quinta-feira, 29 de março de 2012

Concertos SESC Partituras



Lançamento Nacional do site “SESC Partituras”

No dia 14 de abril serão realizados concertos simultâneos em 23 estados do ,país (AC, AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, MT, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RS, RO, RR, SC, SE, TO, RN e RJ) . Os concertos serão realizados por músicos locais incluindo grupos de câmara, corais, solistas e orquestras. Todo o repertório apresentado consta do acervo SESC Partituras.
A proposta é divulgar nacionalmente o lançamento do site “SESC Partituras” enfatizando seu propósito de difundir a música brasileira, estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da musica escrita no Brasil.
O site permitirá ao público em geral o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.
Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.
Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros.


Daniel Aguiar de Rezende
Setor Cultura SESC RN
84 - 3211 5577 (SESC)
84 - 9124 1763 (SESC)
84 - 8708 4278 (part.)
xilofonica@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Agora sim O RN respira Cultura, da Tromba do Elefante a capital, graças ao trabalho do setor de cultura do SESC RN

    Parabéns ao SESC RN

    Um transeunte Brasileiro e Potiguar

    ResponderExcluir