segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tem um Candango Lá em Casa na EMUFRN

O quarteto instrumental “Tem um Candango lá em Casa” se apresenta pela primeira vez na Escola de Música da UFRN esta quarta-feira, dia 9, às 18h. Formado pelo trio de professores da EMUFRN Anderson Pessoa (saxofone), Paulo César PC (piano) e Airton Guimarães (contrabaixo), e o músico Darlan Marley na bateria, o grupo apresenta repertório autoral que mescla jazz e ritmos brasileiros. Entrada franca.
Natural de Brasília, Anderson Pessoa já atuou como instrumentista, arranjador e compositor, e atualmente é professor de saxofone e improvisação na Escola de Música da UFRN. Anderson graduou-se bacharel em saxofone erudito na UnB em 1999 e titulou-se Mestre em Jazz Performance e Jazz Composing and arranging em 2009 na Universidade de Louisville. Durante o mestrado, Pessoa teve a oportunidade de atuar com grandes nomes do jazz como Dave Samuels, Dick Oats, Chick Corea, Antonio Hart entre outros.  Gravou Cd com o quarteto de saxofones Babando o Bambu, e com respeitados músicos atuantes em Brasília, entre eles o potiguar Hamílton Pinheiro. Nos Estados Unidos, gravou com o grupo Mixolegion, o qual participou de importantes festivais de jazz  na Rússia.
Airton Fernandes Guimarães Filho, nascido em João Pessoa, começou a estudar violão aos 12 anos como autodidata. Aos 19 iniciou os estudos de baixo acústico no Departamento de Música da UFPB, sob a orientação do Professor Hector Jorge Rossi, e posteriormente junto ao professor Luciano Carneiro. Paralelo ao contrabaixo acústico, Guimarães interessou-se pelo instrumento na versão elétrica. Foi nessa época que desenvolveu, junto a outros três amigos baixistas, o quarteto de baixos elétricos ParaiBass, momento este em que também ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Posteriormente, em 1987, integrou-se a Orquestra Sinfônica da Paraíba.  Em 1992 concluiu o curso de Bacharelado em Música e em 93 foi convidado para ser professor na Universidade do Amazonas, onde permaneceu até 98. Mesmo ano em que foi nomeado professor das disciplinas de Baixo Acústico e Elétrico da Escola de Música da UFRN, instituição que dirigiu de 2004 a 2008. Atualmente Airton Guimarães é professor de Baixo Acústico na EMUFRN e Spalla do naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica  do Rio Grande do Norte, bem como integra o Quarteto de Contrabaixos da Paraíba (ParaiBass). É Mestrando em Performance Musical pela UFPB e tem desenvolvido uma intensa atividade em shows e gravações, e acompanhado vários intérpretes da musica brasileira como Renato Bráz, Khrystal, Geraldo Azevedo, Isaque Galvãobe Domiguinhos.
O pianista Paulo César Vitor, ou simplesmente PC, é natalense, professor de Instrumento Harmônico da Escola de Música da UFRN. Em 2003, Paulo César ingressa no curso de graduação em música, sob orientação da Prof. Ms. Adriana Aguiar. Estudou com grandes professores da área erudita e popular entre eles Eduardo Tauffic (Brasil), Luci Montssarrat (Canadá), Paulo Steinberg (Brasil-EUA). Em 2005 foi contemplado com uma bolsa integral para o Festival Internacional de Inverno de Brasília onde teve aulas com a pianista Ayami Ykeba (Japão-Austria). Participou de shows e gravações de músicos como Artur Maia, Carlos Malta, Manoca Barreto, Marcelo Martins, Sergio Groove, Antônio de Pádua, Júnior Primata, Gilberto Cabral entre outros, e como solista em concertos, atuou sob a regência de André Muniz, Luiz Carlos Durier e Rafael dos Santos.
Darlan Marley começou a estudar música aos 13 anos por intermédio de seus irmãos. Aos 14 anos ganhou sua primeira bateria e passou a estudar como autodidata. Darlan ja lecionou em várias escolas e institutos de música, e gravou e acompanhou diversos artistas dos mais variados estilos, acumulando experiência e originalidade. No extenso hall de trabalhos do jovem músico, podemos destacar o acompanhamento de grandes artistas como Ricardo Silveira, Sérgio Groove, Roberto Taufic, Tomati (sexteto Jô soares), Jair Rodrigues, Maria Creuza,Tânia Soares, Benito di Paula, entre outros. Além de acompanhar artistas, Darlan dá aulas em seu home studio, e se prepara para gravar o seu primeiro trabalho solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário