quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sem fronteiras para a música de câmara


Fonte:Jornal Tribuna do Norte

O violoncelista Fábio Pregrave, da UFRN, integra o trio VelasquezO violoncelista Fábio Pregrave, da UFRN, integra o trio Velasquez
Uma rara oportunidade de apreciar a intimidade erudita da música de câmara em Natal, é a apresentação que o Trio Velasquez  fará neste sábado, às 17h, no Teatro Alberto Maranhão. O grupo é formado pelos alemães Katharina Uhde (violino) e Michael Uhde (piano), e pelo violoncelista Fábio Presgrave, professor da UFRN. O concerto faz parte da programação do III Festival Internacional da Escola de Música da UFRN. A entrada é franca. 

O Trio Velasquez é resultado do recente convênio assinado entre a UFRN e a "Hochschule fur Musik", de Karlsruhe, na Alemanha, que possibilitará intercâmbio de alunos e professores entre as duas instituições nos próximos cinco anos. No concerto de sábado, Fábio, Michael e Katharina tocarão obras de Robert Schumann e Henrique Oswald. As apresentações de música de câmara remonta à vida cultural de Natal do começo do século XX, onde era comum a realização de concertos de repertório camerístico no TAM, com artistas como Oriano de Almeida, Thomaz Babini, entre outros.

Música de câmara se refere à  música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra 'câmara' indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Nesta categoria não está incluída a música para instrumento solo, entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.

Serviço: Trio Velasquez. Sábado, às 17h, no TAM. Acesso gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário