quinta-feira, 4 de agosto de 2011

'A Mulher Revoltada' no Rio

Jornal Tribuna do Norte

Yuno Silva
repórter

Quando o último canalha da face da terra morre, seu espírito, movido pelo ímpeto de salvar a espécie (dos canalhas), reencarna na pele de um mauricinho metrossexual. Possuído e sem rumo definido, topa com uma mulher traída interessada apenas em aplacar sua revolta e dar o troco com o primeiro que cruzar no seu caminho. Porém, o improvável acontece: ele acaba se apaixonando e não é correspondido. A partir daí, a história ganha ares rodriguianos e entra em cena embalado por boas doses de humor.
divulgaçãoAtores potiguares no elenco de A Mulher Revoltada, de Xico SáAtores potiguares no elenco de A Mulher Revoltada, de Xico Sá

Esse é o enredo do espetáculo "A mulher revoltada", em cartaz de quinta-feira (4) a domingo (7) no teatro do Espaço Sesc Rio de Janeiro, e marca a estreia do jornalista e escritor cearense Xico Sá como dramaturgo. Conhecido por assinar colunas em jornais de grande circulação como Folha de São Paulo, Sá foi convocado a exercitar sua veia teatral pelo projeto "Nova Dramaturgia Brasileira", e faz dobradinha com o diretor Fernando Yamamoto, dos Clowns de Shakespeare, convidado para assinar a montagem.

"Quando o pessoal da Fomenta, produtora responsável pelo projeto, me convidou, não sabia de quem seria o texto a ser encenado, e quando vi que Xico Sá estava entre os quatro novos dramaturgos fiquei na torcida para que nos encontrássemos em cena", disse Yamamoto por telefone. Ele explicou que a iniciativa consiste em encenar quatro textos inéditos de autores teatrais estreantes, por quatro diretores. Fernando está na capital fluminense acompanhado do quarteto de atores Titina Medeiros, Dudu Galvão, Joel Monteiro e Paula Queiroz. "A princípio o trabalho seria todo realizado no Rio de Janeiro, com atores selecionados aqui. Como o tempo de montagem era curto (dois meses), convenci a produtora que o melhor seria trabalhar em Natal com atores que já tinha familiaridade e deu certo: a troca de experiência acabou sendo bem mais rica", garante.

O vídeo que interage com os atores foi produzido por Rafael Telles e a trilha sonora é de Marcos França, dois nomes que trabalham com Yamamoto nos Clowns.

"A mulher revoltada" estreou em maio no Centro Cultural Banco do Brasil, e ainda não há previsão para ser encenada em Natal. "A Fomenta está tentando viabilizar uma turnê pelo Nordeste, e mesmo se não der certo uma hora apresentamos aí em Natal", adianta o diretor, que foi convidado após os coordenadores do projeto assistirem os espetáculos "Muito barulho por quase nada" e "A Fábula", ambos dos Clowns de Shakespeare, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário