quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Duo de Piano a Quatro Mãos promove encontro de gerações de pianistas




Duo de Piano a Quatro Mãos promove encontro de gerações de pianistas

Marluze ROMANO & Guilherme RODRIGUES

No cinquentenário de fundação da Escola de Música da UFRN duas gerações de pianistas se encontram para realizar recital de piano a quatro mãos. A pianista Marluze Romano fez parte do primeiro corpo docente que fundou a Escola de Música em 1962, e Guilherme Rodrigues foi admitido no quadro da instituição em 1995. Por força do tempo de trabalho, nunca antes os dois artistas haviam trabalhado juntos, porém conhecendo-se, puderam juntar os interesses musicais e em 2012 resolveram se associar para a criação do duo de piano a quatro mãos. Deste encontro, o duo já participou do projeto Solar Bela Música e agora, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN, homenageia os 50 anos da instituição.
A formação de um pianista clássico se dá por horas incontáveis de treino solitário para apresentação individual, muito mais do que tocando em conjunto. Quando dois pianistas decidem reunir-se para trabalharem juntos em um repertório de piano a quatro mãos, o fazem por compartilhamento de experiências e afinidades musicais.  Este foi é objetivo primeiro que motivou os pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues para a formação do duo, onde esperam divulgar o repertório para piano a quatro mãos.
As peças a serem executadas remontam a Inglaterra do séc. XVII, inicialmente tocadas e escritas para instrumento de teclado precursor do piano, criado somente no séc. XVIII por Bartolomeo Cristofori em 1711. Desde então, muitos compositores escreveram para esta formação e, com o advento do romantismo, tendo o piano conquistado o gosto tanto dos compositores quanto do público, um vasto repertório foi composto. Para este recital foram selecionadas obras de Mozart, Brahms, Rachmaninoff e Fauré.

Marluze Romano é professora fundadora da EMUFRN.
Guilherme Rodrigues é professor efetivo da EMUFRN.

Serviço:

Piano a Quatro Mãos com Marluze Romano e Guilherme Rodrigues
sexta, 7 de dezembro de 2012
20h30 – auditório Onofre Lopes da EMUFRN
Entrada franca
-- 
Ianne Maria -  3215-3633 (manhã)  - 8805-6686 - comunicação EMUFRN

Twitter: @musica_UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário