Começa a ganhar a Europa em l923. No seu retorno de Paris, no ano seguinte, Manuel Bandeira saudava-o da seguinte maneira: “Villa-Lobos acaba de chegar de Paris. Quem chega de Paris espera-se que chegue cheio de Paris. Entretanto, Villa-Lobos chegou cheio de Villa-Lobos”.
     Retorna à Paris em l927, para organizar concertos e publicar várias obras. No segundo semestre de 1930, volta provisoriamente ao Brasil para a realização de um concerto em São Paulo. Apresenta um revolucionário plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, com a aprovação do mesmo, acaba mudando-se definitivamente para o Brasil.
     Após dois anos de trabalho em São Paulo, Villa-Lobos foi convidado pelo Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira - para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema), que introduzia o ensino da Música e o Canto Coral nas escolas. Apoiado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, organizou Concentrações Orfeônicas, chegando a reunir, sob sua regência, até 40 mil escolares. Em 1942, criou o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico.
     Convencido pelo Maestro Leopold Stokowski, seu amigo desde Paris, aceitou, em 1944, o convite do Maestro norte-americano Werner Janssen para uma turnê pelos EUA, para onde voltou várias vezes.
     Heitor Villa-Lobos morreu de câncer em 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.

Fonte:

Para saber mais acesse:
http://www.museuvillalobos.org.br/




Assita ao Filme:


Arquivo torrent para baixar o filme disponível em:
http://www.torrentdownloads.net/torrent/1126308/Villa+Lobos+Uma+Vida+de+Paix%E3o


Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas. A história começa com Villa, já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e a partir desta cena e de outras do mesmo concerto vão surgindo lembranças de sua vida. O diretor Zelito Vianna vem tentando levar às telas de cinema a história de Villa-Lobos há mais de 25 anos. O ator originalmente escolhido para interpretar o maestro, por exemplo, era Gláuber Rocha, que nunca chegou a gravar uma cena como o personagem. O filme passou por 4 paralizações durante suas filmagens, todas elas ocorridas por falta de dinheiro. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 2 categorias: Melhor Ator (Antônio Fagundes) e Melhor Montagem.

Fonte:http://cinemacomrapadura.com.br

2 comentários:

  1. rapaz,
    vc acertou em cheio! rsrsrsrs...
    esta eh uma das minhas obras preferidas.
    fico emocionado em ouvi-la. em cantah-la, entao, nem se fala! rsrsrsrs...
    eh realmente muito bonita.
    parabens pela escolha

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu chará! Esta é a minha preferida tb.
    Que inveja de vc por já ter cantado. Espero ter esse prazer um dia.
    Abraço!!

    ResponderExcluir