segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Clotilde Tavares na Bienal do Livro de Pernambuco

A escritora Clotilde Tavares estarará na Bienal do Livro de Pernambuco no próximo sábado, dia 24, às 15 horas, no Café Cultural, onde juntamente com a pesquisadora Maria Alice Amorim, promoverá um bate-papo sobre literatura de cordel. Depois, estará à disposição para autografar seu novo livro "O Verso e o Briefing: a publicidade na literatura de cordel". Confiram!





A cultura popular e o livre mercado.
Livro de Clotilde Tavares conta a história da relação da Literatura de Cordel com a publicidade.

                      
  
O registro de uma das mais valiosas manifestações culturais nordestinas e sua relação com um fenômeno do mundo contemporâneo é o tema central do livro “O Verso e o Briefing – A Publicidade na Literatura de Cordel”. A obra promove um resgate da história dos “folhetos” confeccionados por poetas do interior desde o seu surgimento, passando pelas inúmeras temáticas utilizadas, até chegar a um tipo bem específico de cordel: “o folheto de propaganda”, usado para divulgar produtos, empresas, políticos ou ideias.

A publicação conta como a Literatura de Cordel criou, não apenas uma forma de escrever, mas também de compor, imprimir, divulgar e distribuir, fazendo surgir todo um sistema literário organicamente articulado que preencheu as necessidades das comunidades isoladas e iletradas dos sertões nordestinos. Também são mostrados exemplos de folhetos de propaganda, usados por grandes anunciantes, candidatos, produtos medicinais e diversos outros.

A autora do livro, a escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, decidiu escrevê-lo após apresentar um trabalho sobre o tema na renomada Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Como o assunto teve muita aceitação entre estudantes e profissionais da área, Clotilde resolveu aprofundar ainda mais suas pesquisas e elaborou o texto publicado pela editora potiguar Jovens Escribas e que vem sendo lançado em diversos Estados Brasileiros.

A autora:
Clotilde Tavares nasceu em Campina Grande (PB), mas reside em Natal (RN) há mais de 3 décadas. Formou-se médica, mas trocou a rotina de consultórios e hospitais por uma sólida carreira literária.  Escritora, dramaturga, professora, cronista e pesquisadora, publicou os livros “A botija”, “A agulha do desejo”, “Natal, a noiva do sol” e vários outros.

Contatos da autora:
Clotilde Tavares – clonews@digi.com.br
(84) 8723-1518

Editora Jovens Escribas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário