sexta-feira, 23 de março de 2012

Zé Celso Martinez Correia a atração de aniversário do TAM


Fonte:Jornal Tribuna do Norte


O Teatro Alberto Maranhão completa 108 anos neste sábado, dia 24, mas a programação festiva será promovida no início da próxima semana, na segunda (26) e terça-feira (27), com presença do diretor e dramaturgo paulistano José Celso Martinez Corrêa, ou simplesmente Zé Celso. Uma das figuras mais emblemáticas do teatro brasileiro, ele vem a Natal para ministrar oficina e proferir palestra. A última vez que o criador do Teatro Oficina esteve na cidade foi em 2006, a convite da Funcarte no Teatro Sandoval Wanderley, durante evento alusivo ao Dia Mundial do Teatro, data comemorada no próximo dia 27.
Emanuel AmaralZé Celso no Sandoval Wanderley, em 2006Zé Celso no Sandoval Wanderley, em 2006

A oficina com Zé Celso será realizada no TAM, na segunda-feira, às 14h, e está direcionada para atores e performers - inscrições através do telefone (84) 3232-9702. Já na terça-feira (27), às 20h, também no Teatro Alberto Maranhão, o diretor protagoniza palestra aberta ao público. Toda a programação é gratuita.

José Celso Martinez Corrêa, ao lado do também diretor teatral Amir Haddad, fundou o grupo do Teatro Oficina em 1958, em São Paulo, e com a encenação do espetáculo "O Rei da Vela" (1967), de Oswald de Andrade, marcou o início do teatro pós-moderno no Brasil.  A capacidade provocadora do diretor se tornou referência mundial no teatro contemporâneo, e hoje Zé Celso colhe admiração e respeito por artistas de todas as áreas. Seu trabalho, muitas vezes encarado como orgiástico e antropofágico, distingue-se pelo experimentalismo, pela irreverência e pela inovação  inquieta. Foi na sede do Oficina que lançaram oficialmente o manifesto do Tropicalismo, no final da década de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário