Uma pequena mostra do primeiro festival internacional de filmes que tratam sobre energia nuclear e riscos radioativos será exibida em Natal até amanhã no auditório da livraria Siciliano do Midway Mall. O "International Uranium Film Festival" aconteceu em maio no Rio de Janeiro e a mostra itinerante chega ao Nordeste através de parceria firmada com a Ong Baobá - antes de Natal, já houveram exibições em Recife e João Pessoa, e em seguida desembarca em Fortaleza. O acesso ao evento é gratuito e conta com a presença do pacifista norte-americano Damacio Lopez, que irá proferir palestra sobre os riscos e as implicações que envolvem a fabricação de armamentos nucleares.
DivulgaçãoDamacio Lopez está em Natal para falar sobre os riscos da energia nuclear
Hoje, das 19h às 21h, serão exibidos os longas-metragens "Into Eternity" (Ao Infinito, 2010, 75min), do diretor dinamarquês Michael Madsen; e o norte-americano "The Return of Navajo Boy" (O Retorno do Menino Navajo, 2000-2008, 57min). O primeiro trata da falta de destinação adequada ao lixo radioativo, que precisam de um depósito seguro por pelo menos 100 mil anos, e questiona se o procedimento é realmente possível. "Quem vai proteger este lixo por cem mil anos?", questiona o diretor com sua obra. Já o segundo longa traz às telas, como personagem principal, o povo Navajo, do estado do Arizona, cenário dos principais filmes de cowboy e terra das primeiras minerações de urânio para as bombas nucleares dos EUA.
Amanhã (terça, 23), as sessões acontecem das 10h às 21h, com exibições de "Césio 137 - O brilho da morte" (Brasil, 2003, 24min), de Luiz Eduardo Jorge; "Pedra Podre" (Brasil, 1990, 26min), de Eve Lise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti e Walter Behr; e "A Fala do Cacique" (Brasil, 2008, 20min), dos diretores Norbert G. Suchanek e Márcia Gomes de Oliveira.
"O festival tem a intenção de educar ambientalmente, e mostrar o trajeto do urânio desde sua extração até o uso nas usinas nucleares. Também pretendemos, com a exibição da mostra, incentivar novas produções audiovisuais sobre o tema", disse Haroldo Mota, coordenador da Ong Baobá e responsável pela mostra itinerante.
Informações através dos telefones 9927-6555 / 8815-2259 e na página eletrônica www.uraniumfilmfestival.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário