segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mostra de filmes ambientais tratam dos riscos da energia nuclear

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Uma pequena mostra do primeiro festival internacional de filmes que tratam sobre energia nuclear e riscos radioativos será exibida em Natal até amanhã no auditório da livraria Siciliano do Midway Mall. O "International Uranium Film Festival" aconteceu em maio no Rio de Janeiro e a mostra itinerante chega ao Nordeste através de parceria firmada com a Ong Baobá - antes de Natal, já houveram exibições em Recife e João Pessoa, e em seguida desembarca em Fortaleza. O acesso ao evento é gratuito e conta com a presença do pacifista norte-americano Damacio Lopez, que irá proferir palestra sobre os riscos e as implicações que envolvem a fabricação de armamentos nucleares.
DivulgaçãoDamacio Lopez está em Natal para falar sobre os riscos da energia nuclearDamacio Lopez está em Natal para falar sobre os riscos da energia nuclear

Hoje, das 19h às 21h, serão exibidos os longas-metragens "Into Eternity" (Ao Infinito, 2010, 75min), do diretor dinamarquês Michael Madsen; e o norte-americano "The Return of Navajo Boy" (O Retorno do Menino Navajo, 2000-2008, 57min). O primeiro trata da falta de destinação adequada ao lixo radioativo, que precisam de um depósito seguro por pelo menos 100 mil anos, e questiona se o procedimento é realmente possível. "Quem vai proteger este lixo por cem mil anos?", questiona o diretor com sua obra. Já o segundo longa traz às telas, como personagem principal, o povo Navajo, do estado do Arizona, cenário dos principais filmes de cowboy e terra das primeiras minerações de urânio para as bombas nucleares dos EUA.

Amanhã (terça, 23), as sessões acontecem das 10h às 21h, com exibições de "Césio 137 - O brilho da morte" (Brasil, 2003, 24min), de Luiz Eduardo Jorge; "Pedra Podre" (Brasil, 1990, 26min), de Eve Lise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti e Walter Behr; e "A Fala do Cacique" (Brasil, 2008, 20min), dos diretores Norbert G. Suchanek e Márcia Gomes de Oliveira.
"O festival tem a intenção de educar ambientalmente, e mostrar o trajeto do urânio desde sua extração até o uso nas usinas nucleares. Também pretendemos, com a exibição da mostra, incentivar novas produções audiovisuais sobre o tema", disse Haroldo Mota, coordenador da Ong Baobá e responsável pela mostra itinerante.

Informações através dos telefones 9927-6555 / 8815-2259 e na página eletrônica www.uraniumfilmfestival.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário