Fonte:Jornal Tribuna do Norte
O Teatro Alberto Maranhão completa 108 anos neste sábado, dia 24, mas a programação festiva será promovida no início da próxima semana, na segunda (26) e terça-feira (27), com presença do diretor e dramaturgo paulistano José Celso Martinez Corrêa, ou simplesmente Zé Celso. Uma das figuras mais emblemáticas do teatro brasileiro, ele vem a Natal para ministrar oficina e proferir palestra. A última vez que o criador do Teatro Oficina esteve na cidade foi em 2006, a convite da Funcarte no Teatro Sandoval Wanderley, durante evento alusivo ao Dia Mundial do Teatro, data comemorada no próximo dia 27.
Emanuel AmaralZé Celso no Sandoval Wanderley, em 2006
A oficina com Zé Celso será realizada no TAM, na segunda-feira, às 14h, e está direcionada para atores e performers - inscrições através do telefone (84) 3232-9702. Já na terça-feira (27), às 20h, também no Teatro Alberto Maranhão, o diretor protagoniza palestra aberta ao público. Toda a programação é gratuita.
José Celso Martinez Corrêa, ao lado do também diretor teatral Amir Haddad, fundou o grupo do Teatro Oficina em 1958, em São Paulo, e com a encenação do espetáculo "O Rei da Vela" (1967), de Oswald de Andrade, marcou o início do teatro pós-moderno no Brasil. A capacidade provocadora do diretor se tornou referência mundial no teatro contemporâneo, e hoje Zé Celso colhe admiração e respeito por artistas de todas as áreas. Seu trabalho, muitas vezes encarado como orgiástico e antropofágico, distingue-se pelo experimentalismo, pela irreverência e pela inovação inquieta. Foi na sede do Oficina que lançaram oficialmente o manifesto do Tropicalismo, no final da década de 1960.
Nenhum comentário:
Postar um comentário