quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cineclube Natal


Cineclube promove série de exibições durante esta semana, confira programação
 (Reprodução/Internet) 
Publicação: 04/09/2012 09:05 Atualização:
Sérgio Vilar, para o Diário de Natal
O Cineclube Natal programou uma mostra para os amantes do cinema. Ora, claro: Cineclube, amantes do cinema... Mas não é nada tão óbvio assim. É que os filmes selecionados abordam a arte de fazer cinema em verdadeiras homenagens à Sétima Arte. Exemplo recente foram dois dos premiados no último Oscar: O Artista e A Invenção de Hugo Cabret. As exibições começam hoje e vão até o dia 9 de setembro, no Teatro de Cultura Popular, sempre às 18h30. O ingresso de R$ 2 por filme serve para a manutenção da entidade.

Para proporcionar um panorama não convencional do que já foi feito por cineastas clássicos e outros da chamada vanguarda, a escolha partiu do critério da diversidade. De Ettore Scola a Abbas Kiarostami, uma série de filmes foi cogitada para que o cinéfilo natalense pudesse ter uma ideia das homenagens que já foram realizadas pelo mundo. Entraram na lista não só filmes metalinguísticos, ou seja, que falam sobre o fazer cinematográfico, mas também outros que evocam a devoção de cinéfilos apaixonados.

"Outro critério utilizado foi o cronológico. A partir da década de 60, cada filme simboliza um momento distinto da história do cinema, até a virada do século, com Agnés Varda. Fazem parte da seleção, contudo, filmes até já exibidos pelo Cineclube Natal, mas que são considerados obrigatórios quando se fala em metalinguagem no cinema, como é o caso de A Noite Americana, de François Truffaut", ressalta Nelson Marques, um dos diretores do Cineclube Natal e curador da Mostra.

A mostra também combina com o momento atual vivido pelo Cineclube Natal, que reformou sua sede no Mercado de Petrópolis e vem reunindo cinéfilos aos sábados pela manhã para bate-papos informais sobre cinema. "Filmes como Splendor, por exemplo, falam dessa paixão por cinema e têm muito a ver com o nosso momento de reformulação", destaca Gian Marchi, também membro da diretoria do Cineclube Natal. Gian comenta ainda a dificuldade de concluir a lista. "Não foi fácil. Mas cumprimos o objetivo cineclubista de formaçãode plateia e exibição de obras pouco disponíveis no mercado".

Na mostra, o cinéfilo ou curioso pode assistir filmes da Islândia, da Polônia e do Irã. Tudo para comprovar a tese de que amor por cinema independe de nacionalidade, etnia ou religião. A seguir, a lista de filmes que serão exibidos na Mostra, com as respectivas sinopses.

Hoje
A Noite Americana (La Nuit Américaine), François Truffaut, França, 1973, drama, 115 min.

Amanhã

Tudo À Venda (Wszystko na Sprzedaz), Andrzej Wajda, Polônia, 1969, drama, 94 min.

Quinta-feira

Tempos de Cinema (Bíódagar), Fridrik pór Fridrikson, Islândia, 1994, drama, 82 min.

Sexta-feira

Splendor, Ettore Scola, 1989, Itália, drama, 105 min.

Sábado

As Cento e uma Noites (Les Cent et Une Nuits de Simon Cinéma), Agnés Varda, França, 1995, comédia/romance, 101 min

Domingo

Close Up (Nema-ye Nasdik), Abbas Kiarostami, Irã, 1990, drama, 98 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário