quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto Agosto da Alegria vai dedicar mais de 30 dias a cultura no RN




De Sergio Vilar para a redação do Diário de Natal
 (Fábio Cortez/DN/D.A Press)
O primeiro projeto cultural da nova gestão estadual foi lançado na manhã de ontem, no Teatro Alberto Maranhão. O Agosto da Alegria aproveitou o mês dedicado ao folclore para oferecer mais de 30 dias de programação artística representada por diversas manifestações da cultura popular. A intenção citada pela governadora Rosalba Ciarlini no discurso é tornar o evento uma referência nacional e, "quem sabe", internacional. A ideia é aumentar a participação dos municípios potiguares e de grupos artísticos dos bairros de Natal nos próximos anos.

Nesta primeira edição serão 400 apresentações entre 5 de agosto e 14 de setembro. E o primeiro passo para "nacionalizar" a repercussão do evento foi dada: serão dez os estados brasileiros participantes. Mais de 160 grupos se apresentarão em 30 pontos da cidade. A estimativa da produção é de um público de 100 mil pessoas. A programação foi montada a partir da união de várias iniciativas, cada qual com orçamento, curadoria e apoios próprios. A secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, prevê investimento de R$ 600 mil ao todo.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, era necessário que se fizesse do mês de agosto - conhecido como mês do desgosto - um mês da alegria. "Buscamos projetos incentivadores do turismo, seja com o turismo de negócios, o turismo de eventos, mas quando a cultura é a âncora da iniciativa, é sempre mais gratificante para nós", discursou a governadora. A prefeitura de Natal e outras secretarias estaduais colaboraram com o Agosto da Alegria. "Cada parceiro ou já tinha uma programação própria e se somou dentro da proposta do evento ou se inseriu ao projeto com uma nova programação", comentou Isaura Rosado.

Programação diversificada

Entre as principais atrações, shows de Jorge Aragão junto com quatro escolas de samba de Natal; o sanfoneiro cearense Waldonys e o flautista e compositor potiguar Carlos Zens; o pernambucano Antônio Nóbrega e Dona Edith de Pium; Isaque Galvão, Khrystal e Orquestra Sinfônica; o pernambucano Siba e Fuloresta do Samba; o cantador popular Santana acompanhado da apresentação das quadrilhas juninas campeãs, e ainda apresentação de violeiros, concerto com o Coral Harmus, e Lutheria de Rabeca.

Ao todo foram criadas onze "linguagens" representativas das artes populares, divididas em eixos temáticos. Além da música, estão Folclore e Brincantes; Parafolclóricas; Artesanato; Gastronomia; Academia; Publicações; Áudio Visual; Cultura Afro-Brasileira; Artes Visuais; Artes Cênicas. Destaque para apresentçaão do Grupo Araruna, do Boi de Reis de Manoel Marinheiro e grupos folclóricos do Norte e Nordeste; aula espectáculo de Ariano Suassuna. Entre as publicações, mais uma edição a revista Preá, de dez cordeis inéditos e do livro Por Amor a Natal, de Severino Vicente e uma série de atividades relacionadas ao tema.

Entre os palcos que receberão a programação, estão o Palácio Potengi, o Ludovicus, o Parque das Dunas, o Teatro Alberto Maranhão, a Praça André de Albuquerque (Festival de Gastronomia Sabor Potiguar e Feira dos Municípios), TCP (exibição de filmes), Centro de Turismo (exposições), seminários e mesas redondas na UFRN, UnP, Capitania das Artes e Vila Feliz em Pium, Beco da Lama, Espaço Jesiel Figueiredo, Complexo Cultural da Zona Norte, mostras no Sesc da Zona Norte e Centro, e outros.

Saiba mais


Agosto é o mês no qual se comemora, no dia 22, o Dia do Folclore. Para Deífilo Gurgel, o Rio Grande do Norte é o estado mais rico em folclore do Brasil. Além do maior nome do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo, o estado potiguar detém entre os grupos autênticos sobreviventes o Caboclinhos de Ceará-Mirim e o Fandango e Chegança de Canguaretama. Dados do IBGE colocam o RN no 3º lugar no ranking brasileiro entre os estados que apresentam cultura popular e em mais de 70% dos municípios constatou-se que existe algum tipo de manifestação popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário