quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Seminário Música da Cena" com gaúchos e potiguares

Espetáculos acontecerão nos dias 12 à 17 de agosto no Barracão Clowns, em Nova Descoberta com entrada gratuita.

Jornal Nominuto- Por Marília Rocha
 
Seminário acontece no barracão do Grupo Clowns de Shakespeare.
A música unirá os grupos potiguares e gaúchos na segunda etapa do seminário "Música da Cena" com apresentações em Natal nos dias 12 à 17 de agosto, no barracão do Grupo Clowns de Shakespeare, em Nova Descoberta.

O destaque para o seminário serão as apresentações do grupo Tribo Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul que promovem em Natal a segunda etapa do Projeto Conexão Música da Cena, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural de Teatro.

A primeira etapa do projeto aconteceu em Porto Alegre no mês de abril e, agora, sua segunda etapa chega a Natal com a visita do Ói Nóis. O grupo de Porto Alegre ocupa lugar de destaque na cena teatral brasileira e vem a Natal pela primeira vez. Nas duas cidades, os coletivos desenvolvem um intercâmbio prático a partir da prática musical, explorando procedimentos utilizados pelos grupos e o pensamento que envolve seus fazeres.

Deste intercâmbio, experimentos cênicos são criados e apresentados ao público ao final de cada encontro, para em seguida serem levados a São Paulo, em agosto/setembro de 2011, no encontro com todos os outros grupos participantes do Rumos.

Outra atividade do projeto é o Seminário Música da Cena, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, às 19 horas, no Barracão Clowns, aberto ao público e com entrada gratuita. O seminário reúne músicos, pesquisadores, compositores e atores para debaterem as criações musicais no teatro brasileiro contemporâneo.

Além dos integrantes dos dois grupos e de artistas potiguares, a edição natalense do seminário também conta com a participação do professor e maestro Ernani Maletta (UFMG), que no seu vasto currículo conta com direções musicais de diversos espetáculos do Grupo Galpão, dos próprios Clowns, dentre outros.

Durante o seminário também será realizada a oficina Música para Teatro, com Johann Alex de Souza, diretor musical do Ói Nóis. A oficina acontecerá de 12 a 14 de agosto, das 9 às 13 horas e as inscrições gratuitas para a oficina estão sendo realizadas no Barracão Clowns, das 14 às 20 horas. A proposta da oficina é contemplar a audição, execução e criação em música, além das nomenclaturas e sistemas da linguagem tonal.

Programação
Dia 12/8 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Bate papo “O uso da música nos processos de criação do Clowns de Shakespeare e ÓiNois Aqui Traveiz”, com participação dos grupos teatrais e dos músicos Marco França e Johann Alex de Souza.

Lançamento da Revista Cavalo Louco (Publicação do ÓiNóis) com edição especial sobre a primeira etapa do projeto Conexão Música da Cena, realizada em Porto Alegre em abril de 2011.

Dia 13/8 (sábado)
Horário: 19 horas
Debate “Música, Teatro e Pedagogia” com Ernani Maletta (UFMG), Sávio Araújo (UFRN), Danilo Guanais (EMUFRN) e Johann Alex de Souza.

Dias 12, 13 e 14/08
Horário: das 09 às 13 horas
Oficina Música para Teatro.
Inscrições gratuitas no Barracão Clowns, das 14 às 20 horas.

Dia 17/8 (quarta-feira)
Mostra aberta ao público do Experimento criado a partir da troca entre os grupos Clowns e ÓiNóis.

Mais informações:

Arlindo Bezerra
Secretário
Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare
(84) 3221-1816
(84) 8707-9232

Nenhum comentário:

Postar um comentário