terça-feira, 27 de novembro de 2012

CIART completa 50 anos

POR IANNE, EM 27.11.2012
O CIART – Curso de Iniciação Artística da UFRN completa 50 anos. Para festejar a sua trajetória, a EMUFRN promove uma semana de atividades comemorativas. No domingo, dia 25, a criançada da Escola de Música apresentou o recital “Cores em Canções”, abrindo o Jubileu de Ouro do curso. O recital contou ainda com a presença de sua fundadora, a professora Fátima Brito. No mesmo dia, foi aberta exposição de acervo iconográfico do CIART, disponível para apreciação no hall de entrada da Escola.
Ainda na quarta-feira, dia 28, a Escola de Música promove um bate-papo entre os futuros educadores, estudantes de licenciatura em música, e a professora Fátima Brito às 19h30. No sábado, 1º de dezembro, a Escola promove solenidade homenageando Fátima brito, fundadora do curso, e todos os ex-coordenadores, seguindo com formatura dos alunos do último ano do CIART.
Maria de Fátima Brito iniciou suas atividades junto ao CIART em 1962, que começou apenas como um curso simples de Iniciação Musical. Juntando-se com as professoras Candinha Bezerra, Nilza Lopes e Olga Aranha, foi formada a primeira equipe do CIART. Durante os anos de trabalho, passaram pelas mãos das educadoras crianças de todas as idades, incluindo os futuros alunos e professores da Escola de Música da UFRN. A equipe em questão é autora de inúmeras canções infantis, algumas delas gravadas no LP n. 15 (“Canções Infantis”) do Projeto Memória da EMUFRN na gestão do então Reitor Diógenes da Cunha Lima e da Diretora da EMUFRN Deijair Henrique Borges. Nesse LP estão contidas as canções compostas para cada cor, que foram também lançadas no livro ”Cores em Canções” que dá nome ao recital apresentado pelos alunos este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário