quarta-feira, 10 de julho de 2013

Recital "Para Sempre Oriano" homenageia pianista potiguar




O Duo de Piano Romano-Rodrigues fará o segundo recital da temporada 2013 e conta, mais uma vez, com a participação da pianista Igara Cabral. Criado em abril de 2012 pelos pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues com o objetivo de divulgar o repertório para piano a quatro mãos, o duo, desta vez, dedica o recital Para Sempre Oriano a um dos maiores expoente do instrumento no Rio Grande do Norte – Oriano de Almeida, falecido em 2004. A data é especial pois em 15 de julho Oriano comemoraria 92 anos. O recital acontece às 20 horas no auditório Oriano de Almeida da Escola de Música da UFRN. A entrada é franca. Capacidade máxima para 60 pessoas.
Nascido em Belém-PA, ainda criança veio para Natal-RN com o objetivo de estudar música com o pianista Waldemar de Almeida. Depois, seguiu para o Rio de Janeiro onde aprimorou seu talento com Madalena Tagliaferro. Em 1949 foi premiado com o diploma de honra no IV Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin, em Varsóvia. Pianista de carreira brilhante, fez sucessivas turnês pela América do Sul, Estados Unidos e Europa, sempre logrando êxito. No final da década de 1950, sua popularidade extrapolou as salas de concertos ao participar do programa de perguntas e respostas O Céu é o Limite da TV Tupi, onde foi vencedor respondendo sobre a vida e obra do compositor Frédéric Chopin. Oriano foi um dos grandes intérpretes de Chopin no século XX, tendo gravado toda a sua obra.
No Brasil, Oriano foi um dos autores do famoso Manifesto de 1944 do Grupo Música Viva. Foi membro da Academia Norte Riograndense de Letras, sucedendo Câmara Cascudo. Em 2010, a UFRN concedeu-lhe o título de Doutor Honoris Causa; a Câmara dos Deputados Estaduais, através do Deputado Fernando Mineiro, atribuiu o título de Cidadão Norte Riograndense (in memoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário