quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cultura Popular no Cinema (TCP)

Fonte: Soltonacidade

Parte integrante do evento Agosto da Alegria, promovido pelo Governo do Estado em celebração ao mês do folclore, a mostra vai exibir documentários com foco na cultura popular e proporcionar um diálogo entre o público e os diretores e protagonistas dos filmes.

SERVIÇO | CULTURA POPULAR NO CINEMA
Local:
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Hora:
19h
Informações:
3232 5307
Entrada gratuita


PROGRAMAÇÃO

DIA 9 (TERÇA-FEIRA)

• Exibição do documentário “A pessoa é para o que nasce” (2004) e bate-papo com as três cegas de Campina Grande, protagonistas do filme.
Sinopse: Três irmãs cegas unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

DIA 10 (QUARTA-FEIRA)

• Exibição do documentário “Moacir Arte Bruta” (2006) e bate-papo com o diretor Walter Carvalho.
Sinopse: Há 15 anos Walter Carvalho descobriu Moacir em uma de suas viagens pelo interior do Brasil. Negro, com problemas de audição, fala e formação óssea, Moacir tem 42 anos e desde os 7 anos se expressa através de desenhos. A arte de Moacir expressa sensualidade e erotismo, mesclando seres humanos, animais, plantas, figuras satânicas e místicas.

DIA 12 (SEXTA-FEIRA)

• Exibição do documentário “Chico Antônio: Herói com caráter” (1983) e bate-papo com o diretor Eduardo Escorel.
Sinopse: O montador e documentarista Eduardo Escorel parte para o interior do Rio Grande do Norte em 1983. Refaz o percurso feito, cerca de 60 anos antes, por Mario de Andrade. Escorel busca Chico Antonio, um personagem real descrito pelo escritor modernista em suas anotações de viagem. Um homem que, na década de 1920, encantou Mario com suas cantigas de coco e o presenteou com seu ganzá. O encontro entre Escorel e Chico Antonio faz este, aos 80, reviver sua juventude.

Dia 13 (sábado)

• Exibição do documentário “Canta Meu Boi” e bate-papo com o diretor Ney Santanna.
Sinopse: Registro em vídeo de depoimentos de Manuel Lopes Galvão, o mestre de Boi de Reis Manuel Marinheiro, ganhador, entre mais de 400 inscritos, do Petrobras Música através de um projeto da ONG Terra Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário