segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nicho Portal do Imaginarium



A performance Nicho Portal do Imaginarium  do Grupo Totem é uma livre licença poética a partir da série de gravuras “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim, do “Livro dos Seres Imaginários” de Jorge Luiz Borges, das mitologias pessoais dos performers e seus corpos mergulhados na experiência. O Totem tem à frente Fred Nascimento e Lau Veríssimo, o grupo é um velho conhecido do circuito experimental/alternativo não só de Pernambuco, mas também de outros estados do Brasil. O grupo começou a abrir sua trilha experimental/performática há 23 anos, e passeia livremente entre as fronteiras das linguagens artísticas, misturando propositalmente, códigos do teatro, da dança contemporânea, da música instrumental atonal e se assume como infectado pelo vírus da arte performance. Sua produção abrange espetáculos de teatro performático, performances criadas para espaços fechados e performances/interferências urbanas.

Para O circuito BodeArte o Totem vai apresentar a performance Portal do Imaginarium, que fez sua estréia no Festival Palco Giratório do SESC Pernambuco, ocupando o jardim do SESC casa Amarela e a galeria de arte do mesmo, na ocasião estava sendo ocupada pela exposição de Airton Cardim “Dos Seres Imaginários”. O final da performance se deu no interior da galeria. Já no Circuito BodeArte como espaço é totalmente outro, a performance está sendo adaptada para adequar-se ao Tecesol. Outra mudança na performance para a apresentação no BodeArte é que as imagens das gravuras “Dos Seres Imaginários”, serão projetadas no ambiente. A concepção e encenação da performance é de Fred Nascimento em sistema de co-criação com os performers.

Neste trabalho os elementos artísticos são colocados na performance do Totem de maneira não hierárquica, as linguagens se encontram dentro de uma situação teatral performática amarrada pela encenação. Não há nenhuma fixação em concepções de ação ou conflito. O trabalho contém uma polifonia de vozes, humanas e instrumentais, uma instalação sonora que cria uma atmosfera propícia a execução das caminhadas dançantes das performers.

As personas criadas para a performance são criaturas fantásticas que habitam o imaginário da humanidade, o inconsciente coletivo. Seres que não existem no mundo real, palpável, concreto, e sim, habitam um mundo invisível. Coisas que não existem, mas que têm poder. As personas desenvolvidas para a performance são Liilith, a Fênix, a Sereia, entre outros.

O espaço é determinante na construção da performance, ou seja, a primeira vez que ela foi performada o espaço era um jardim e uma galeria, bem diferente do espaço do Tecesol. O Totem iniciará a performance no ambiente externo a céu aberto, e terminará no pátio interno do Tecesol, que será transmutado numa galeria do imaginarium, o mundo dos seres imaginários.
Circuito BodeArte – de 04 a 09 de jullho de 2011
Local: Tecesol - Rua Governador Valadares, 4853, Conjunto PirangiNatal/RN
Ingresso: 5,00
Apresentação do Totem - Portal do Imaginarium: dia 8 de julho às 19:00
Concepção e encenação: Fred Nascimento
Dramaturgia e roteiro: Totem
Texto: Jorge Luiz Borges e Antonin Artaud
Performers: Lau Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Inaê Veríssimo e Taína Veríssimo.
Música: Fred Nascimento e Mário Sérgio
Direção musical: Mário Sérgio
Designer das personas: Fred Nascimento e Lau Veríssimo
CONTATOS: (81) 86363787 (Fred Nascimento); (81) 88679316 (Lau Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário