quinta-feira, 26 de maio de 2011

Workshop "O Clown e Sua Poética"

Ainda restam as últimas vagas para a oficina O Clown e sua Poética, com Adelvane Néia (SP). A oficina acontecerá de 01 a 08 de junho, das 9h às 13h (no sábado e domingo das 09h às 17h), no Barracão Clowns. A oficina é destinada a atores que desejam assimilar a técnica na descoberta do seu próprio clown, acordando características físicas no corpo, rompendo limites e construindo o estado do clown como qualidade e potência que possibilite transitar entre o belo e o grotesco. O investimento para a oficina é de R$ 290,00. Inscrições e mais informações pelos telefones (84) 3221.1816 ou 9100.5352, pelo e-mail arlindo@clowns.com.br, ou ainda diretamente no Barracão.
 
 

Sobre a oficina:
O workshop O Clown e Sua Poética é um treinamento específico da técnica de clown, instrumento importante na formação do ator, desenvolvendo sua relação com o público através do jogo cênico.
 Tem como objetivo trabalhar o ‘estado’ do palhaço no ator, trazendo a prontidão para estar em cena e poder transitar do cômico ao sensível, enfrentar o ridículo, o patético, a fragilidade humana.
O trabalho em grupo estimula a relação entre os participantes, confrontando as pessoas/palhaços no seu modo de estar no mundo, relacionar-se com ele e com o outro, despertando assim a formação de um repertório individual.
Alguns tópicos abordados nesta vivência:
·        Consciência Corporal
·        Estado do Palhaço
·        Ação e Reação
·        Triangulação
·        Foco
·        Relação com o outro
·        Relação com objetos
·        Improvisação
O mais importante aqui não é ser engraçado, e sim desprender-se de estereótipos, em busca de ações que se tornam cômicas por serem verdadeiras. A comicidade requer rapidez de raciocínio, perspicácia e flexibilidade no pensamento.

Aceitar os erros, porque o clown aceita o erro e não esconde a fragilidade.

A investigação do clown para a atriz Adelvane Néia teve início em 1989, com Luiz Otávio Burnier e Carlos Simioni - Lume Teatro. Em seguida, na montagem “Mixórdia em Marcha Ré Menor ”, dirigida por Ricardo Puccetti. Em 1997, estreou seu espetáculo solo “a-ma-la”, com direção de Naomi Silman - Lume Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário