segunda-feira, 19 de março de 2012
Um Olhar sobre o Brasil
Publicado no http://blogdobarbosa.jor.br/
por Carlos A. Barbosa | março 13, 2012 | Hora postada: 13:53
por Anchieta Xavier
Aprende-se no início do ensino fundamental que o povo brasileiro origina-se basicamente de três raças. Os índios habitavam a extensa faixa territorial, hoje, conhecida por Brasil; os brancos, que aparecem em nossa História superficial, como descobridores e os negros, trazidos do Continente Africano na condição de escravos.
Partindo deste princípio, não é difícil compreender, que somos notadamente um povo multiétnico, que se origina numa surpreendente miscigenação. Fundindo-se, cada grupo étnico foi perdendo sua identidade. Como bem disse Darcy Ribeiro:
“Foi desindianizando o índio, desafricanizando o negro, deseuropeizando o europeu e fundindo suas heranças culturais que nos fizemos. Somos, em conseqüência, um povo síntese, mestiço na carne e na alma, orgulhoso de si mesmo, porque entre nós a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Um povo sem peias que nos atenham a qualquer servidão, desafiado a florescer, finalmente, como uma civilização nova, autônoma e melhor”.
O ensaio fotográfico, ora apresentado, busca mostrar algumas características das etnias que formam a base cultural do Povo Brasileiro, observando que nós brasileiros, de maneira geral, nos comportamos como uma grande nação, que pertence a uma mesma etnia.
Exposição realizada na Universidad Iberoamericana – Ciudad de México – México
De 8 de setembro a 14 de outubro de 2011
Organizada pela “Coordinación de Difusión Cultural”
Exposição realizada no Ex Convento del Carmen – Gudalajara, Jalisco – México
De 28 de setembro a 28 de outubro de 2011
Organizada pela “Secretaría de Cultura de Guadalajara”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário