quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O violoncelista Brinton Smith e a pianista Evelyn Chen se apresentam na Escola de Música da UFRN



Por Ianne,  19-11-2012

No próximo sábado, dia 24 de novembro, a Escola de Música da UFRN apresenta recital com o violoncelista Brinton Smith e a pianista Evelyn Chen. A apresentação gratuita tem patrocínio da PROEX, e começa às 20 horas no auditório Onofre Lopes. É a primeira vez que os músicos americanos se apresentam no Brasil. A estreia do duo contará com peças dos tradicionais autores Bach, Schumann, entre outros, e também com obras brasileiras de Heitor Villa-lobos, Camargo Guarnieri e Raimundo Penaforte. Na terça, quarta e quinta-feira, os músicos realizam masterclass com os alunos da EMUFRN das nove da manhã ao meio-dia.
Brinton Smith é primeiro violoncelo da Houston Symphony e professor da RICE University nos Estados Unidos. Já se apresentou com músicos como Yo-Yo Ma, Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, James Ehnes , Sarah Chang e com a soprano Dawn Upshaw. Gravou com Gil Shaham o Trio de Gabriel Fauré em álbum selecionado pela revista BBC como um dos melhores do ano. Sua gravação do Concerto de Rozsa com a Orquestra da Nova Zelândia foi descrita pela revista Grammophone como “altamente eloquente e inspirada”. Brinton é Doutor pela Juilliard School of Music, onde estudou com Zara Nelsova, além de ter sido aluno do violoncelista portiguar Italo Babini.
Evelyn Chen foi descrita pelo New York Times como “uma pianista de técnica brilhante com um belíssimo som e cheia de inteligência musical”. Chen é uma “Steinway Artist” e se apresentou como solista junto a orquestras importantes como a Filarmônica de Nova Iorque, Filarmônica de Los Angeles e Orquestra Nacional de Washington. Atualmente, Evelyn é professora de piano na Columbia University em Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário