domingo, 13 de maio de 2012

Oficina "VOZ, CORPO E CONSCIÊNCIA", com Dudu Galvão



Clowns de Shakespeare
Oficina
“VOZ, CORPO E CONSCIÊNCIA”.

Ministrante: Dudu Galvão
Período: 21 a 25 de maio de 2012
Local: Barracão Clowns
Horário: 19h às 22h
Investimento: R$ 20,00 (Vinte Reais)
Vagas: 25
Público-alvo: atores iniciados, bailarinos, performers, cantores, a partir dos 16 anos.

Apresentação
         A oficina Voz, Corpo e Consciência é mais uma atividade formativa desenvolvida pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, dentro do Projeto Balaio Teatral - Manutenção Clowns de Shakespeare,  patrocinado pela Petrobras, ministrada pelo ator e integrante do grupo, Dudu Galvão. O trabalho visa atingir atores iniciados, mas também bailarinos, performers, cantores, e profissionais que desejam entender e aperfeiçoar sua consciência corporal para estar em cena. É importante salientar que a oficina não se propõe a trabalhar interpretação como foco principal, mas sim, através de algumas técnicas, exercícios e treinamentos, conscientizar esse corpo cênico do ator, ou seja, deixá-lo pronto para o trabalho de atuação. A oficina tem a duração de uma semana, de 21 a 25 de maio, três horas por dia, e acontecerá no Barracão, das 19h às 22h. As inscrições estão abertas no Barracão Clowns, que fica na Av. Amintas Barros, n° 4673 – Nova Descoberta, das 14h às 18h. O valor da oficina é R$ 20,00 (vinte reais). Como as vagas são limitadas, sugerimos enviar para dudu@clowns.com.br uma carta de intenção, contendo informações úteis sobre sua vida profissional e os motivos que o levou a se interessar pela oficina, para somente servir como seleção, caso o número de inscrito supere o número de vagas disponíveis. O valor da inscrição deve ser feito após o envio desta carta para efetivar sua participação. O prazo para inscrição e envio das cartas vai até o dia 18 de maio.
Objetivo
Desenvolver uma um consciência corporal nos atores, através de exercícios de preparação física e psicológica para o bom aproveitamento da cena. Como consequência, dotar o ator de um treinamento consciente do seu dia-a-dia como profissional do teatro.
O Treinamento
-        Serão utilizados exercícios de preparação do tônus muscular, que envolvem o alongamento, equilíbrio, força e flexibilidade, fatores importantes para a construção de um corpo mais consciente e preparado;
-           Exercícios vocais e corporais, desenvolvidas ao longo do trabalho dos Clowns, assim como de outras vertentes da expressão corporal , como, por exemplo, a dança;
-           Exercícios de dinâmica física, consciência rítmica e percepção muscular;
-           Exercícios de construção de atmosferas psicológicas;
-           Exercícios de locomoção e memória muscular;
-           Atuação, como resultado expresso dos exercícios vocais e corporais.
-           Registro em diário de bordo

Necessidades
-           Roupas leves para atividade física
-           Uma garrafa de água, ou copo pessoal
-           Meias
-           Um caderno e caneta para anotações

Desdobramentos
            Entrega de uma pequena apostila com os exercícios feitos durante a oficina como registro do trabalho e como instrumento de pesquisa e identificação dos procedimentos sempre que os exercícios forem ser realizados pelo ator.
            Como resultado do trabalho serão construídas cenas curtas que serão apresentadas e que farão parte do processo de avaliação entre o grupo, e para possíveis convidados, no último dia.

   Entrega de certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário