quinta-feira, 3 de maio de 2012

R & J de Shakespeare

Soltonacidade

Natal recebe esta semana a versão brasileira do aclamado espetáculo inglês “Shakespeare’s R & J”, grande destaque teatral de 1997 do circuito londrino. A montagem nacional fica em cartaz no Barracão Clowns nos dias 4 e 5 de maio, às 20h.

“R & J de Shakespeare - Juventude Interrompida” apresenta "Romeu e Julieta" de um jeito nada convencional: em uma escola católica extremamente conservadora, quatro estudantes exploram a famosa obra como uma fuga da repressão em que vivem, e por meio disso exploram suas próprias sexualidades. Eles começam a ler – e depois a viver propriamente – todos os diálogos e emoções do clássico. Sem trocas de roupas ou de cenário, a tragédia se desenrola basicamente através das atuações e do jogo cênico.
Dirigidos por João Fonseca, os jovens atores João Gabriel Vasconcellos, Felipe Lima, Pablo Sanábio e Rodrigo Pandolfo (Prêmio Ítalo Rossi de Melhor Ator) formam o quarteto que se reveza entre todos os personagens da tragédia. O poeta Geraldinho Carneiro assina a versão brasileira do texto, composto em sua essência pelos versos originais de Shakespeare. Carneiro tem no currículo elogiadas traduções de “A Tempestade”, “As You Like It”, “Antonio e Cleópatra” e uma série de sonetos shakespearianos, que receberam, inclusive, o aval de Millôr Fernandes, decano da tradução brasileira.
Se o original inglês – de 1997 – arrebatou a crítica londrina e ganhou os mais importantes prêmios de teatro locais, a versão brasileira também fez bonito. A montagem nacional foi eleita pelo jornal O Globo uma das dez melhores peças em cartaz no ano de 2011 e indicada pela revista Veja São Paulo como um dos dez melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo e pela Veja Rio como um dos dez melhores espetáculos em cartaz na cidade do Rio de Janeiro.
“R & J de Shakespeare - Juventude Interrompida” recebeu cinco indicações ao Prêmio APTR - melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator (Rodrigo Pandolfo), melhor ator coadjuvante (Pablo Sanábio) e melhor produção. Também foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Trilha Sonora e Prêmio Quem de Melhor Direção (João Fonseca). Recebeu ainda duas indicações ao Prêmio Ítalo Rossi - Melhor ator coadjuvante (Pablo Sanábio) e Melhor Espetáculo.
R & J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA
Dias: 4 e 5 de maio
Hora: 20h
Local: Barracão Clowns (Av. Amintas Barros, 4673, Nova Descoberta)
Entrada: R$10 e R$5 (meia)
Informações: 3221 1816/9100 5352

Nenhum comentário:

Postar um comentário