quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exposição "Natown" pretende ser resposta ao salão oficial



Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Artistas visuais natalenses e estudantes do Departamento de Artes da UFRN, descontentes com os desdobramentos que envolvem a realização do Salão de Artes Visuais de Natal, evento promovido pela Prefeitura, resolveram criar a exposição "Natown - Narrativas sobre o que nunca foi - As pessoas no salão de jantar" como forma de protesto. A abertura da mostra acontece nesta quarta-feira, às 19h, na galeria do Deart, e permanece em cartaz por duas semanas. O público poderá conferir instalações, quadros, entre outras técnicas das artes visuais, das 8h às 21h de segunda a sexta-feira. O acesso é gratuito.

Hoje, durante o lançamento da exposição, haverá intervenções teatrais e performances. Além de visitas guiadas, serão realizados debates os artistas. Amanhã (19), a atriz Ramilla Souza apresenta performance em duas sessões, às 18h e as 21h, no teatrinho do Departamento. Serão expostos trabalhos de Augusto Serquiz, Carol Piñeiro, Vicente Vitoriano, Mariana Zulianeli, Jean Sartief, Dani Catão, Leander Moura, entre outros. Alguns artistas, inclusive, foram selecionados para o Salão de Artes Visuais mas preferiram retirar suas obras do evento municipal.

"Natown é uma forma de protestar contra o Salão da Prefeitura e a própria dinâmica do metiê das artes visuais em Natal", informou a artista Mariana Zulianeli, uma das coordenadoras da iniciativa. Questionada se os artistas participantes irão apresentar alguma proposta ou solução para contornar as dificuldades que motivaram a realização do evento, Mariana disse não existir "nada concreto". "Nossa proposta é movimentar os espaços com exposições, mostrar que com poucos recursos conseguimos fazer uma coisa organizada." Ela reconhece que há uma acomodação. "Temos que vencer as dificuldades e o descrédito das pessoas." Mariana ressalta empecilhos dentro do próprio Deart: "A falta de apoio desestimula a continuidade do projeto, falta incentivo", verifica.

SERVIÇO | Natown- Narrativas sobre o que nunca foi – As pessoas no salão de jantar
Período: 18 de abril a 18 de junho
Hora: 8h às 21h (segunda a sexta)
Local: galeria do Departamento de Artes da UFRN
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário