segunda-feira, 16 de maio de 2011

Núcleo de Produção Digital abre inscrições para curso gratuito de captação de áudio


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Núcleo de Produção Digital – NPD Natal Boi de Prata abre inscrições para o Curso de Captação de Áudio para Vídeo que irá acontecer de 03 a 05 de junho no IFRN – Cidade Alta e será ministrado pelo potiguar Jota Marciano.

O objetivo deste curso é despertar os realizadores sobre a importância do som em obras audiovisuais, incentivando o processo de captura de som no momento em que as cenas estão sendo gravadas (som direto). Segundo Jota Marciano “Em filmes e vídeos não apenas a imagem induz a sensações diversas, um bom áudio facilita uma melhor compreensão do ato que está sendo exposto”.

Jota Marciano atua no mercado fonográfico há 21 anos, com larga experiência em peças publicitárias de áudio entre jingles, spots, trilhas musicais e vinhetas; e em captação de som direto, desenho de som e mixagem, com destaque para o DOC TV Sangue do Barro, de Mary Land Brito e Fábio DeSilva, e o curta-metragem 35mm Minha bolsa magica, de Marcos Cassiano. Fez também a captação de som direto do longa-metragem Segurança Nacional, de Roberto Carminati e realizou gravações do áudio, mixagem, masterização para DVDs de diversas bandas, como Deckadas, Cavalo de pau, Banda Encantus, Afrodite, Ferro na Boneca e Lane Cardoso.

“A escolha de Jota Marciano também se deu porque ele atua no mercado potiguar e é importante, no setor de captação de áudio, que o instrutor conheça as limitações de equipamento e mercadológica que caracterizam a realidade do audiovisual local a fim de apontar alternativas técnicas e criativas que possam suprir estas necessidades”, afirma a coordenadora do NPD Natal Mary Land Brito.

Para concorrer a uma das vinte vagas destinadas a este curso, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail npdnatal.rn@gmail.com. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 20 de maio. O resultado será divulgado dia 27.

Os cursos do NPD Natal são gratuitos e a seleção dos alunos é feita pelos membros do Comitê Gestor do Projeto formado pelas seguintes instituições potiguares: Zoon, Unp, Cineclube Natal, Sec. Est. Educação, TVU-RN, UERN, IFRN e FJA.

Os NPDs – Núcleos de Produção Digital são locais de apoio à produção independente implantados através de convênios entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado e prevê a realização de atividades de formação e fomento audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário