quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUARTA MUSICADA VEM COM CLOTILDE TAVARES E A POESIA






Em sua terceira edição no dia 06/06/12, o "Projeto Quarta Musicada" volta à cena na sala de arte contemporânea da Casa da Ribeira. Neste mês a música do duo Heliana&Joca dialogará com a poesia. A convidada especial do evento é a atriz e escritora Clotilde Tavares, que fará leituras dramáticas de poemas da literatura universal.
Clotilde, muito conhecida por livros como: "A Botija" e "O verso e o briefing", tem uma importante história ligada também ao teatro em Natal, onde atuou e escreveu peças ao lado de Marcos Bulhões, na saudosa Stabanada Cia. de Teatro. A noite da Quarta Musicada marca a volta dela aos recitais em público, depois de um tempo dedicado exclusivamente à literatura. Será, pois, uma noite de reencontro da atriz com o público.
O recital será composto por poemas de Adélia Prado, Iracema Macedo, Diva Cunha, Garcia Lorca, Pablo Neruda, entre outros. As canções que musicarão as leituras dramáticas vão desde Cole Porter a The Beatles, passando por Janis Joplin e outros clássicos internacionais.
A música que acompanhará os poemas fica, como sempre, por conta do da intérprete Heliana Pinheiro e da guitarra de Joca Costa que, através do blues e do jazz, criarão o clima necessário para a interpretação dos poemas.
O evento acontece apenas no dia 06 de junho (véspera de feriado), às 19h30 na Casa da Ribeira. Reservas podem ser feitas pelo 3211-7710.



Serviço:

06 de Junho de 2012 às 19h30
Valor: R$ 10,00 (Promocional)
Reservas: (84) 3211-7710 (das 16h às 21h)

CORAL HARMUS faz concertos no RJ e canta composições e arranjos de músicos do RN





O Coral Harmus tem a satisfação de divulgar que fará concertos no Rio de Janeiro/RJ a convite do Madrigal Cruz Lopes (RJ), coro anfitrião que comemora aniversário de 10 anos. O concerto acontecerá na Sala de Música Leopoldo Miguez (Escola de Música-UFRJ) em 08 de junho, um belíssimo Concerto Coral Sinfônico com a obra Gloria de A.Vivaldi e obras ilustres do repertório contemporâneo. Terá a participação do  Madrigal Cruz Lopes, Harmus e Orquestra.  O Harmus leva para o Rio um repertório com músicas de M.J.Lauridsen, Ernani Aguiar, Luiz Gonzaga e tem a satisfação fazer estréia de composições e arranjos de Humberto Luiz, Leandro Rocha e Harisson Dantas, cantores do próprio grupo. O concerto contará com regência de Leninha Campos e José Machado.







sexta-feira, 25 de maio de 2012

Leandro Rocha no lançamento do Selo Solar






Leandro Rocha se apresentou no lançamento do Selo Solar, selo de qualidade artística,  no dia 11 de abril de 2012, no Solar Bela vista. No repertório, "Pianando nº 1": Prelúdio e Sertão Maduro, de sua autoria. 

acisum2@yahoo.com.br






Vestibular 2013 - prazo de inscrição para música



Por Ianne, 24.05.12
A inscrição para os testes de habilidades acontece entre os dias 28 de maio e 18 de junho, online. A taxa de inscrição custa R$15,00. Para obter mais informações e ter acesso ao conteúdo programático dos Testes de habilitação, acesse a página da COMPERVE: www.comperve.ufrn.br.



Entendendo os testes

1º Teste de habilidade especifica em Música (THEM): o candidato será submetido a uma prova discursiva de teoria musical e musicologia, além de uma avaliação da execução vocal ou instrumental, caso faça a opção por Bacharelado em Música.
2º Teste de verificação de habilidade especifica (THE): o candidato será submetido a uma prova discursiva de conhecimentos gerais em música e uma avaliação prática (execução vocal e instrumental e leitura rítmica e melódica), caso faça opção por Licenciatura em Música.


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012


Este ano, os cursos serão realizados de julho a dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Natal, Vigia e Ponta Grossa

Publicado em 17 de maio de 2012


Cursos, com duração de cinco dias, serão realizados em quatro cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012. Este ano, os cursos vão ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), em julho; Natal (RN), em outubro; Vigia (PA), em novembro; e Ponta Grossa (PR), em dezembro. Há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba); percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopros.
Cursos, com duração de cinco dias, serão realizados em quatro cidades brasileirasRealizados pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais, privadas e universidades, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Músicos e regentes interessados em participar do programa devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, ou entregar em mãos, para a instituição que receberá o evento na cidade de sua escolha.
O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.

Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012



Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012 . Os cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical vão ocorrer de junho a outubro, nas cidades de Araxá (MG), Natal (RN), Belém (PA), Goiânia (GO) e Campina Grande (PB). Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais – receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e à tarde, enquanto as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.
Embora sediados em determinadas cidades, os Painéis estão abertos a participantes das regiões próximas, de forma a provocar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Em 2012, o programa conta novamente com a participação de renomados especialistas de diversas regiões do país e orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz. A coordenação é do Centro da Música da Funarte.
Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do antigo Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do Brasil.
A ficha de inscrição deve ser enviada pelo correio ou por e-mail ao local de inscrições do painel desejado.
Em Natal o curso acontece de 6 a 11 de agosto de 2012

Coordenação local: Fundação José Augusto
Coordenador: Cléa Maria Galvão Bacurau e Francisco José Araújo Alves (Marinho)
Professores: Eduardo Lakschevitz (RJ) e Lucy Schimiti (PR)
Pianista acompanhadora: Stella Junia (RJ)
Informações e inscrições:

Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal – RN – CEP 59020-120
Tel. (84) 3232 5357 (das 8 às 18h)
e-mail: fjacena@rn.gov.br

domingo, 20 de maio de 2012

Bruna Hetzel hoje no Tribos Roots Bar com o show " SAMBA JAZZ"


Simona Talma, da Talma & Gadelha, libera single de novo disco



Que alguns integrantes da banda Talma & Gadelha têm projetos paralelos, todos já sabem. Mas a novidade é que os principais vocalistas, Luiz Gadelha e Simona Talma, estão lançando seus discos solos, recheado de composições próprias inéditas.
O que já aconteceu com Luiz Gadelha, no lançamento de “Suculento“, também está para acontecer com a Simona, que em breve deve lançar seu segundo álbum, intitulado “Bang”.
Para já ir dando um gostinho do que vai completar a tracklist do disco, a produtora DoSol, companheira tradicional da banda, liberou hoje a faixa “Nas Barbas Do Profeta”, uma música simples e bonita que reflete bastante as influências da cantora, há mais de 15 anos no ramo da música.

Bate Rebate


Hoje tem Som do Mar


Fonte: Soltonacidade
Som do Mar

O Shopping do Artesanato Mãos de Arte (praia dos Artistas) recebe neste domingo (20) mais uma edição do projeto. Jonathas Rodrigo e PotiGroove abrem a programação às 19h. A segunda atração é o guitarrista potiguar Isaac Negrene (foto), da banda Black Rio. O show terá a participação de Manoca Barreto. A entrada é gratuita.

Devido à sua versatilidade e capacidade de improvisação, Isaac transita com facilidade pelos vários estilos musicais, da bossa nova ao jazz, do fusion ao rock. No show deste domingo ele terá a companhia dos músicos Ismael Miranda (contra-baixo) e Rogério Pitomba (bateria), além de contar a participação especialíssima do guitarrista Manoca Barreto. Manoca foi seu professor de harmonia e improvisação no curso técnico de música da UFRN. O repertório traz músicas de sua autoria e também de outros compositores potiguares.
Além de ser professor de guitarra e ministrar workshops em escolas de música e universidades, também atua na área de produção e direção musical. Carrega na bagagem a experiência de já ter se apresentado ao lado de renomados músicos nacionais e internacionais, como Paul Gilbert (Mr Big), Toninho Horta, Victor Biglione, Kiko Loureiro (Angra), Ed Motta, Elza Soares, Seu Jorge, Chico Cesar, entre outros.

O Som do Mar estreou em fevereiro de 2012 com a proposta de abrir espaço para a música instrumental feita no RN e oferecer ao público, gratuitamente, um programa cultural de qualidade. O projeto vem sendo realizado regularmente, com apresentações todos os domingos, a partir das 17h, no terraço do Shopping de Artesanto Mãos de Arte. O espaço conta com praça de alimentação e é bem amplo e agradável, de onde é possível ver toda a orla - da Praia dos Artistas até a Ponte Newton Navarro.

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Dia 20: Jonathas Rodrigo e PotiGroove (17h) e Isaac Negrene - participação de Manoca Barreto (19h)
Dia 27: Camarones Orquestra Guitarristica (17h) e Falsos Conejos/Argentina (19h)

SERVIÇO | SOM DO MAR
Local: Shopping de Artesanato Mãos de Arte (Praia dos Artistas)
Entrada gratuita
Informações: 3202 9191 / 9175 9870

Banda Fusion divulga seu novo clipe




Para saber mais sobre a Banda Fusion acesse:
http://oficialfusion.com.br

sábado, 19 de maio de 2012

SELO SOLAR divulga vídeo de seu lançamento


Vídeo do lançamento do Selo Solar, selo de qualidade artística, realizado em 11 de abril de 2012 no Solar Bela Vista.


PROPAGAMUS divulga vídeo da música "Lembrança" de Leandro Rocha

Propagamus


O Grupo Vocal Propagamus foi destaque no lançamento do Selo Solar, selo de qualidade artística,  interpretando a música "Lembrança" de Leandro Rocha. A apresentação, realizada no dia 11 de abril de 2012, no Solar Bela Vista, teve a participação especial do pianista Humberto Luiz. O vídeo é uma produção do Marreco Pro e Hstúdio. Para saber mais sobre o grupo acesse: http://grupovocalpropagamus.blogspot.com.br/



LEMBRANÇA


Do que foi feito
Resta uma lembrança,
O silêncio dito,
Sem se perceber.

Do que foi feito
Só ficou saudade,
O gesto,
O olhar,
O carinho,
O tempo de um adeus.

De que foi feito
Esse mar de dor?
Quanta distância do porto que nos abrigou.

Quanta distância
do porto
que nos abrigou.


Música e poesia de Leandro Rocha

domingo, 13 de maio de 2012

A COR DA BAILARINA (Poema)

Óleo sobre tela de Angélica Ribeiro

Abraão Lincoln – 13/05/2012 – (Domingo)

QUAL A PELE QUE REVESTE?
OS CAMINHOS PEQUENINA,
NA POESIA DO GESTO,
DA FORÇA DA BAILARINA.
QUANDO OS OLHOS SALTAM BREVE,
O CORPO DA TAL MENINA,
É DANÇA QUE DANÇA A ALMA,
NUA EM CENA BAILARINA.
QUAL DESEJO TÃO SUBLIME?
SE ESCONDE EM VOSSA SINA,
PORQUE DANCOU COMO EVA?
LINDA E BELA BAILARINA.
SUCUMBIU OS PENSAMENTOS,
DE QUEM A ARTE ASSASSINA,
EVOCOU RESSENTIMENTOS,
PURA E SIMPLES BAILARINA.

QUAL A PELE QUE REVESTE?
A COR PÚRPURA LATINA?
QUANDO A ARTE NOS PROVOCA,
E O DESEJO NOS DESTINA,
AQUELE OLHAR QUE NOS CHOCA,
O ESPELHO DA RETINA,
É ALMA QUE BEM NOS MOSTRA,
COMO É TÃO LINDA A VIDA.
NOS PASSOS DE UMA SINGELA,
SIMPLES E BELA BAILARINA.

(POESIA EM PROTESTO CONTRA O ATO DE DEMISSÃO DA BAILARINA QUE DANÇOU NUA NO TEATRO ALBERTO MARANHÃO) - "é a minha forma de expresar opinião"- Abraão Lincon, ator e professor de teatro.



HARMUS fará concertos no Rio de Janeiro


Sala de Música Leopoldo Miguez


O Coral Harmus tem a satisfação de divulgar que fará concertos no Rio de Janeiro/RJ a convite do Madrigal Cruz Lopes e seu regente José Machado (RJ). No dia 08 de junho haverá um belíssimo Concerto Coral Sinfônico com a obra Gloria de A.Vivaldi e obras ilustres do repertório contemporâneo. Terá a participação do  Madrigal Cruz Lopes, Harmus e Orquestra. O concerto aconrtecerá na Sala de Música Leopoldo Miguez (Escola de Música-UFRJ), o Harmus fará abertura cantando peças de seu repertório com música de M.J.Lauridsen, Ernani Aguiar e Luiz Gonzaga. O concerto contará com regência de José Machado e Leninha Campos.
 





Oficina "VOZ, CORPO E CONSCIÊNCIA", com Dudu Galvão



Clowns de Shakespeare
Oficina
“VOZ, CORPO E CONSCIÊNCIA”.

Ministrante: Dudu Galvão
Período: 21 a 25 de maio de 2012
Local: Barracão Clowns
Horário: 19h às 22h
Investimento: R$ 20,00 (Vinte Reais)
Vagas: 25
Público-alvo: atores iniciados, bailarinos, performers, cantores, a partir dos 16 anos.

Apresentação
         A oficina Voz, Corpo e Consciência é mais uma atividade formativa desenvolvida pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, dentro do Projeto Balaio Teatral - Manutenção Clowns de Shakespeare,  patrocinado pela Petrobras, ministrada pelo ator e integrante do grupo, Dudu Galvão. O trabalho visa atingir atores iniciados, mas também bailarinos, performers, cantores, e profissionais que desejam entender e aperfeiçoar sua consciência corporal para estar em cena. É importante salientar que a oficina não se propõe a trabalhar interpretação como foco principal, mas sim, através de algumas técnicas, exercícios e treinamentos, conscientizar esse corpo cênico do ator, ou seja, deixá-lo pronto para o trabalho de atuação. A oficina tem a duração de uma semana, de 21 a 25 de maio, três horas por dia, e acontecerá no Barracão, das 19h às 22h. As inscrições estão abertas no Barracão Clowns, que fica na Av. Amintas Barros, n° 4673 – Nova Descoberta, das 14h às 18h. O valor da oficina é R$ 20,00 (vinte reais). Como as vagas são limitadas, sugerimos enviar para dudu@clowns.com.br uma carta de intenção, contendo informações úteis sobre sua vida profissional e os motivos que o levou a se interessar pela oficina, para somente servir como seleção, caso o número de inscrito supere o número de vagas disponíveis. O valor da inscrição deve ser feito após o envio desta carta para efetivar sua participação. O prazo para inscrição e envio das cartas vai até o dia 18 de maio.
Objetivo
Desenvolver uma um consciência corporal nos atores, através de exercícios de preparação física e psicológica para o bom aproveitamento da cena. Como consequência, dotar o ator de um treinamento consciente do seu dia-a-dia como profissional do teatro.
O Treinamento
-        Serão utilizados exercícios de preparação do tônus muscular, que envolvem o alongamento, equilíbrio, força e flexibilidade, fatores importantes para a construção de um corpo mais consciente e preparado;
-           Exercícios vocais e corporais, desenvolvidas ao longo do trabalho dos Clowns, assim como de outras vertentes da expressão corporal , como, por exemplo, a dança;
-           Exercícios de dinâmica física, consciência rítmica e percepção muscular;
-           Exercícios de construção de atmosferas psicológicas;
-           Exercícios de locomoção e memória muscular;
-           Atuação, como resultado expresso dos exercícios vocais e corporais.
-           Registro em diário de bordo

Necessidades
-           Roupas leves para atividade física
-           Uma garrafa de água, ou copo pessoal
-           Meias
-           Um caderno e caneta para anotações

Desdobramentos
            Entrega de uma pequena apostila com os exercícios feitos durante a oficina como registro do trabalho e como instrumento de pesquisa e identificação dos procedimentos sempre que os exercícios forem ser realizados pelo ator.
            Como resultado do trabalho serão construídas cenas curtas que serão apresentadas e que farão parte do processo de avaliação entre o grupo, e para possíveis convidados, no último dia.

   Entrega de certificados.

SEMANA DO CANTO LÍRICO


sábado, 12 de maio de 2012

Dia das Mães Nobel

Fonte: Soltonacidade
 
A primeira atividade começa às 15h30, com recreação e contação de histórias infantis para a garotada. Em seguida, às 18h, o grupo vocal Propagamus apresenta o show "Notas de Café". O novo repertório traz clássicos da MPB e da música francesa, renascentista, espanhola e inglesa. Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Tim Maia, Leandro Rocha, Humberto Luiz, Ennio Morricone, Charles Chaplin e outros compositores estão no setlist. A violonista Barbara Mattiuci completa a lista de atrações.

SERVIÇO | DIA DAS MÃES NOBEL

Dia: 12 de maio (sábado)

Local: Livraria Nobel (Av. Salgado Filho, 1782, Tirol - em frente ao Hospital Walfredo Gurgel)

Atrações: Contação de histórias (15h30) e Grupo Vocal Propagamus (18h)

Entrada gratuita

Informações: 3613 2007

sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOBEL CULTURAL - programação de Maio

VISITEM O ESPAÇO NOBEL



LIVRARIA NOBEL E ANITA CAFFÈ NO TÉRREO.
AUDITÓRIO, SALÃO DE EXPOSIÇÃO E MEMORIAL ALUÍSIO AZEVEDO
NO 1º ANDAR. AMPLO ESTACIONAMENTO (CERCA DE 45 VAGAS)

Agenda  Cultural Resumida:(maiores detalhes no link ao lado "Agenda Cultural" por data)
MAIO (parcial):
05 mai (sábado) - Oficina de Origami para adultos e crianças com Eugênio Rangel, às 16 h
05 mai (sábado) - Endaira Moro interpretando MPB no Anita Caffé, 18 às 20 h
08 mai (terça) - Exposição de Arte e Poesia "Quando amanhecer será para iluminar você"  às 19 h -  Vernissage - permanência 08 até 31/05/12
11 mai (sexta) - Palestra Administrando o Tempo: Gerindo sua Carreira" ministrada por Daniel Brandão - 19h30 - investimento - R$ 15,00
12 mai (sábado) - Contação de História e Recreação - 15h30
12 mai (sábado) - Apresentação do Grupo Vocal Propagamus - 18 h
19 mai (sábado) - Eli Garcia interpretando MPB no Anita Caffé, 18 às 20 h.
24 mai (quinta) - Lançamento do Livro de Fernando Luiz.
26 mai (sábado) - O português Cesar Cadino toca músicas portuguesas em seus acordeon, 18 h.
29 mai (terça) - Café Literário com três autores regionais que falam de suas obras e interagem com os convidados - 19 h
(*) - sujeito a inserção de outras atividades

Serviço

Agenda Cultural
Livraria Nobel -funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 19h, na avenida Senador Salgado Filho - Tirol (em frente ao Hospital Walfredo Gurgel).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOTAS DE CAFÉ



O Grupo Vocal PROPAGAMUS apresenta: "Notas de Café", show que combina músicas de diferentes épocas e estilos com a degustação de deliciosos cafés.

Música medieval

Soltonacidade


Allegretto
O grupo pernambucano, em turnê pelo Nordeste, apresenta dia 11 de maio o projeto “Grupo Allegretto - 15 Anos de Música Antiga". O concerto começa às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN. A entrada é gratuita.

Formado em 1996, o Allegretto tem como proposta o estudo e a interpretação da música produzida entre o período medieval e renascentista, com ênfase no repertório do século XIII ao XVII. Os músicos utilizam cópias de instrumentos da época, como flautas doces renascentistas e barrocas, alaúde, vihuela, guitarra renascentista, viola da gamba e instrumentos de percussão. Além do sexteto, haverá apresentação de dança renascentista e quarteto vocal. A estética visual e cênica também faz parte do espetáculo. Os participantes sobem ao palco com figurinos que remontam à época medieval.

SERVIÇO | GRUPO ALLEGRETTO
Dia: 11 de maio (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: auditório da Escola de Música da UFRN (rua Passeio dos Girassóis, s/n, Campus Universitário, Lagoa Nova)
Entrada gratuita
Informações: 3215 3612 | www.musica.ufrn.br

terça-feira, 8 de maio de 2012

Grupo Vocal Propagamus no Anita Caffè




O Grupo Vocal Propagamus se apresenta neste sábado(12/05), às 18h, no Anita Caffè . No repertório clássicos da MPB, música renascentista, música espanhola, francesa, inglesa e americana de compositores como: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Tim Maia, Leandro Rocha, Humberto Luiz, Ennio Morricone, Hal David, Charles Chaplin, Thomas Morley, John Dowland, F. Villa, Sylvia Soublette, C. Debussy e  Pierre Passerau.  Além da música vocal haverá a apresentação da violonista Barbara Mattiuci.

O Grupo Vocal Propagamus foi criado em 2010 com o objetivo de propagar músicas de diferentes estilos, fazendo uso de arranjos e composições autorais, com muito zelo e originalidade. Integram o grupo Valdira Pontes, Hárisson Dantas, Barbara Mattiuci e Leandro Rocha. Atualmente o grupo está finalizando a gravação de seu primeiro cd. Para saber mais acesse: http://grupovocalpropagamus.blogspot.com.br/



http://nobelcultural.com.br/6201.html
Saborei a musicalidade deste primoroso grupo; prove das delícias do Anita Caffè, e claro, não se esqueça de comprar o livro de presente do dia das mães!!!
Serviço:

Grupo Vocal Propagamus
12 de maio (Sábado), 18h
Anita Caffè (interior da Livraria Nobel da av. Salgado Filho)
Entrada Franca

Informações: 8847-3643 


http://nobelcultural.com.br
http://grupovocalpropagamus.blogspot.com.br/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Genot Maior (maio de 2012)

Fonte: Soltonacidade


Café e música erudita. Essa é a pedida do Genot Cafés Especiais para o mês de maio. O projeto recebe nesta quinta (10), às 19h, o Quarteto de Cordas e o Maestro Paraguay. A entrada é gratuita.

Idealizado pelo barista Paulo Guillén (proprietário da cafeteria) e o músico Alexandre Siqueira, a proposta do Genot Maior é contemplar os grandes gêneros musicais (as edições anteriores homenagearam o Jazz e a Bossa Nova), representados por artistas locais. Além, é claro, proporcionar aos clientes a oportunidade de apreciar um excelente café ao som de uma ótima música. Juliano Jow Jow, Manoca, Antônio de Pádua, Jr. Primata, Chico Beethoven, Di Stéffano são alguns dos nomes que já passaram pelo projeto.

PROGRAMAÇÃO

Dia 2 (quarta-feira): Duo Violões Álvaro e Danilo
Dia 10 (quinta-feira): Quarteto de cordas com Maestro Paraguay
Dia 24 (quinta-feira): Sax in Bach
Dia 30 (quarta-feira): Duo Trompete e Cello com Antonio Pádua e Diego Paixão

SERVIÇO | PROJETO GENOT MAIOR
Local: Genot Cafés Especiais (Livraria Saraiva – Shopping Midway Mall)
Hora: 20h
Entrada gratuita
Informações: 3344 3768 | www.genot.com.br

Curso de Música na Universidade Federal do Seridó



Palavras do Maestro Bembem Dantas:

Car@s amigos,

A discussão e encaminhamentos para a  implantação da UFSER ( Universidade Federal do Seridó ), se encontra em processo avançado. A, viabilidade e possibilidade de se concretizar, está muito próxima.
 Nossa presença nesse evento é de suma importância, se realmente queremos continuar lutando pelo engrandecimento das nossas Bandas de Musica, pela musica e pelo desenvolvimento da nossa queridíssima região do seridó. Os cursos de musica para atender a essa região, que ao longo do tempo tem se projetado pela sua musicalidade,  haverá de ser incluso nesse projeto.
 Lembramos que na atualidade cerca de 3.000 músicos e estudantes de música atuam no seridó nas 25 Bandas de Musica e suas "Escolas”. Outras centenas praticam ou sobrevivem da  arte musical. Com a obrigatoriedade da musica ser disciplina obrigatória no currículo escolar, muitas vagas serão abertas e não existirá mão de obra especializada para atender essa demanda.
Portanto nossa presença nessa audiência publica será de grande importância para podermos demonstrarmos nossa organização e força, frente aos nossos objetivos e pretensões, que são em prol da educação, da cultura e da arte.Acreditamos que o curso de musica para nossa região, se torna uma questão de CIDADANIA.
Esperamos a compreensão e o esforço de todos e todas par se fazerem presentes.
Sexta feira 11/05/2012, 10hrs. 
Câmara Municipal de Caicó
Bembem Dantas

União das Bandas  de Musica do RN - UNIBAM-RN AMUSIC-RN
PS: De antemão agradecemos e parabenizamos a direção da Camara Municipal de Caicó e demais organizadores do evento pelo convite, que implica no reconhecimento da importancia das Bandas de Musica no processo de desenvolvimento da região do seridó e sua indentidade cultural.

Mariano Tavares -"Sem Parar" - cd disponível para download







Maravilhoso, profundo, minimalista, complexo...os adjetivos são muitos para expressar a admiração que sinto pela música de Mariano Tavares. Nele as palavras deslizam sem parar, numa torrente poética inteligente, cheia de significados e tramas que materializam imagens, lembranças, os dramas do caminho, sacrifícios, sonhos, entregas, conquistas. Tanto dele há em nós que nos misturamos. Suas produções são jóias raras. Ele se questiona para onde os sonhos vão e não nos dá resposta, somente uma estrada desconhecida. Invoca o silêncio e se guarda num amor que começa e nunca finda. Espero que venham humanos demais pousar, conhecer e se emocionar também com seu trabalho. Sem Parar Mariano! Bravo!!!!!"   - Leandro Rocha


O novo cd do cantor Mariano Tavares está disponível para download através do site:
http://www.amusicoteca.com.br/?p=6405
http://www.marianotavares.com/

As cifras das músicas estão disponíveis em :

http://www.cifraclub.com.br/mariano-tavares/



Para saber mais sobre Mariano Tavres acesse:

http://www.marianotavares.com/

Luiz Gonzaga é homenageado por Humberto Luiz

O grande músico Humberto Luiz fez uma emocionante homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga. Confiram o o vídeo do show realizado em 13 de março de 2012 na Aliança Francesa:


Tem um Candango Lá em Casa na EMUFRN

O quarteto instrumental “Tem um Candango lá em Casa” se apresenta pela primeira vez na Escola de Música da UFRN esta quarta-feira, dia 9, às 18h. Formado pelo trio de professores da EMUFRN Anderson Pessoa (saxofone), Paulo César PC (piano) e Airton Guimarães (contrabaixo), e o músico Darlan Marley na bateria, o grupo apresenta repertório autoral que mescla jazz e ritmos brasileiros. Entrada franca.
Natural de Brasília, Anderson Pessoa já atuou como instrumentista, arranjador e compositor, e atualmente é professor de saxofone e improvisação na Escola de Música da UFRN. Anderson graduou-se bacharel em saxofone erudito na UnB em 1999 e titulou-se Mestre em Jazz Performance e Jazz Composing and arranging em 2009 na Universidade de Louisville. Durante o mestrado, Pessoa teve a oportunidade de atuar com grandes nomes do jazz como Dave Samuels, Dick Oats, Chick Corea, Antonio Hart entre outros.  Gravou Cd com o quarteto de saxofones Babando o Bambu, e com respeitados músicos atuantes em Brasília, entre eles o potiguar Hamílton Pinheiro. Nos Estados Unidos, gravou com o grupo Mixolegion, o qual participou de importantes festivais de jazz  na Rússia.
Airton Fernandes Guimarães Filho, nascido em João Pessoa, começou a estudar violão aos 12 anos como autodidata. Aos 19 iniciou os estudos de baixo acústico no Departamento de Música da UFPB, sob a orientação do Professor Hector Jorge Rossi, e posteriormente junto ao professor Luciano Carneiro. Paralelo ao contrabaixo acústico, Guimarães interessou-se pelo instrumento na versão elétrica. Foi nessa época que desenvolveu, junto a outros três amigos baixistas, o quarteto de baixos elétricos ParaiBass, momento este em que também ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Posteriormente, em 1987, integrou-se a Orquestra Sinfônica da Paraíba.  Em 1992 concluiu o curso de Bacharelado em Música e em 93 foi convidado para ser professor na Universidade do Amazonas, onde permaneceu até 98. Mesmo ano em que foi nomeado professor das disciplinas de Baixo Acústico e Elétrico da Escola de Música da UFRN, instituição que dirigiu de 2004 a 2008. Atualmente Airton Guimarães é professor de Baixo Acústico na EMUFRN e Spalla do naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica  do Rio Grande do Norte, bem como integra o Quarteto de Contrabaixos da Paraíba (ParaiBass). É Mestrando em Performance Musical pela UFPB e tem desenvolvido uma intensa atividade em shows e gravações, e acompanhado vários intérpretes da musica brasileira como Renato Bráz, Khrystal, Geraldo Azevedo, Isaque Galvãobe Domiguinhos.
O pianista Paulo César Vitor, ou simplesmente PC, é natalense, professor de Instrumento Harmônico da Escola de Música da UFRN. Em 2003, Paulo César ingressa no curso de graduação em música, sob orientação da Prof. Ms. Adriana Aguiar. Estudou com grandes professores da área erudita e popular entre eles Eduardo Tauffic (Brasil), Luci Montssarrat (Canadá), Paulo Steinberg (Brasil-EUA). Em 2005 foi contemplado com uma bolsa integral para o Festival Internacional de Inverno de Brasília onde teve aulas com a pianista Ayami Ykeba (Japão-Austria). Participou de shows e gravações de músicos como Artur Maia, Carlos Malta, Manoca Barreto, Marcelo Martins, Sergio Groove, Antônio de Pádua, Júnior Primata, Gilberto Cabral entre outros, e como solista em concertos, atuou sob a regência de André Muniz, Luiz Carlos Durier e Rafael dos Santos.
Darlan Marley começou a estudar música aos 13 anos por intermédio de seus irmãos. Aos 14 anos ganhou sua primeira bateria e passou a estudar como autodidata. Darlan ja lecionou em várias escolas e institutos de música, e gravou e acompanhou diversos artistas dos mais variados estilos, acumulando experiência e originalidade. No extenso hall de trabalhos do jovem músico, podemos destacar o acompanhamento de grandes artistas como Ricardo Silveira, Sérgio Groove, Roberto Taufic, Tomati (sexteto Jô soares), Jair Rodrigues, Maria Creuza,Tânia Soares, Benito di Paula, entre outros. Além de acompanhar artistas, Darlan dá aulas em seu home studio, e se prepara para gravar o seu primeiro trabalho solo.

Pianstas italianos na Escola de Música da UFRN

Duas noites internacionais acontecem esta semana na Escola de Música da UFRN.
Trata-se dos recitais dos pianistas italianos Sara Dominici e Massimo Perciante, respectivamente nos dias
7 e 8 de maio, segunda e terça-feira, no auditório da EMUFRN. As apresentações começam às 20h e a entrada é franca.

Sara Dominici estudou música no prestigiado Santa Cecilia Conservatório de Roma, onde graduou-se com honras em piano e em música de câmara. Mestre em piano, Sara recebeu diversos prêmios de música,   incluindo o Prêmio ‘Lazar Berman” para sua execução da Etudes-Tableaux de Rachmaninoff . Dominici aperfeiçoou seus estudos na Itália com F. Di Cesare, Campanella M., A. Jacobson, Ortiz C. e o Trio di Trieste; em Bruxelas com Mogilevski e Roumchevich; em Luxemburgo com D. Protopopescu, Mallach G. e T. DUIs e em Genebra com K. Jablonsky. Sara atua extensivamente como solista e camerista, e já se apresentou na Espanha, Grécia, Luxemburgo, Sérvia. Atualmente leciona na Academia de Tonalis Ludus em Riano, Roma,  onde também atua como diretora artística.
Massimo Perciaccante começou a estudar piano com a maestrina Antonella Barbarossa, graduando-se no Conservatório de S. Giacomantonio sob a orientação do Maestro Michael Pisciotta. Em 1998 ganhou bolsa de estudos na Academia de Puccini Isernia, e em 2006 obteve graduação de licenciatura em Piano, alcançando as mais altas honras acadêmicas do Conservatório de S. Pietro em Nápoles, sob a orientação do Maestro David Costagliola. Em 2008 e 2009, Massimo ganhou bolsa de estudos concedida pelo Ministério da Cultura de Luxemburgo, para participar de masterclasses internacionais. Sua carreira de concertista tem recebidos elogios de crítica e público. Atualmente Perciaccante tem colaborado com a “Orquestra Nacional da Ucrânia, e participa com assiduidade de bancas avaliativas e comitês de concursos de piano nacionais e internacionais, além de escrever regularmente para a revista Nuova Revista Musicale Italiana.