terça-feira, 24 de abril de 2012

Música para espantar os males


Jornal Tribuna do Norte
Yuno Silva - repórter

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte espanta a crise que ronda os músicos desde o ano passado e abre a temporada 2012 nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, após um hiato forçado de mais de quatro meses longe dos palcos. A noite ainda incorpora presença do Coral Canto do Povo, e marca o retorno dos dois grupos desde as mudanças ocorridas em março passado, quando o padre Pedro Ferreira deixou a regência de ambos e os próprios músicos assumiram a direção administrativa. A condução da Orquestra está sob a batuta do maestro, pianista e arranjador carioca Nelson Melin.
Rodrigo SenaOSRN interpreta Beethoven e Villa-Lobos, no primeiro concerto do anoOSRN interpreta Beethoven e Villa-Lobos, no primeiro concerto do ano

Já o Coral, que abre a noite com repertório popular, será comandado pelo maestro Janilson Batista, integrante do Canto do Povo desde sua criação em 1988.

Rodrigo SenaNaipes da Orquestra foram reforçados com músicos convidadosNaipes da Orquestra foram reforçados com músicos convidados
Convidado para iniciar a temporada de concertos, Melin ensaiou na tarde de ontem, no próprio TAM, os cinco movimentos da 6ª Sinfonia de Beethoven e peças do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A programação desta noite terá três atos: abre com performance do Coral Canto do Povo, seguido da Orquestra e encerra com os dois juntos no palco. Amanhã, às 9h, a OSRN realiza o já tradicional concerto didático e recebe estudantes da rede pública de ensino.

Para viabilizar as apresentações, pois os dois grupos estão com déficit de pessoal, houve um grande movimento de articulação para completar o time. Na Orquestra, cerca de 20 instrumentista foram incorporados e todos os naipes estão praticamente completos. "Está havendo um esforço coletivo para alavancar as apresentações", informou o contrabaixista Paulo Sarkis. "Músicos aposentados e outros que não tinham a obrigação de se apresentar estão mobilizados no intuito de não deixar a Orquestra morrer", informou Sarkis, que irá se apresentar apesar de ter direito a licença por exercer o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Músicos do RN.

Rodrigo SenaMaestro Nelson Melin abre a temporada como regente convidadoMaestro Nelson Melin abre a temporada como regente convidado
Ele comemorou o fato da Fundação José Augusto / Secretaria Extraordinária de Cultura estar envolvida: "Garantiram o pagamento dos cachês dos profissionais convidados para completar o grupo."

Segundo o músico, durante a negociação acertada no mês de março, quando os próprios instrumentistas assumiram a responsabilidade de administrar Coral e Orquestra, o apoio financeiro da FJA/Seculrn ainda não havia sido acertado. "Fizemos todos os contatos, fechamos parcerias, e quando viram as coisas acontecendo chegaram junto", observa.

A OSRN e o Coral Canto do Povo, que em 2011 fizeram apenas três concertos, já acertaram apresentações para maio e junho - sempre com repertório e regente convidado diferentes.

Serviço: Abertura da temporada oficial de concertos da Orquestra Sinfônica do RN e do Coral Canto do Povo. Hoje, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Ingressos R$ 10 e R$ 5 (meia). Informações: 3222-3669.

Os Contornos da Crise

A crise da Orquestra Sinfônica do RN e do Coral Canto do Povo reflete a situação de todos os servidores vinculados à FJA. Reivindicando a prometida, e ainda parcialmente pendente, implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Como forma de pressionar, os músicos, cantores e demais funcionários entraram em greve no final do mês de maio de 2011 - a paralisação durou 42 dias e foi interrompida após a proposta apresentada pelo Governo do RN ter sido acatada pelos servidores.

Por falta de compromisso do poder Executivo com o acordo, que alegou dificuldades para se ajustar à Lei de Responsabilidade Fiscal que determina o índice máximo de 49% do orçamento do Estado comprometido com pagamento de pessoal (o RN atingiu a preocupante marca de 48,15% em agosto de 2011), nova greve assolou os grupos por 17 dias em outubro do ano passado e foi abortada após ameaça de corte de ponto.

Em março deste ano, com o quadro desfalcado e sem perspectivas de agendar novas apresentações, o maestro Padre Pedro Ferreira entregou o cargo. Para prosseguir com os trabalhos, Coral e Orquestra se reorganizaram internamente e nomearam como diretor administrativo o músico Luís Antônio de Paiva.

O MAESTRO

Rodrigo SenaMaestro Nelson Melin já esteve em Natal acompanhando Bibi ferreiraMaestro Nelson Melin já esteve em Natal acompanhando Bibi ferreira
Esta é a terceira vez que Nelson Melin se apresenta em Natal, e a primeira exclusivamente com a Orquestra - ele esteve, nas ocasiões anteriores, acompanhando Bibi Ferreira, com quem trabalha desde 1983 como diretor musical, regente e pianista. Ao lado da cantora dirigiu os espetáculos "Bibi canta e conta Piaf" e "Bibi vive Amália", com os quais regeu as orquestras Sinfônica Nacional, Sinfônica de Minas Gerais e a própria OSRN. Ganhador do Prêmio Mambembe por suas composições de peças teatrais infantis, o maestro irá transmitir, durante o concerto didático desta quarta-feira (25), um pouco de sua bagagem musical.

RECITAL NA EMUFRN

A música erudita também ocupa o Auditório da Escola de Música da UFRN nesta terça-feira, às 20h, com recital da soprano Maristela Gruber com o pianista Rogério Tutti.

No repertório do espetáculo "Las Líricas Noches", árias de Mozart, Puccini, Händel, Zarzuellas, mais  canções brasileiras e espanholas.

Brasileira radicada na Espanha, Maristela Gruber vem se apresentando em palcos do Brasil, Espanha, Rússia, França, Itália, Portugal e Marrocos e, apesar de sua formação profissional ter sido voltada principalmente para a música clássica e coral, ela realiza apresentações com perfil popular
interpretando jazz e bossa nova, além de canções medievais e celtas. O acesso é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário