terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Humberto Luiz toca Gonzaga

Elis Regina, o furacão

Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre, RS. Para muitos, Elis foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a "Pimentinha", o "Furacão Elis", como era chamada, lançou compositores como João Bosco, Aldir Blanc, Renato Teixeira Fátima Guedes.
A primogênita do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa foi a primeira pessoa a inscrever sua voz como instrumento na Ordem dos Músicos.
Em 1956, passou a integrar o elenco fixo do programa, Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também de sua cidade natal.
Em 1965, venceu o 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira da TV Excelsior com "Arrastão" com Edu Lobo e Vinícius de Morais.
Dois dias depois, estreou no Teatro Paramount (SP) o show "Elis, Jair e Jongo Trio", que, gravado ao vivo, se tornou o LP "Dois na Bossa". Com sucesso do disco, ela e Jair Rodrigues estrelaram o histórico programa semanal "O Fino da Bossa".
O programa saiu do ar em junho de 1967, porém, Elis continuou ao lado de Jair Rodrigues nos três programas da série "Frente Única - Noite da MPB" (TV Record). Em dezembro, aos 22 de idade, casou-se com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. Logo, nasceu seu primeiro filho, João Marcelo.
O casamento terminou em 1972 e, em 1974, casou-se com o pianista César Camargo Mariano. Viveu em São Paulo, onde nasceram: Pedro, em 1975; e Maria Rita, em 1977. Em 1981, separou-se de César.
Sua carreira internacional ficou mais importante a partir de 1968, quando cantou nas TVs inglesa, holandesa, belga, suíça e sueca. De volta à TV Record, em 1969, fez a série de programas "Elis Studio", dirigida por Miéle e Bôscoli. Em maio, viajou para Londres, onde gravou um LP com o maestro inglês Peter Knight. Em junho, na Suécia, gravou um LP com o gaitista Toots Thielemans.
"Elis & Tom", disco com Tom Jobim, saiu em 1974. Na inauguração do Teatro Bandeirantes (SP), cantou ao lado de Chico Buarque, Maria Bethânia, Tim Maia e Rita Lee. No ano seguinte, lançou "Falso Brilhante", em disco e nos palcos, show que assistido por 280 mil pessoas.
Pela TV Bandeirantes, em 1979, demonstrou a sua intimidade com São Paulo em um programa no qual passeava pela cidade com Adoniran Barbosa e visitava Rita Lee. E participou do Show de Maio, com renda revertida para o fundo de greve dos metalúrgicos de São Paulo, no estúdio da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, para 5 mil pessoas.
Naquele ano, gravou "O Bêbado e a Equilibrista", imediatamente apelidado de "Hino da Anistia". No 13º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, foi aplaudida por 11 minutos. Para agradecer a platéia, fez uma jam session com Hermeto Pascoal.
Em 1980, o show "Saudade do Brasil" reuniu no palco 24 músicos e bailarinos. No ano seguinte, fez o espetáculo "Trem Azul", com cenário de Elifas Andreato.
Teve morte repentina, em 19 de janeiro de 1982. Foi velada no Teatro Bandeirantes, e vestia a camiseta proibida pela ditadura militar no show "Saudade do Brasil": a bandeira brasileira, com seu nome escrito no lugar de "Ordem e Progresso".





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012, vencedores

 
Publicação: 27/02/2012 08:37 Atualização: 27/02/2012 08:44

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR 

Confira a lista completa dos ganhadores do Oscar 2012:
Melhor filme: O artista
Melhor ator: Jean Dujardin (O artista)
Melhor atriz: Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Melhor diretor: Michel Hazanavicius (O artista)
Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer (toda forma de amor)
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer (Histórias cruzadas)
Melhor canção original: Man or Muppet (Os Muppets)
Melhor fotografia: A invenção de Hugo Cabret
Melhor direção de arte: A invenção de Hugo Cabret
Melhor figurino: O artista
Melhor maquiagem: A Dama de Ferro
Melhor filme estrangeiro: A separação
Melhor montagem: Os homens que não amavam as mulheres
Melhor edição de som: A invenção de Hugo Cabret
Melhor mixagem de som: A invenção de Hugo Cabret
Melhor documentário: Undefeated
Melhor animação: Rango
Melhor efeito visual: A invenção de Hugo Cabret
Melhor trilha sonora: O artista
Melhor roteiro adaptado: Os Descendentes
Melhor roteiro original: Meia-noite em Paris
Melhor curta: The shore
Melhor curta de animação: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Melhor curta documentário: Saving face

IFRN Cidade Alta continua com inscrições abertas para turmas de coral, flauta doce e dança





Do Diário de Natal
 
A Coordenação de Extensão do campus Cidade Alta do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN Cidade Alta) abre vagas para as turmas do Coral Infantil e Flauta Doce, ambos voltados ao público infanto-juvenil, com inscrições até dia 29 de fevereiro. Já os cursos de Dança de Salão e Ritmos Latinos, específico para adultos, terá período de inscrições mais curto, até hoje. São 24 vagas para homens e 24 para mulheres em cada curso e as aulas iniciam dia 6 de março, todas as terças e quintas-feiras, sendo dança das 18h às 19h30 e ritmos latinos das 19h40 às 21h.

O início das aulas do Coral Infantil e Flauta Doce está prevista para o dia 5 de março. Os ensaios do Coral serão todas as segundas e quartas-feiras das 18h às 19h30. As aulas de flauta acontecerão às segundas-feiras, das 14h30 às 15h30. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas na Coordenação de Extensão do IFRN Cidade Alta, localizado na avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta, apresentando cópias do RG, CPF,comprovante de residência e uma foto 3x4.

Serviço:

Cursos de Extensão Gratuitos

O que: Coral Infantil, flauta doce, dança de salão e ritmos latinos

Inscrições: até 29 de fevereiro

Onde: Coordenação de Extensão do Campus IFRN Cidade Alta

Local: Avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta (IFRN Cidade Alta)

Informações: 4005-0974

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mariano Tavares – Sem Parar

O cantor e compositor assuense Mariano Tavares chega à maioridade artística lançando seu segundo álbum, “Sem Parar”. Tendo iniciado sua carreira em 1994 se apresentando em bares e espaços culturais de Assu, Mossoró – onde é professor de Literaturas Norte-americana e Inglesa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – e Natal, Mariano Tavares fez o mesmo percurso que a maioria dos iniciantes fazem: tocou e cantou em bares e espaços culturais fazendo releituras personalíssimas da obra de artistas como Bob Dylan, Gilberto Gil, Lou Reed, Caetano Veloso, Alceu Valença, Morrissey, Adriana Calcanhoto, Leonard Cohen, Jards Macalé, entre outros.
            Ao mesmo tempo em que se aprimorava como intérprete, ele também foi compondo suas próprias canções, marcadas por uma musicalidade e uma poesia altamente sofisticadas, de uma beleza e requinte que ultrapassam as fronteiras da música pop. Fronteiras que também não existem em suas influências, que vão desde medalhões do cancioneiro popular brasileiro da primeira metade do século passado – como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Nelson Gonçalves, Jamelão, entre outros – aos contemporâneos norte-americanos Antony Hegarty, líder da banda Antony and the Johnsons, e Rufus Wainwright, compositor sobre o qual desenvolve pesquisa acadêmica.
Outras influências musicais, poéticas, estéticas e conceituais de Mariano Tavares foram o movimento tropicalista, ocorrido no Brasil nos anos 1960, e o músico britânico John Cale, integrante da mítica banda norte-americana The Velvet Underground, uma das bandas seminais do rock sessentista. O resultado de todas essas informações foi o elogiado CD “O SoBrado”, seu debut, lançado em 2005. De lá para cá, suas apresentações são marcadas por uma teatralidade/dramaticidade que encanta pela excelência.

Em “Sem Parar”, Mariano Tavares apresenta 11 faixas composta por ele, sendo três em parceria com a poetisa e atriz Civone Medeiros (“É Dando Que Se Recebe”), com o economista e estudante de Direito Hugo Vargas Soliz (“It’s Not For Us”) e com o cantor e compositor Romildo Soares (“Sacrifício”), além de uma releitura de “How Should I Your True Love Know”, composta por William Shakespeare para o clássico da dramaturgia universal “Hamlet”. A canção “Sacrifício” também integra o repertório do DVD “Dos Pés à Cabeça”, do coral Harmus (Fundação José Augusto), que será lançado ainda neste semestre, do qual Mariano participa como intérprete.
Segundo o próprio compositor, o título do novo trabalho foi retirado de uma de suas canções favoritas, aquela que abre o disco, mas também se refere à relação de paixão absoluta que mantém com o palco e com a canção. De certo modo, diz Mariano, “esse novo cd também  quer apontar para o fato de que essa relação, tão vital e incontrolável para mim, também nunca se interrompe, nunca para, apesar dos hiatos”. Na perspectiva do artista, “Sem Parar” faz referência “à continuidade de tudo aquilo que não controlamos no mundo, a natureza, o amor, o acaso, a beleza, o futuro, a inocência, o sonho, a morte; tudo aquilo que desliza nos espaços da vida, continuamente, ininterruptamente, sem parar”.
A sonoridade do álbum é propositadamente muito simples, quase folk, tentando criar uma atmosfera mais seca com uso de poucos instrumentos, como em “Sacrifício” (apenas piano e voz), ou “Se Eu Te Chamar de Baby” (apenas violão e voz). No disco, além de produzir, compor, cantar e tocar violão, Mariano Tavares é acompanhado pelo pianista, arranjador e co-produtor do cd, Humberto Luiz, pelo violonista e guitarrista Alison Brazuka, pelo baixista Paulo Oliveira, pelo baterista Di Stéffano e pelo percussionista Sami Tarik. Duas cantoras da novíssima geração da música potiguar, Katarina Góis e Simona Talma, participam do CD dividindo os vocais com ele na belíssima “Não Há Segredo” e na delicada “Para Onde os Sonhos Vão?”, respectivamente.
Por questões de liberação de direito autoral, ficou fora de “Sem Parar” uma versão de “Idade de Ouro” (Age d’Or), poema escrito pelo simbolista francês Arthur Rimbaud, que Mariano Tavares musicou. Apesar de não figurar oficialmente no álbum, “Idade de Ouro” está disponível para audição e download gratuito no canal do cantor no soundcloud.com, ou no youtube, em um videoclipe que apresenta cenas do filme “Home Movies” (1938), do fotógrafo e pintor norte-americano Man Ray, um artista que conferiu à imagem o mesmo nível de beleza, originalidade e transcendência com que Tavares realiza sua música.
A partir de Março o cd estará disponível para venda em Natal, Assu e Mossoró, e também na internet através do site da Livraria Cultura e do site do próprio compositor, marianotavares.com, onde serão disponibilizadas a agenda de shows que deverão acontecer a partir de abril.


Contatos:

Telefones: (84) 94312712 – 96541069
www.marianotavares.com


O Cd "Sem Parar" será oficialmente lançado no próximo dia 02/03/12 (sexta-feira), com o lançamento do site marianotavares.com e o vídeo oficial da canção SEM PARAR, dirigido por Renato de Melo Medeiros e produzido pela Usina Emporium. 
Confiram o novo clipe do Cantor "Se Eu Te Chamar de Baby":


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Velhos parceiros em novo tom

Jornal Tribuna do Norte

Yuno Silva - repórter

Um encontro despretensioso entre amigos, todos músicos, durante a tarde de um sábado qualquer foi o ponto de partida para se formatar "...No Tom", apresentação única em cartaz esta quinta-feira, às 20h30, na Casa da Ribeira. O show celebra a amizade entre Roberto Taufic e Cacau Vasconcelos, parceiros de longa data, desde os tempos da saudosa banda CantoCalismo, que sobem ao palco ao lado do violonista Juliano 'Jow-jow' Ferreira. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e estão à venda na bilheteria da Casa.
Eduardo TauficJow Jow, Cacau Vasconcelos e Roberto Taufic: reencontro e novos sonsJow Jow, Cacau Vasconcelos e Roberto Taufic: reencontro e novos sons

Longe de querer inventar a roda, o trio propõe ao público o simples deleite de um repertório eclético, especialmente arranjado para dois violões e voz. "Tudo surgiu meio que por acaso na casa de amigos, mas rolou uma sintonia tão bacana que olhamos um para o outro e falamos: 'por que não fazemos uma coisa mais séria?' E começamos a trabalhar", recorda o cantor Cacau Vasconcelos. As músicas do repertório, que inclui Cartola, Ivan Lins, Lulu Santos, Lenine, Chico Buarque, Djavan, entre outros nomes consagrados do pop, do rock e da MPB, também fluíram de forma natural: "Foi uma escolha coletiva, onde o critério básico era interpretar composições que gostamos e que fazem parte do nosso universo, aquelas que fizeram parte de nossa formação musical."

Para o violonista Roberto Taufic, o "grande lance do show é o tratamento dados às músicas". Das 40 canções pré-selecionada, cerca de 17 ilustram o show "... No Tom". "Nossa intenção é realizar uma apresentação descontraída com qualidade", adiantou Taufic, que já está de malas prontas para voltar à Itália onde mora há quase 20 anos.

Cacau e Roberto disseram que não há músicas da época do CantoCalismo no repertório, mas confessaram que já estão conversando sobre um possível show do grupo no próximo verão. "A ideia é fazermos um show. Conversamos bastante, fizemos várias reuniões e temos ensaios programados", disse Vasconcelos. Baiano radicado em Natal desde a década de 1980, o cantor vem desenvolvendo trabalho de MPB com pegada funk à frente da banda Boca de 09, com quem faz alguns shows no circuito noturno natalense.

Cacau também embarcou com Roberto Taufic para a Europa, em meados dos anos 1990. Fizeram turnê juntos pela Itália, mas acabou se estabelecendo na Bélgica por uma década, onde tomou as rédeas de sua carreira solo. Está de volta a Natal desde 2001, quando veio participar da gravação de um disco do violonista Tico da Costa, areiabranquense falecido em agosto de 2009 e que também fez carreira no exterior.

Já Roberto, irmão do pianista e arranjador Eduardo Tafic, se divide entre o Brasil e a Itália. Em novembro do ano passado, o duo lançou o CD "Bate Rebate". Mesmo recente, o trabalho já foi apresentado em Natal, no Rio de Janeiro e neste Carnaval rumaram para a serra cearense onde se apresentaram no Festival Jazz & Blues que acontece em Guaramiranga. "Foi uma experiência ótima, só conhecia de ouvir falar. Realmente um evento de alto nível", disse Roberto, que abriu a programação carnavalesca ao lado irmão.

Completa o trio desta noite o violonista Juliano Jow-jow Ferreira, 30, caçula do trio. Autodidata, começou a arranhar o violão aos 14 e logo tomou gosto pela música: estudou violão clássico, se formou no curso técnico de guitarra e se graduou como  bacharel em música pela UFRN. No currículo contabiliza atuações ao lado de artistas como Lysia Condé, Liz Rosa, Bruna Hetzel, Antônio de Pádua, Tânia Soares, Khrystal e  Júnior Primata, entre outros.

Serviço: "... No Tom", com Cacau Vasconcelos, Roberto Taufic e Juliano Ferreira. Hoje, 20h30, na Casa da Ribeira. Ingressos R$ 20 e R$ 10 (meia).

Dudu e Roberto Taufic na Casa da Ribeira

Soltonacidade

Os irmãos Taufic apresentam nos dias 28 e 29 de fevereiro, às 20h, na Casa da Ribeira, o show “Bate Rebate”.

A apresentação, permeada de emoção, virtuosismo, sensibilidade e compromisso com a boa música, realça a perfeita sintonia e a versatilidade desses dois músicos num agradável bate-papo entre o piano e o violão.

SERVIÇO | DUDU E ROBERTO TAUFIC
Dias: 28 e 29 de fevereiro (terça e quarta)
Hora: 20h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)
Entrada: R$5
Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CORO SOARTE 2012 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Coro Soarte no concerto "Religiosidades" - Dezembro de 2011


O Coro Soarte, grupo independente, abre vagas para novos componentes. As inscrições podem ser realizadas no horário e local dos ensaios que acontecem todas as terças-feiras das 19h às 21h30, no auditório  da Procuradoria Geral do Estado, localizada na Avenida Afonso Pena, 1155 - Natal - RN, 59020-100.
 8847-3643

Folia de ritmos



Fonte:
Soltonacidade

Além da programação de carnaval promovida pela Prefeitura, o público também terá outras opções de folia na cidade. O Praia Shopping, o Buraco da Catita e os projetos culturais “Som do Mar” e “Terraço do Relógio” já prepararam o repertório de frevos, sambas e marchinhas. Há também alternativas para quem procura outras sonoridades. Entre elas, a 6ª Chamada Carnavalesca do Rock, na Ribeira, e o Carnaval Outros Sons, na Cidade Alta. Escolha o seu ritmo preferido e caia na gandaia!


TERRAÇO DO RELÓGIO

Todas as sextas-feiras do mês de fevereiro, o espaço, localizado no SESC Centro (Praça Tomaz de Araújo, s/n, Cidade Alta), terá como trilha sonora sambas, frevos e marchinhas. O grupo Ribeira de Pau e Corda se apresenta no dia 3. A Banda Independente da Ribeira faz parada estratégica no dia 10, antes de descer ladeira abaixo até a praça Augusto Severo. O Boa Ideia Trio sobe ao palco na sexta de carnaval (17). No dia 24, o grupo Chico Preto Samba Jazz fecha a programação. Início: 19h. Entrada gratuita. Informações: 3211 5577 | www.sescrn.com.br

BURACO DA CATITA

O espaço cultural, localizado na Travessa José Alexandre Garcia, na Ribeira, também entrou na folia. Sambas, frevos e marchinhas ditam o ritmo da casa durante o mês de fevereiro. Na semana de carnaval, as atrações são as seguintes: Ribeira de Pau e Corda (17 e 21), Chico Preto Samba Jazz (18), Gilberto Cabral (19) e Ribeirinha (20). Início: 22h. Informações: 2010 9185.


FREVO À BEIRA MAR

O projeto musical “Som do Mar”, lançado recentemente pelo shopping de artesanato Mãos de Arte (Praia dos Artistas), fará uma edição especial de carnaval no dia 19 de fevereiro. A programação começa às 17h, com orquestra de frevo. A entrada é gratuita. Informações: 9175 9870. Foto: Allan Trigueiro Soares.




PRAIA SHOPPING

De sábado até a terça-feira de carnaval, o Praia Shopping (Av. Engenheiro Roberto Freire, 8790, Ponta Negra) terá shows diários. A programação começa sempre a partir das 17h. O grupo Charanga do Riso faz a festa da garotada. Em seguida, os adultos tomam conta do salão e aí a folia pega fogo. A cantora Khrystal (18 e 20) e o cantor Sueldo Soares (19 e 21) comandam os foliões tocando marchinhas, frevos e sambas. Informações: 4008 0842 | www.praiashopping.com.br Foto: divulgação DoSol

OUTROS SONS

Nem só de axé, frevo e samba vive um folião. Se você também curte outras sonoridades, a dica é o Carnaval Outros Sons, no Beco da Lama (Cidade Alta). A programação deste ano foi dividida da seguinte forma: dia 17, às 19h, tem “CarnaReggae” com Raízes de Concreto, Faces Negras e Gabi Portela. Dia 18, às 17h, bandas de rock, pop e black music comandam o “Rock Folia”. O dia 19 será dedicado aos amantes da música eletrônica. O “EletroBeco” começa às 20h. O ‘’CarnaRap’’ fecha a programação. Dia 20, às 17h, se apresentam MC´s, B. Boys, grafiteiros e grupos de Hip Hop. Entrada gratuita. Informações: 9175 9870.

CHAMADA CARNAVALESCA DO ROCK

A 6ª edição do evento será realizada na terça-feira de carnaval (21), na rua Chile, Ribeira. A programação terá Camarones Orquestra Guitarrística (foto), Talma&Gadelha, Khrystal e Red Boots (Mossoró), além de outras atrações que serão definidas ao longo da semana. O encontro tem tudo pra repetir o sucesso do ano passado. Em 2011 mais de quatro mil pessoas atenderam ao chamado e marcaram presença na cidade baixa. Foto: Diego Marcel.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Filho da canção, irmão do poema

Jornal Tribuna do Norte

Publicação: 11 de Fevereiro de 2012 às 00:00

Sílvio Santiago - especial para o VIVER

Ele não para. Desde a sua estreia, em 1994, com o concerto Mariano Canta Caetano, cujo repertório foi baseado na obra do baiano Caetano Veloso, o assuense Mariano Tavares não parou mais de realizar shows e de compor, firmando-se como um artista de composições e interpretações elaboradamente sofisticadas - até excessivamente refinadas para serem pop, acusam alguns.
DivulgaçãoSofisticação e poesia permeiam as 11 faixas do novo disco de Mariano Tavares, Sem Parar.Sofisticação e poesia permeiam as 11 faixas do novo disco de Mariano Tavares, Sem Parar.

 Dezoito anos depois daquela apresentação no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, ele chega à maturidade artística lançando seu segundo álbum, "Sem Parar" (ver crítica).

A partir dali, Tavares fez o mesmo percurso que a maioria dos iniciantes: tocou e cantou em bares e espaços culturais do Oeste potiguar e de Natal fazendo releituras personalíssimas da obra de artistas como Bob Dylan, Gilberto Gil, Lou Reed, Alceu Valença, Morrissey, Adriana Calcanhoto, Leonardo Cohen, Jards Macalé, entre outros.

 Porém, ao mesmo tempo em que se aprimorava como intérprete, ele também foi compondo suas próprias canções, marcadas por uma musicalidade e uma poesia demasiadamente delicadas, sublimes até. Apesar existir a polêmica que dissocia música e poesia, Tavares é enfático ao afirmar que "a canção é irmã siamesa - ou mãe, sei lá - do poema".

Graduado em Letras pela UERN, instituição da qual é hoje pesquisador e professor de Literaturas Norte-americana e Inglesa, Tavares fez seu mestrado em Literatura Comparada pela UFRN. Sua dissertação foi sobre a performance/performatividade nos poemas do livro "Ariel", da poetisa, romancista e contista norte-americana Sylvia Plath. Mas outros elementos também são essenciais às apresentações de Tavares, hoje restritas a teatros. Os cenários, sempre assinados pelo artista visual e fotógrafo Renato de Melo Medeiros, a iluminação e os figurinos, muitos criados pelo estilista Henrique Araujo, corroboram para sua identidade artística.

A formação musical de Mariano Tavares começou ainda na infância. Seu pai, de quem herdou o nome e a dramaticidade nas interpretações, foi um famoso e requisitado seresteiro que se apresentava em Assu e cidades vizinhas.

Na adolescência, descobriu e encantou-se com o tropicalismo, movimento que acontecera uma geração anterior a sua. "Foi o encontro que considero mais definitivo na minha carreira", afirma ele sobre o coletivo vanguardista do final da década de 1960. "E aqui incluo, além dos compositores e cantores, alguns poetas e artistas que circundaram o movimento. Toda aquela ideia de uma música/arte que olhava para dentro de si, para dentro do Brasil, do Sertão, mas que não se furtava a se deixar contaminar pela contemporaneidade que vinha do estrangeiro". Mais recentemente, Tavares vem se dedicando ao estudo da obra dos compositores, cantores e produtores brasileiros Cibelle, que desenvolveu sua carreira em Londres, e Cícero, o fluminense de Nova Friburgo que vem recebendo elogios de medalhões da MPB, e dos norte-americanos Antony Hegarty, líder da banda Antony and the Johnsons, e Rufus Wainwright.

CRÍTICA "SEM PARAR"

Os primeiros acordes do piano de Humberto Luiz na música "Sem Parar", que abre o disco homônimo de Mariano Tavares, indicam a sofisticação sonora que permeia todas as 11 faixas do segundo álbum da carreira do cantor e compositor assuense. Já a voz suave e de timbre baixo dele explode e se agiganta na dramaticidade de suas interpretações. E as letras de todo o álbum não são pop; elas são poesias sublimes: "E quando os humanos matarem a dor no cartaz/ Terei ido embora/ Será nosso fim/ A deslizar sem parar/ A deslizar sem parar/ Sem parar".

Todas as músicas são de autoria de Tavares, com exceção de "É Dando Que Se Recebe", que compôs em parceria com a poetisa e atriz Civone Medeiros; "It's Not For Us", com o economista e estudante de Direito Hugo Vargas Soliz; e "Sacrifício", com o cantor e compositor Romildo Soares. Essa última ganhou clipe veiculado no programa "Canto da Terra", da TVU, e integra o DVD "Dos Pés  à Cabeça", do coral Harmus, que será lançado neste semestre. A música foi gravada no Salão Nobre do TAM com Tavares acompanhado apenas pelo coral e pelo pianista Humberto Luiz, seu maestro e arranjador. Outra exceção é "How Should I Your True Love Know", de William Shakespeare para "Hamlet". Ela é uma das canções do álbum em que se pode "ouvir" o silêncio de Tavares exercitando seu talento também como violonista. Na igualmente ótima "Se Eu Te Chamar de Baby", que encerra o disco, Tavares executa com suavidade seu violão e entrega sua voz a versos como "Se eu te chamar de baby/ Vai ser para ter de volta/ Meu retrato na parede/ E andar sob a chuva com você". Duas cantoras potiguares da nova geração fazem participações especiais em "Sem Parar" - que teve a capa e o encarte assinados pelo designer gráfico Alexandre Oliveira. Katarina Góis canta em "Não Há Segredo" e Simona Talma em "Para Onde os Sonhos Vão?".

Ficou fora do CD uma versão de "Age d'Or", do poeta simbolista francês Arthur Rimbaud que Tavares musicou. O motivo foi a não autorização dos direitos autorais pelo tradutor Ivo Barroso. Mas ela, assim como outros vídeos de Mariano Tavares, pode ser conferida no YouTube( conforme vídeo abaixo).



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SEM PARAR, SEGUNDO CD DO CANTOR MARIANO TAVARES



"SEM PARAR", novo cd do cantor e compositor Mariano Tavares. Lançamento em breve!!

Confiram a matéria completa em: http://www.gazetadooeste.com.br/index.php?area=exibir_noticia&id=4222

Assistam ao vídeo "Sacrifício", música de seu primeiro cd "O SOBRADO", com acompanhamento do pianista Humberto Luiz.

Jessier Quirino em Natal

Soltonacidade


O poeta popular e contador de causos matutos sobe ao palco do Teatro Riachuelo dia 10 de fevereiro, às 21h, para mais um show cheio de lirismo, regionalismo, inteligência e humor.

Dono de uma verve apurada e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, Jessier sabe como ninguém prender a atenção do distinto público e, num desempenho de uma hora e meia de duração, explora os mais variados temas.

SERVIÇO | JESSIER QUIRINO
Dia: 10 de fevereiro (sexta-feira)
Hora: 21h
Local: Teatro Riachuelo (Shopping Midway Mall)
Ingresso: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Informações: 4008 3700 | www.teatroriachuelo.com.br

Aulas particulares de violão


Aulas de violão popular e erudito

As aulas são ministradas uma vez por semana, com duração de 1 hora e atende a alunos de todas as idades. A metodologia se adéqua as necessidades e características de cada aluno. Realizamos cursos preparatórios para os cursos técnico, bacharelado e licenciatura em música, e também aulas de teoria musical.

Investimento: R$ 100,00 (local)
                       R$ 150,00 (à domicilio)



Profa. Barbara Mattiuci
8718-1288/ 8143-2622
barbara_bam6@hotmail.com


Barbara Mattiuci é formada no curso técnico em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduanda no curso de bacharelado em violão. Participou de diversos festivais e oficinas com grandes professores de violão, tocou em diversos grupos e formações. Atualmente trabalha como professora/ monitora da Orquestra de Violões da Escola de Música da UFRN e aulas particulares. 


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reflexões em cena

Jornal Tribuna do Norte

Yuno Silva - Repórter

Um ator em crise existencial; uma jovem entre as belezas e os abismos da paixão; e uma cantora que tenta se recuperar de uma tentativa de suicídio mal sucedida. Três personalidades distintas, inquietas, e um mesmo objetivo em comum: se contrapor diante da tendência asfixiante da acomodação social. Esse é o mote que conduz o espetáculo "Antes da coisa toda começar", da Armazém Companhia de Teatro, onde personagens transitam entre os impasses da vida e da morte, e mergulham junto com o público nas engrenagens que sustentam e movem o fazer teatral.
DivulgaçãoEspetáculo Antes Da Coisa Toda Começar, em cartaz no tam, de 10 a 12, aborda questões existenciais com humor caótico. 
Espetáculo Antes Da Coisa Toda Começar, em cartaz no tam, de 10 a 12, aborda questões existenciais com humor caótico.

Em cartaz de sexta-feira (10) a domingo (12), no Teatro Alberto Maranhão, a montagem dirigida por Paulo de Moraes é um convite à reflexão. "Nossa intenção é falar sobre as sensações da vida adulta, quando as pessoas se consideram poderosas e acham que podem fazer tudo. Ao mesmo tempo que abordamos o assunto a partir de várias perspectivas, desmontando qualquer fórmula pré-concebida", adiantou o diretor por telefone ao VIVER. Os ingressos antecipados estão à venda na bilheteria do TAM por R$ 20 e R$ 10 (meia), e a mini temporada em Natal é o ponto final da turnê que circulou o país com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Iluminação e ao Prêmio APTR (Associação de Produtores de Teatro) de Melhor Espetáculo, Melhor Autor, Melhor Cenografia e Melhor Iluminação. A produção ainda foi lançada em formato livro e DVD em 2011. O ator Marcos Martins, que já morou em Natal, está na equipe como operador de luz.

"Antes da coisa toda começar" estreou no Rio de Janeiro em outubro de 2010 antes de cair na estrada, e seu enredo fragmentado apresenta três histórias paralelas conectadas no campo da subjetividade. "Reservamos ao espectador o papel de estabelecer essas conexões", verifica Moraes, também ator e autor do texto escrito em parceria com Maurício Arruda Mendonça. Para ele, o público se reconhece em cena: "Tratamos de questões atuais, com uma linguagem moderna", garante. Durante o espetáculo, a música é executada ao vivo e o cenário incorpora projeções audiovisuais.

Aliando o humor cáustico à fartas doses de música, a peça marca a primeira experiência do grupo em executar a trilha sonora em plena cena. O ponto de partida é a vontade em abordar a arte e a criação, evocando as primeiras sensações que um artista vivencia. Segundo o diretor, o resultado vai além e "faz com que o público em geral, artista ou não, se identifique com as emoções e contradições apresentadas pelos personagens. São personalidades complementares."

Entre as principais características do grupo está a ocupação diferenciada do espaço cênico, elemento que ganha protagonismo nesta produção. Os oito atores em cena - Patrícia Selonk, Rosana Stavis, Ricardo Martins, Paulo de Moraes, Marcelo Guerra, Verônica Rocha e Karla Tenório - surgem através de portas frontais e laterais, paredes se movem. Outro detalhe que chama atenção é a falta de limites temporais: os personagens trafegam entre o passado, o presente e o futuro. "A estrutura da narrativa dialoga diretamente com os caminhos da arte contemporânea. Uma linguagem que parte do princípio de que para se entender a complexidade do mundo atual, cada vez mais saturado e fragmentário, tornam-se necessárias novas estruturas", analisa.

O conjunto cênico cria enquadramentos inesperados, cuja moldura são plataformas que servem de palco para uma banda de rock formada pelos próprios atores, conduzidos pelo diretor musical e instrumentista Ricco Viana. "É uma montagem muito sensorial e abstrata, um espetáculo para se conhecer e reconhecer", informa Paulo de Moraes, acrescentando que a produção é considerada uma espécie de auto-biografia dos 23 anos de trajetória do grupo. "O espetáculo sintetiza a estética desenvolvida ao longo desse período."

Este é o décimo texto inédito de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, que desde 1995 produzem dramaturgia original, incluindo o premiado "Inveja dos Anjos" (2008). Nos últimos anos, o Armazém dedicou-se a montagens de Bertolt Brecht ("Mãe Coragem e seus Filhos") e Nelson Rodrigues ("Toda Nudez será Castigada"). Após estas realizações, a companhia retomou o caminho da dramaturgia própria com "Inveja dos Anjos", que conquistou o Prêmio Shell de Melhor Texto (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes) e Melhor Atriz (Patrícia Selonk).

SINOPSE

"Antes da coisa toda começar" mostra o espectro de um ator (interpretado por Ricardo Martins) começa a materializar suas lembranças corporificando a memória. Dessa corporificação, surgem três personagens que espelham as facetas de seu eu. São três personagens que enfrentam impasses decisivos diante da vida.

Serviço

Espetáculo "Antes da coisa toda começar", com a Armazém Companhia de Teatro. Direção de Paulo de Moraes. Dias 10 e 11 às 21h, e dia 12 às 20h, no Teatro Alberto Maranhão - Ribeira. Censura: 16 anos. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações 3222-3669

BANDA DE FREVO NO TERRAÇO DO RELÓGIO

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ângela Ro Ro em Natal

  Soltonacidade


A cantora e compositora carioca vai do samba à balada e do rock ao blues  no show “Ao Vivo”, que apresenta no dia 9 de fevereiro, às 21h, no Teatro Riachuelo.

No repertório, releituras de músicas de outros artistas, como “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinícius), "Risque" (Ari Barroso) e "Joana Francesa" (Chico Buarque), além de canções de sua autoria em parceria com outros compositores, a exemplo de “Meu grande amor” (Ângela e Ana Terra) e “Compasso” (Ângela e Ricardo Mac Cord).
SERVIÇO | SHOW DE ÂNGELA RO RO
Dia: 9 de fevereiro
Hora: 21h
Local: Teatro Riachuelo
Ingresso: R$ 100 e R$ 50 (meia)
Informações: 4008 3700 | teatroriachuelo.com.br

Iniciação Artística

  Fonte: Soltonacidade


A Escola de Música da UFRN abre, de 6 a 10 de fevereiro, inscrições para uma nova turma de Iniciação artística - CIART. As 24 vagas serão preenchidas através de sorteio. O curso é direcionado para crianças de 6 e 7 anos.

A inscrição deve ser feita na Secretaria do Curso Básico da Escola de Música, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O sorteio será realizado no dia 28 de fevereiro, às 18h, no auditório da instituição.  

Com três anos de duração, o CIART tem por objetivo preparar na criança uma consciência artístico-musical, por meio de diversas atividades como Prática Coral, Banda Rítmica, Oficina de Criação Musical, Flauta Doce, Educação Sonora e Apreciação Musical, Expressão Corporal e Literatura Infantil.

SERVIÇO | CURSO DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA DA EMUFRN
Inscrições: 6 a 10 de fevereiro (8h às 11h - 14h às 17h)
Local: Escola de Música da UFRN (rua Passeio dos Girassóis, s/n, Campus Universitário, Lagoa Nova)
Informações: 3215 3612 | www.musica.ufrn.br

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Som do Mar

Soltonacidade


Dia 5 de fevereiro, às 17h, na Praia dos Artistas, Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz inaugura o mais novo projeto cultural da cidade. Dedicado à música instrumental, o “Som do Mar” será realizado todos os domingos no terceiro piso do Shopping de Artesanato Mãos de Arte, aberto em dezembro de 2011 à beira-mar.

Vão ser sempre duas atrações; uma especial, às 17h, e outra às 19h. À exceção do domingo de carnaval (19), a segunda apresentação ficará sempre por conta do duo Naquele Tempo, tocando valsa, choro, tango, bolero, flamenco e outros ritmos. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870.

PROGRAMAÇÃO - FEVEREIRO

• 05/02 - Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz (17h) e duo Naquele Tempo

12/02 - Di Steffano e Trio (17h) e duo Naquele Tempo (19h)

19/02 - Orquestra de frevo (músicas de carnaval). Início: 17h

26/02 - Roberto Taufic e Trio (17h) e duo Naquele Tempo (19h)

Valéria reapresenta show Águas Claras na Casa da Ribeira

Jornal Tribuna do Norte


Faz mais de um ano que Valéria Oliveira oficializou sua paixão pelo samba da mineira Clara Nunes (1942-1983). Para isso criou o show "Em Águas Claras", apresentado em muitas ocasiões ao longo de 2011, com sucesso de público. Nesta quarta (01) e quinta-feira, às 20h, na Casa da Ribeira, Valéria reedita o show por um motivo ainda mais nobre. Lembrar os  70 anos de nascimento da sabiá. Afinal, se estivesse viva, ela faria aniversário este ano, exatamente no dia 12 de agosto.
Lúcio AzevedoValéria roda a saia e mostra o samba de Clara NunesValéria roda a saia e mostra o samba de Clara Nunes

O show em Águas Claras traz a voz doce e límpida de Valéria Oliveira ao som da banda formada por Jubileu Filho (baixo/trompete/vocal e direção musical), Alexandre Moreira (violão de 7 cordas e bandolin), Cacá Veloso (violão de 6 cordas), Gustavo Medeiros (cavaquinho), Déo (pandeiros e vocal), Aloysio Pisão (bateria), Kellinei (percussão e vocal), Ângela Castro e Tiquinha Rodrigues (vocais).

No repertório, algumas canções imortalizadas por Clara Nunes, como Tristeza pé no chão" (Armando Fernandes), "O canto das três raças" (Mauro Duarte/Paulo César Pinheiro), "Você passa eu acho graça" (Ataulpho Alves/Carlos Imperial), "O mar serenou" (Candeia), "Juízo final" (Nélson Cavaquinho/Élcio Soares) e Jardim da Solidão (Monarco), entre outros.

Valéria Oliveira, que completou recentemente vinte anos de carreira, com um grande show no Teatro Alberto Maranhão, além de ter apresentado a turnê No Ar (incluindo São Paulo) e o projeto Música no Ar. Em março, ela parte para sua próxima temporada internacional, agora em Nova Orleans - EUA.

A programação na cidade do jazz, está sendo organizada por Mitchel Player, produtor e baixista renomado que esteve em Natal acompanhando Tricia Boutté e sua banda incluindo Alonso Bowens (saxofonista vencedor do Grammy 2009) que se apresentaram, a convite de Valéria Oliveira, no Ocean Palace dentro da 8º Edição do Bourbon Street Fest promovida, em Natal, pela Green Point Produções.

Khrystal, Talma & Gadelha e DuSouto são premiados

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A décima edição do Prêmio Hangar de Música, que aconteceu terça-feira (31) à noite no Teatro Alberto Maranhão (Ribeira), escolheu os artistas que se destacaram durante o ano de 2011. Dentre os indicados, as bandas Talma&Gadelha e DuSouto, e a cantora Khrystal ficaram com os principais prêmios concedidos pelo júri oficial.
Adriano AbreuCantora levou a Clave de Sol nas categorias Melhor Intérprete e Artista do ano

Cantora levou a Clave de Sol nas categorias Melhor Intérprete e Artista do anoAlém das premiações tradicionais e dos shows que homenagearam Elino Julião e Luiz Gonzaga, também foram concedidos Troféu Clave de Sol em categorias especiais: o Duo Finlândia (SP/ARG), que abriu a programação, ficou com o Hangar de Música Instrumental; a cearense Água de Quartinha levou o Prêmio Hangar Nordeste; Criolo foi destacado com o Hangar de Artista Nacional; Williany Rodrigues, integrante do grupo As Nordestinas ganhou o Hangar Especial Talento Infantil; o Festival Forraço, da Inter TV Cabugi, faturou o Prêmio Hangar Especial Projeto Musical; e a Casa do Bem o de Ação Social.


O júri oficial foi formado por  Ednaldo Martins (locutor da FM Universitária), o produtor Alexandre Maia, Nilza rebouças (produtora da Funcarte), o músico Isaac Sol, Cinthia Lopes (jornalista e editora dos cadernos VIVER e FIM DE SEMANA da TRIBUNA DO NORTE), Leide Câmara (produtora e pesquisadora musical), Jota Mombaça, Paulo Sarkis (músico e presidente do Sindicato dos Músicos do RN) e Marcos Sá (jornalista e produtor) e Daniela Pacheco (jornalista).

Em Natal para receber o prêmio Hangar de Música  Instrumental, o Duo Finlândia faz mais uma apresentação em Natal antes de seguir viagem. Setá hoje, 22h, no Consulado Bar e Restaurante, na Ribeira. A abertura será de Geraldo Carvalho. Os ingressos custam R$ 10,00.

Lista dos premiados pelo júri

Revelação Musical do RN: Talma&Gadelha

Banda ou Grupo: DuSouto

Intérprete: Khrystal

Música: Cretino (DuSouto)

Instrumentista: Eduardo Taufic

Produtor Musical : Anderson Foca

Letrista / Compositor : Simona Talma

CD de artista Potiguar: E o Pior q´isso tudo Não é Ficção (daSilva e d malassomBROSband)

Show realizado: Clássicos da MPB (Camila Masiso e Orquestra Sinfônica da UFRN)

Artista do Ano: Khrystal

Vídeo Clipe: Cretino - DuSouto

Conheça os vencedores do Prêmio Hangar 2012


Publicação: 01/02/2012 08:46 Atualização: 01/02/2012 10:24
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A décima edição do Prêmio Hangar de Música aconteceu na noite dessa terça-feira (31), no Teatro Alberto Maranhão. O evento homenageou o Nordeste Musical de Elino Julião e Luiz Gonzaga, e premiou 11 categorias de música local.

Conheça os vencedores:

Revelação Musical do RN
1- Maguinho daSilva e d malassomBROSband
2- Juão Nin (AK47 / Andróide Sem Par)
3- Linha de Passe
4- Los Costeletas Flamejantes
5- Talma&Gadelha

Melhor Banda ou Grupo
1- Camarones Orquestra Guitarrística
2- DuSouto
3- Eu, Edu e os Caras
4- PeduBreu
5- RastaFeeling

Melhor Intérprete
1- Clara Pinheiro (Clara e a Noite)
2- Khrystal
3- Liz Rosa
4- Simona Talma (Talma&Gadelha )
5- Valéria Oliveira

Melhor Música
1- Avenida da Canção (Maguinho da Silva / daSilva e d malassomBROSband)
2- Cretino (DuSouto)
3- O Roqueiro e a Hippie (Talma&Gadelha)
4- Tango no Hospício Encantado (Franklin Nogvaes / Antônio Ronaldo)
5- Zona Norte/Zona Sul (Khrystal / Ricardo Baia)

Melhor Instrumentista
1- Antonio de Pádua
2- Eduardo Taufic
3- Edu Gomez
4- Fábio Rocha (Fabão)
5- Gustavo Cocentino

Melhor Produtor Musical
1- Anderson Foca
2- Franklin Nogvaes
3- Jubileu Filho
4- Raphael BJoe
5- Zé Marcos

Melhor Letrista / Compositor
1- Bruno Alexandre
2- Ivando Monte
3- Maguinho Da Silva
4- Luiz Gadelha
5- Simona Talma

Melhor CD de artista Potiguar
1- +QImperfeiro (Romildo Soares)
2- E o Pior q´isso tudo Não é Ficção (daSilva e d malassomBROSband)
3- Matando o Amor (Talma&Gadelha)
4- Nosso Disco Dava um Filme (Projeto Trinca)
5- Samba no Beco (Arquivo Vivo)

Melhor Show realizado
1- Clássicos da MPB (Camila Masiso e Orquestra Sinfônica da UFRN)
2- Do Mar ao Sertão (Carlos Zens)
3- E o Pior q´isso tudo Não é Ficcção (daSilva e d malassomBROSband)
4- O Trem (Khrystal)
5- 20 anos de carreira – No Ar (Valéria Oliveira)

Artista do Ano
1- Camila Masiso
2- Maguinho Da Silva
3- Khrystal
4- Talma&Gadelha
5- Valéria Oliveira

Melhor Vídeo Clipe
1- Com a Água no Pescoço – Camarones Orquestra Guitarrística
2- Cretino – DuSouto
3- Estirado no Estirâncio – Os Poetas Elétricos
4- O Roqueiro e a Hippie – Talma&Gadelha
5- Zona Norte / Zona Sul – Khrystal

"Todo Avental" em cartaz na Casa da Ribeira




Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O espetáculo "Todo Avental" fica em cartaz na Casa da Ribeira, com apresentações às 20h nos dias 3, 4, 11 e 12 de fevereiro. A montagem, da Bololô Cia Cênica, é uma adaptação do texto “Avental todo sujo de ovo”, de Marcos Barbosa. O elenco é formado por Paulinha Medeiros, Arlindo Bezerra, Potyra Pinheiro e Rodrigo Silbat e a direção é de Alex Cordeiro.

A história se passa numa pequena cidade do interior brasileiro, onde uma mãe não consegue esquecer, nem por um único dia, a ausência de quase vinte anos que seu filho deixa em todos os lugares da modesta casa e do seu coração.

Nesse tempo de espera, no compasso da desesperança e da dor, seu esposo também adoece e, a seu modo, cultiva a presença do filho, nas constantes visitas à caixa dos correios.

SERVIÇO | TODO AVENTAL

Datas: 3, 4, 11 e 12 de fevereiro
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52)
Hora: 20h
Ingresso: R$ 5
Informações: 3211 7710