terça-feira, 1 de maio de 2012

Valores da Nossa Terra

Soltonacidade

Dia 3 de maio, às 19h30, no auditório da Escola de Música da UFRN, o Quinteto de Clarinetes e Percussão, formado pelos músicos João Paulo (JP), Amandy Araújo, Jônatas Zacarias, Isaías Rafael, Genilson Luiz e Antonio Barreto, apresenta recital em homenagem ao compositor pernambucano Dimas Sedícias. A apresentação faz parte do projeto Valores da Nossa Terra - aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do governo do estado de Pernambuco através da Fundarpe - e marca o encerramento da turnê do grupo pelo Nordeste. A entrada é gratuita.

O compositor e instrumentista Dimas Segundo Sedícias (Bom Jardim, 1930 - Recife, 2001) é um dos valores pernambucanos mais ouvidos e menos conhecidos pelo público em geral. Ex-membro da Orquestra Sinfônica do Recife, começou os estudos de música na sua cidade natal, aprendendo violão, depois clarinete, e ingressando aos 12 anos na banda de seu avô, Mestre Zuza.
Dimas Sedícias escrevia para as mais diversas formações. Suas peças e arranjos agradavam músicos e público e logo apareceram pedidos de grupos respeitados como o Quinteto Latino Americano de Sopros. Suas peças mais famosas, no entanto, foram as composições gravadas pelo grupo SaGRAMA, incluindo "Rói Couro", usada na minissérie e no filme "O Auto da Compadecida", baseados na peça do escritor Ariano Suassuna. Essas músicas foram tocadas no Brasil inteiro, mas o público não faz ideia de quem é o autor delas.
Muito do seu trabalho para clarinetes foi feito para amigos e alunos de uma escola de música no Recife, chamada Centro de Criatividade. Ao saber que professores e alunos haviam formado um quarteto de clarinetes, Sedícias começou a compor para esta formação. Sua maior queixa era a falta de um clarinete baixo, e ele escrevia sempre para três clarinetes e clarone, mesmo não havendo o instrumento no grupo. A produção do compositor é imensa, incluindo muitas peças para clarinete solo, duos, trios e quartetos de clarinetes.
VALORES DA NOSSA TERRA - DIMAS SEDÍCIAS
Dia: 3 de maio (quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Auditório da Escola de Música da UFRN
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário