quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto mais robusto

Fonte: Jornal Tribuna do Norte


Tádzio França - repórter

O festival Agosto da Alegria almeja emplacar o turismo cultural em Natal, a partir de 2012. A segunda edição do evento se anunciou maior que a do ano passado, e ainda mais multifacetado em sua série de atividades entre shows, palestras, exposições, cortejos e feiras.  A extensa programação e suas intenções foram divulgadas oficialmente ontem pela manhã no restaurante Mangai, em solenidade de lançamento para imprensa, parceiros e instituições. 
Emanuel AmaralAgosto da Alegria almeja o turismo cultural, com a ajuda de parceiros e instituições como Sesc, Sebrae e UFRN.Agosto da Alegria almeja o turismo cultural, com a ajuda de parceiros e instituições como Sesc, Sebrae e UFRN.

O evento será de 08 de agosto a 02 de setembro, neste ano sob o tema "É Festa para Deífilo".  Os eventos serão divididos entre exposições fotográficas e de artes plásticas, mostras de audiovisual, palestras, teatro, grupos folclóricos e parafolclóricos, lançamento de publicações, e apresentações musicais de nomes como Martinho da Vila, Tulipa Ruiz, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Khrystal e Herbert Lucena.

A homenagem a Deífilo Gurgel se manifesta com a dedicatória ao pesquisador e folclorista no tema do evento, e também com a criação da comenda ao Mérito Cultural Deífilo Gurgel, cuja medalha está sendo cunhada no Rio de Janeiro. Até o fim do ano, será distribuída aos respectivos merecedores. 

A "robustez" do Agosto da Alegria para 2012 resultou numa programação dividida em 10 eixos temáticos, desenvolvendo cada um atividades diferentes por 35 pontos da cidade,  entre 400 apresentações. 

"O número de atividades foi tão maior neste ano que estendemos a programação para 40 dias. É muita coisa para ser apresentada de forma cronológica, por isso criamos a separação em circuitos, para que as pessoas possam escolher o que e como ver, da melhor forma", explicou a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. A professora destacou as parcerias do Governo do Estado com a UFRN, UnP, UERN, SESC, Sebrae, Forró da Lua, Poti Livros, Funarte, Fundação Joaquim Nabuco e Canne. 

TURISMO DE EVENTOS CULTURAIS

A proposta é fazer do Agosto do Alegria uma referência cultural que dialoga com iniciativas de turismo e economia, tal qual já se faz há tempos no Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas. "O Agosto não é um evento para gastar dinheiro, mas para dar suporte a ações positivas. Cada real investido em cultura gera renda, pois movimenta o mercado em volta dessas ações", disse Isaura. Já no dia de abertura, 08/08, haverá o seminário "Cultura, Turismo e Economia". As palestras receberão Roberto Mauro de Souza, falando sobre o Círio de Nazaré de Belém (PA); Joceli de Souza, sobre a Oktober Feste de Blumenau (SC); e Olga Maria Simão, sobre os Bois de São Luís do Maranhão. Cada um falará sobre as experiências que fizeram manifestações culturais se tornarem marcas registradas de seus respectivos estados. 

O olhar "transversal" para o turismo é um objetivo firmado. "Não há como dissociar turismo de cultura. Segundo pesquisas, quando se visita algum lugar, o turista não leva apenas os cenários e a comida, mas também a cultura. O Agosto da Alegria já teve um saldo positivo ano passado, e em 2012 deve se tornar ainda mais forte", disse Renato Fernandes, secretário estadual de turismo, representando a governadora Rosalba Ciarlini. 

Serviço: II Agosto da Alegria - É Festa para Deífilo. De 08/08 a 02/09, entre 35 pontos de Natal. Acesso gratuito. 

MÚSICA É O PONTO CENTRAL DO EVENTO

Para cada circuito, um momento. A música é um dos pontos centrais da programação, inegável ponto de maior alcance para o grande público. A programação de shows será concentrada na Praça Augusto Severo, largo do Teatro Alberto Maranhão, com apresentações de Martinho da Vila (dia 11/08), Orquestra Contemporânea de Olinda (12), Waldonys (18), Tulipa Ruiz (19), Alceu Valença (25) e Geraldo Azevedo com Orquestra Sinfônica do RN (01/09). Ao lado, as atrações locais recebendo a mesma importância na divulgação, com Khrystal e banda (dias 11/08 e 07/09 - lançando o novo CD), Camarones Orquestra Guitarrística (12/08), Talma & Gadelha (19), Pedrinho Mendes e Sueldo Soaress (25), e Tributo a Gonzagão com Orquestra Sinfônica da 

UFRN (31), entre outros. 

CIRCUITO CULTURAL E CINEMA SE INTEGRAM

A programação inclui um circuito de brincantes, com oficinas, encontros e apresentações; o circuito de artes cênicas inclui o 4º Encontro Nacional de Dança Contemporânea, a Semana de Literatura de Cordel (23 a 25/08), o Palco Giratório SESC, e espetáculos como "Filhos de Gonzaga" e o mossoroense "Chuvas de bala no País de Mossoró", no dia 31/08, às 19h; o circuito de artes visuais, com uma série de exposições de pinturas e fotos; o circuito audiovisual com diversas exibições no Museu de Cultura Popular, além de mostra de curtas, I Encontro de Cinema e Audiovisual, e uma conversa com o diretor pernambucano Cláudio Assis (17/08), sobre o filme "Febre do rato".  O Agosto da Alegria também incorporou eventos para os quais o Governo já dava suporte, como o Circuito Cultural da Ribeira, a Feira do Livro de Mossoró, e o Fest Bossa Jazz, que neste ano será em Pipa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário