sábado, 10 de março de 2012

Canto lírico no ventilador

Jornal Tribuna do Norte
 Yuno Silva - Repórter

A missão de despertar emoções e envolver o público através de experiências sonoras e visuais é o mote que move a espetáculo "Ópera Rock", que a cantora Hilkélia estreia domingo (11), às 20h, no Teatro Riachuelo. A cantora divide palco com banda formada por oito músicos e recebe participações dos cantores Lucca Medeiros (da banda de heavy metal melódico Hard Alliance), o tenor César Leonardo, o guitarrista Eduardo Pinheiro e a companhia de dança Shaman Tribal. Na trilha sonora Steve Vai, U2, Queen, Led Zeppelin, Yanni, Bizet, Puccini, Howard Shore (da trilha de Senhor dos Anéis) e a clássica "Rainha da Noite" de Mozart. A cantora troca de figurino três vezes durante a apresentação.
Frankie MarconeSoprano Hilkélia Carlen leva ao palco um cantor de heavy metal e um tenor no show Ópera Rock, onde faz releituras de  clássicos do rock, árias e trilhasSoprano Hilkélia Carlen leva ao palco um cantor de heavy metal e um tenor no show Ópera Rock, onde faz releituras de clássicos do rock, árias e trilhas

A montagem apresenta releituras de clássicos do rock, árias de ópera e trilhas sonoras do cinema mundial. Serão oitenta minutos de um passeio que transita entre o trágico e cômico, o sagrado e o profano, luz e sombra, o transcendental e a realidade.

Tudo começou a ser pensado quando Hilkélia foi convidada para participar de evento alusivo ao Bloomsday ano passado na UFRN. "Fizemos pesquisas sobre a cultura irlandesa, e interpretei uma canção do U2. Foi aí que começamos a pensar num espetáculo que pudesse unir rock e canto lírico", lembrou a cantora em entrevista ao VIVER, num camarim  do teatro. Apesar do nome óbvio para descrever a produção, ele não foi definido com facilidade pois não se trata de uma ópera rock tradicional. "Há um roteiro, mas não nos moldes tradicionais com história linear e personagens. Pensamos bastante sobre qual a mensagem poderia ser passada com o show, e vimos que, neste momento, queremos mexer com as emoções do público", disse Tatiane Fernandes, que além de produtora também assina a direção do espetáculo. Para ela, "o belo emociona, revoluciona e Hilkélia conduz a plateia por essa experiência", e o título do show sugere muito mais a fusão dos dois estilos.

Buscando conferir maior conteúdo à apresentação, Hilkélia, Tatiane e a violinista Gláucia Santos, que também participa como instrumentista e completa o trio responsável por toda a concepção de "Ópera Rock", o espetáculo busca evidenciar a transição entre Classicismo e o Iluminismo do século 18. "A interpretação dá o tom a essa costura, onde o que está em jogo não é somente a transição cultural mas todo um contexto social daquela época", explica a diretora. Tatiane contou que a Rainha da Noite de Mozart representa o conservadorismo, que luta contra a mudança promovida pelo sábio Zoroastro.

Seguindo carreira solo desde 2009 quando o grupo Nella fantasia foi desfeito, Hilkélia planeja gravar DVD e a intenção é incrementar "Ópera Rock" com elementos mais teatralizados.

MELODIA E TEXTO

Hilkélia, 31, contabiliza sete anos de carreira como profissional do canto lírico e lembra que seu primeiro contato com a música se deu através da vontade de estudar piano. "Estudei teoria musical por dois anos (1993-94), comecei a fazer aulas de piano em 19995 mas só em 1999 é que entrei no curso técnico da Escola de Música da UFRN", recorda. A artista passou em primeiro lugar no vestibular para cursar piano, e ao experimentar o canto dentro da própria EMUFRN se encontrou. "Atrás do piano sentia falta de expressar melodia e texto, e quando comecei a participar de recitais descobri minha vocação de cantora."

Também professora de canto, Hilkélia garante que não falta público: "A grande procura pelos concertos de orquestras e outras apresentações do gênero comprovam esse interesse, o que falta é mais ousadia aos artistas, que se mantém atrelados à projetos da Universidade. Participei da ópera 'Dido e Enéas' e vi que há como se lançar no mercado de maneira independente", garante, não antes de avisar que trabalhar com grandes produções de música eruditarequer investimento: no espetáculo "Ópera Rock", se for contabilizado toda a equipe envolvida, ultrapassa fácil as 60 pessoas, desde iluminadores e camareira, produção, direção, maquiagem, músicos e técnicos.

Serviço: Estreia do espetáculo "Ópera Rock", com a cantora Hilkélia. Domingo (11), às 20h, no Teatro Riachuelo. Os ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia) e estão à venda na bilheteria do próprio teatro - assinantes da TRIBUNA DO NORTE têm desconto de 50% na compra de até dois ingressos inteiro pelo Clube do Assinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário