sábado, 31 de março de 2012

BRUNA HETEZEL canta hoje no Jobim(31/03)


Gil evoca sua máquina de ritmos


Jornal Tribuna do Norte
Yuno Silva - repórter

A constante construção, desconstrução e reconstrução musical de Gilberto Gil, um dos responsáveis pelo processo de modernização da música popular brasileira desencadeado no final dos anos 1960, ganha ares rebuscados no show "Ensaio Geral - Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo", a ser apresentado hoje (31/03), às 21h, no Teatro Riachuelo. O projeto confere a oportunidade de apreciar um repertório de grandes sucessos com uma roupagem mais sofisticada e erudita - característica alcançada, principalmente, pela presença luxuosa do arranjador e maestro Jaques Morelenbaum, que também toca violoncelo durante o show.
Pedro VilhenaDistante da polêmica política cultural, Gilberto Gil fala ao VIVER sobre novo disco, mercado musical e turnê pelo norte dos Estados Unidos.Distante da polêmica política cultural, Gilberto Gil fala ao VIVER sobre novo disco, mercado musical e turnê pelo norte dos Estados Unidos.

Morelenbaum acompanha Gil (voz e violão), o filho do cantor Bem Gil (violão e guitarra), o violinista e rabequeiro Nicolas Krassik e o percussionista Gustavo di Dalva, igualmente responsável pelas batidas eletrônicas que emolduram o quinteto em determinados momentos. Prestes a completar 50 anos de carreira, Gilberto Gil buscou no som lúdico das cordas a inspiração para um espetáculo original e intimista.

"Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo" vem sendo pensado desde 2006, quando o baiano circulou com o espetáculo de voz e violão "Gil Luminoso". Na época, já contava com o reforço do filho guitarrista, e o encontro acabou gerando outro projeto: o álbum "Banda Dois", de 2009. É aí que entra Jaques. A trilha sonora impecável do trio ganhou um tom ainda mais desafiador com a chegada do violinista Krassik, herdeiro da tradição francesa de violinistas de jazz dedicados à música brasileira, e do percussionista Gustavo di Dalva. Este último, por sua vez, já acompanhava Gil e trouxe para incrementar o som do conjunto um universo rítmico de máquinas eletrônicas, favorecendo o encontro entre o moderno e o antigo, entre o pop e o regional, uma subversão original e irresistível, é marca do trabalho de Gilberto Gil.

"Concerto de Cordas..." estreou em maio deste ano, com presença de orquestra de 40 músicos, nos palcos do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, e para viabilizar turnê nacional do espetáculo optou-se pelo formato enxuto. O quinteto fará poucas apresentações de "Ensaio Geral - Concerto..." entes de voltar à configuração inicial, ou seja o show de amanhã é um convite à imersão entre frases musicais melódicas e a voz marcante voz de Gil, que concedeu a seguinte entrevista ao VIVER:

Serviço: Show "Ensaio Geral: Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo" de Gilberto Gil. Hoje (31/03), 21h, no Teatro Riachuelo. Ingressos à venda na bilheteria do teatro por R$ 160 e R$ 80 (meia)

ENTREVISTA

GILBERTO GIL

TRIBUNA DO NORTE: Gil, o repertório do show "Ensaio Geral: Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo" traz músicas inéditas ou a grande novidade é o formato da banda?

GILBERTO GIL: O repertório mistura músicas de vários períodos de minha já longa carreira e algumas inéditas. O formato e a sonoridade desta formação, possibilitaram muitas novidades mesmo nas músicas mais conhecidas do meu repertório.

Você vem com quinteto completo: Bem Gil, Jaques Morelenbaum, Krassik e Gustavo di Dalva? 

Pois é, um quarteto e mais eu de voz e violão. Um quinteto, portanto.

Uma das características do seu trabalho é a experimentação, a renovação. Compor é um exercício diário para você?

Não é um exercício diário, mas quando acontece é irresistível. A experimentação e as novidades no meu trabalho vem de uma inquietação que acho que é o que move o artista.

Desde 2006, com o lançamento de "Gil Luminoso" (voz e violão), você tem intercalado discos intimistas com outro mais, digamos, extrovertidos - ora com banda ora voz e violão(ões). Esse "risco" (entre aspas) funciona como uma espécie de combustível para sua música?

Gosto de fazer uma turnê com um espetáculo, intercalar outro show no meio, voltar ao formato banda, voltar ao formato voz e violão... Este ano, por exemplo, teremos esse espetáculo que apresento agora em Natal e que levarei em julho para a Europa e em setembro para países da América Latina. Já em outubro e novembro, levo o (novo disco) "Fé na Festa" aos Estados Unidos e México, ainda ainda mostrei esse trabalho de que tanto gosto aos americanos do norte.

Muito se fala em pirataria, que a indústria fonográfica acabou, dos empregos perdidos de um lado e a geração de novos por outro etc. Dentro desse novo contexto midiático, como enxerga o futuro do mercado musical?

O mercado musical sempre existirá pois a música vai seguir o seu caminho independente dos meios de se difundi-la ou vendê-la.  Não me preocupo muito com isso pois tudo é muito novo e mutante no mundo digital.

A partir desse entendimento (das perspectivas de futuro), como um artista da nova geração pode se destacar nesses tempos de internet, downloads, instantaneidade e redes sociais? Será cada vez mais difícil aparecer novos Caetanos e Gilbertos no cenário da música brasileira?

Acho que os novos artistas tem uma infinidade de possibilidades, de surgir muito maiores do que quando os "Caetanos e Gilbertos" surgiram.  Hoje se grava um trabalho no quintal de casa, se divulga sozinho via redes sociais, se tem acesso ao trabalhos de terceiros via downloads...

E como ficará a relação compositor x direitos autorais dentro dessa ótica?

Isto ainda está sendo estudado de modo a preservar a autoria da canção e ao mesmo tempo das acesso a ela por todos.

Qual sua avaliação da atuação do Ministério da Cultura nesta atual gestão Dilma Rousseff? Avançou ou muita coisa foi desfeita?

Não tenho acompanhado muito de perto a atual gestão do MinC, mas tenho a impressão que a Dilma está satisfeita.

sexta-feira, 30 de março de 2012

CORAL DA POTIGÁS DISPONIBILIZA VAGAS


 

O Coral da Potigás disponibiliza vagas para novos componentes. Os ensaios acontecem todas às sextas-feiras na Empresa Potigás, das 17h às 20h. Para participar basta confirmar sua presença através de email ou telefone e comparecer no horário e local do ensaio para uma breve entrevista. O pré-requisito é gostar de cantar e dispor de tempo para os ensaios e apresentações do coro.
  
Inscrições e informações: 3204-8500/ ramal 295, 8847-3643
 
Layssa Luciana - Secretária do Coral - layssa.estagiario@potigas.com.br
Érica Pelicano, coordenação do Coral - erica@potigas.com.br  
Valdira Pontes, assistente de direção - mariavaldira@hotmail.com
Leandro Rocha, regente- acisum2@yahoo.com.br


POTIGÁS
Av. Brancas Dunas, 485 - Candelária (Por trás do Natal Shopping)
 


O Coral da Potigás foi criado em setembro de 2010 objetivando contribuir para o desenvolvimento sócio-artístico e cultural do Rio Grande do Norte através da música. Sua criação deve-se a dedicação dos funcionários, principalmente em querer representar a Companhia, sentindo-se recompensados pela qualidade da empresa. Seriedade, motivação, esforço e trabalho são os princípios que levam a equipe a desenvolver suas atividades em busca de tornar digno o padrão de excelência da Potigás. Entre as apresentações realizadas pelo coral destaca-se a participação em eventos internos da própria empresa, como em confraternizações e seminários, a inalguração do Teatro “Espaço Avoante” na cidade de Currais Novos e o Encontro Nacional de Corais da Cidade do Natal. O Coral da Potigás conta a direção de Leandro Rocha e sua assistente Valdira Pontes.

LEANDRO ROCHA continua as gravações de seu novo CD

As gravações para o novo cd de Leandro Rocha seguem o cronograma com novas faixas gravadas e editadas na última quinta-feira, 29 de março de 2012. A produção está sendo realizada no Hstúdio e dirigida pelo grande músico e amigo Humberto Luiz.


  

Além de um ambiente intimista climatizado, o Hstúdio possui um maravilhoso piano de calda Yamaha que permite sonoridades incríveis! Para quem ama o som de piano acústico este é o melhor lugar para gravação. Em breve mais notícias. Aguardem!

 
  



H Studio e Produções Musicais
Rua Teodorico Guilherme 2224-1, Morro Branco, Natal/RN - Brasil
Email: hstudio.som@hotmail.com

Apoio:






quinta-feira, 29 de março de 2012

SÉRGIO GROOVE NO PROJETO SOM DO MAR





Domingo no Projeto ''Som do Mar'' ás 17h tem o show  "SambaFunkGrooveSoul" do Baixista Sergio Groove. Ao lado dele os execelentes Eduardo Taufic Darlan Marley e a participação do saxofonista Fábio Isaac. às 19h a programação continua com o Boa Idéia Trio que tem na formação Kleber Moreira Klênio Barros e Iury Matias. Os shows acontecem no Shopping Mãos de Artes na Praia dos Artistas com acesso e estacionamento gratuitos. Em caso de chuva as apresentações são realizadas na parte interna e coberta da praça de Alimentação. Maiores Informações 9175-9870

Concertos SESC Partituras



Lançamento Nacional do site “SESC Partituras”

No dia 14 de abril serão realizados concertos simultâneos em 23 estados do ,país (AC, AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, MT, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RS, RO, RR, SC, SE, TO, RN e RJ) . Os concertos serão realizados por músicos locais incluindo grupos de câmara, corais, solistas e orquestras. Todo o repertório apresentado consta do acervo SESC Partituras.
A proposta é divulgar nacionalmente o lançamento do site “SESC Partituras” enfatizando seu propósito de difundir a música brasileira, estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da musica escrita no Brasil.
O site permitirá ao público em geral o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.
Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.
Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos e fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros.


Daniel Aguiar de Rezende
Setor Cultura SESC RN
84 - 3211 5577 (SESC)
84 - 9124 1763 (SESC)
84 - 8708 4278 (part.)
xilofonica@yahoo.com.br

PALCO GIRATÓRIO EM ABRIL



"Quartas Musicadas no Café 1911"

Fonte: Casa da Ribeira
A boa música em diálogo com outras formas de arte é o tema principal do "Projeto Quartas Musicadas" que acontecerá toda primeira quarta-feira de cada mês na Casa da Ribeira. Aproveitando todo o charme do "Café 1911" os cantores Joca Costa e Heliana Pinheiro reproduziram uma grande viagem musical pelo universo do cinema, dança, teatro, moda, perfumes e sabores.



Na estreia o duo conduzirá uma viagem revivendo belas canções de filmes do cinema mundial, sem esquecer o cinema brasileiro. No repertório estão imagens e sons que se misturam em cenas dos filmes: Casa Blanca, Bicho de Sete Cabeças, Lisbela e o Prisioneiro, Hair,Tender is the night, Stand by me.

No cardápio, além das deliciosas tapiocas, bolos e panquecas de dona Chica, drinques e sucos acompanharão a noite.
O Lançamento da quarta musicada será quarta, dia 04/04 às 19h no Café 1911 da Casa da Ribeira. A plateia é reduzida a no máximo 50 pessoas. Reservas podem ser feitas pelo 3211-7710.

Serviço:
04 de Abril de 2012 às 19h Duo Heliana & Joca
Valor: R$ 10,00 (Promocional)
Mais informações: (84) 3211-7710

FRANCOPHONIE, últimos dias


De 20 a 31 de março a Aliança Francesa de Natal está comemorando a festa da cultura e língua francesas: cinema, leituras encenadas de poesias, exposições, gastronomia, música e dança em uma semana dedicada a experiência cultural da Francofonia. Celebrada anualmente em mais de 70 países, essa festa iniciou no dia 20/03 e segue até o dia 31, numa grande comemoração ao DIA MUNDIAL DA FRANCOFONIA, no Auditório Patrick Herpin.


SEXTA | 30 MARÇO 2012
15h30
Exposição dos paises francófonos(música-documentarios-degustações)
17h30
Apresentação e atelier DANÇA ZOUK.
SÁBADO | 31 MARÇO 2012
11h
Conferência sobre a Francofonia e debate com o jornalista francês Steve Bonet (trabalha para revista da região Midi-Pyrénées).
Encerramento da Festa da Francofonia.

Informações:   http://afrnatal.wordpress.com/

ORQUESTRA BOCA SECA (RN) – NEGA BALANCE


Fonte: DoSol (http://www.dosol.com.br/)
Ainda em 2009 o quarteto potiguar Orquestra Boca Seca começou a registar seu primeiro trabalho no Estúdio Dosol. Ficaram um tempo parados, priorizando outros projetos e agora finalmente soltam para degustação de quem curte dançar “Nega Balance”, primeiro trabalho da banda. O disco passeia pelo samba rock, com pitadas de reggae, ska e ritmos latinos, bem na praia do que a banda costuma arepsentar nas noites potiguares. Para o fim do álbum ainda rolam três faixas ao vivo que também são vídeos, gravadas para o vídeo release do grupo no Centro Cultural Dosol.
O material é coisa fina e ainda conta com gente como Pádua, Nemias, Gilberto CAbral, Maguinho da Silva, entre outros excelentes músicos potiguares no decorrer da bolacha. A produção é da banda com co-produção de Anderson Foca. Deguste, baixe e espalhe e nêga, vamos balançar?


Flúvio e o Mar

Soltonacidade

Um menino com um destino de onda, um desejo de mar. Assim é Flúvio, herói da peça “Flúvio e o Mar”, espetáculo infanto-juvenil que o Coletivo Atores à Deriva apresenta neste domingo (1º de abril), às 17h, na Casa Ribeira.

Flúvio mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e um dia decide partir numa aventura em busca do mar. Em sua jornada ele encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda, e João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe.
Todos aparecem no caminho de Flúvio alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, o menino encontra o mar, mas percebe que está cheio de lixo, consequência de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que irá escolher? Será que este é um destino sem volta?
SERVIÇO |  FLÚVIO E O MAR
Dia: 1º de abril (domingo)
Hora: 17h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)
Entrada: R$20
Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br
Foto: Maurício Cuca

Titina Medeiros será Socorro em Cheias de Charme


Jornal Tribuna do Norte

 Cheias de Charme, a próxima novela das 19h da Rede Globo, deverá ganhar no mínimo algumas centenas a mais de espectadores norte-riograndenses. Com estreia confirmada para 16 de abril, a novela que vai substituir  Aquele Beijo marcará a estreia da atriz potiguar, natural de Acari, Titina Medeiros, que já chega com estatus de "quinta protagonista", segundo reportagem postada ontem no portal da revista Veja. "É como os autores Filipe Miguez e Izabel Oliveira vêm chamando a personagem dela, Socorro, uma empregada sem jeito para o trabalho doméstico - cozinha mal, é preguiçosa e atrapalhada".
TV GloboTitina no papel da doméstica que inferniza a vida das colegasTitina no papel da doméstica que inferniza a vida das colegas

Com um pé na vilania e fã da cantora de eletroforró Chayene (papel vivido por Cláudia Abreu, numa caracterização semelhante à Joelma, da banda Calipso), ela inferniza a vida de outra doméstica, a Rosário, que trabalha na casa da cantora.

Segundo a sinopse no portal de Cheias de Charme, Titina será "a pedra no sapato de patroas e empregadas" do condomínio. Como diriam por aqui, Socorro é o cão chupando manga.  Ao contrário de Cida (Isabelle Drummond), Penha (Taís Araújo) e Rosário (Leandra Leal) e tantas outras empregadas domésticas que ralam pesado para pagar as contas no fim do mês, ela está sempre maquinando uma forma de se dar bem sem esforço.

Com 16 anos de carreira no teatro potiguar e destaque nacional na companhia Clowns de Shakespeare, Titina Medeiros faz sua primeira novela. Para a atriz, Socorro tem um quê de folclórico. "Ela é o Saci-Pererê, que é uma figura mítica que vem para provocar o caos. E é um malvado que ninguém percebe como malvado. Ele é visto com graça. A Socorro é essa figura popular dentro da novela. Ela faz errado, mas ela é engraçada, ela é humana", explica Titina que aposta que a empregada irá conquistar o público pelo humor.

Em reportagem publicada no VIVER, em janeiro deste ano, Titina lembrou como foi chamada para o papel:  "No ano passado estávamos participando do Festival de Teatro de Curitiba e dois produtores da TV Globo me convidaram para um teste".

Além de Cláudia Abreu, Leandra Leal e Titina Medeiros, Cheias de Charme tem Taís Araújo e Isabelle Drummond nos papeis principais. Cheias de Charme acompanha a vida dessas  empregadas domésticas do mesmo condomínio, que vão se conhecer e formar um trio musical de sucesso.  O empresário delas será Tom Bastos (Bruno Mazzeo), que tentará se aproveitar ao máximo do talento das meninas. O trio também terá que encarar a inveja da patroa Chayenne (Cláudia Abreu), rainha do eletroforró.

A história é escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, que estreiam como autores titulares de uma trama, e é dirigida por Denise Saraceni.

Com informações do portal TVGlobo/Cheias de Charme

O choro chora


Do Jornal Tribuna do Norte

Yuno Silva - repórter

O choro chora a perda de Ademilde Fonseca (1921-2012), umas das maiores cantoras que o Brasil já teve. Potiguar de São Gonçalo do Amarante, Ademilde faleceu ontem à noite no Rio de Janeiro, por voltas das 23h30, em virtude de um ataque cardíaco fulminante. Ela morava na capital carioca desde o início dos anos 1940, onde formou família e construiu uma carreira que já ultrapassava as sete décadas. Ao gravar a clássica "Tico-tico no fubá", de Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros, se tornou a primeira intérprete a colocar voz em um chorinho, gênero até então exclusivamente instrumental, e ganhou o título de "Rainha do Choro".
DivulgaçãoTítulo de Rainha Do Choro foi concedido em 1941 pelo flautista e maestro carioca Benedito Lacerda, com quem Ademilde interpretou Tico-Tico No Fubá.Título de Rainha Do Choro foi concedido em 1941 pelo flautista e maestro carioca Benedito Lacerda, com quem Ademilde interpretou Tico-Tico No Fubá.

Com um histórico de problemas cardíacos, a cantora mantinha a saúde em dia com consultas e exames frequentes, tomava remédio para controlar obstruções nas artérias e mantinha uma rotina normal. Aos 91 anos, estava em plena atividade e tinha compromisso marcado em Natal no próximo dia 23 de abril, Dia do Choro, quando iria apresentar o show "De mãe pra filha", no qual dividiria o palco com a filha (única) Eymar Fonseca. Na programação ainda constava participação especial do cantor Rodolfo Amaral, de quem se considerava madrinha musical. Ademilde deixa duas netas e quatro bisnetos. Seu corpo foi sepultado ontem à tarde no cemitério São João Batista, zona Sul do Rio.

Lembrada pelo pioneirismo musical e seu passado de sucessos, a artista se mantinha atenta ao presente e mantinha perfil em rede social onde se apresentava da seguinte maneira: "Sou cantora, única no gênero de chorinho. Sou mãe, avó e bisa. Sou organizada, mas esqueço onde ponho minhas coisas. Gosto de casa limpa, arrumada e cheirosa. Não procuro mais os meus amigos com medo de incomoda-los. Alguns me chamam de anti-social. (…) Agradeço a Deus por ter me dado o dom de cantar, cantando pude ajudar muitos familiares e educar minha filha."

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou por telefone com a neta de Ademilde, Anna Lúcia, 41, sobre o ocorrido. Emocionada, ela lembra que a avó estava bem e cheia de planos: "Ela estava vendo televisão e quando ia até a varanda teve o ataque cardíaco. Foi fulminante. O que me consola é vovó não ter sofrido, era tudo pra mim, como uma mãe."

Lúcia informou que, apesar do estado de saúde de Ademilde ser delicado a situação estava sob controle. "Ela era muito ativa, vivia limpando a casa, e tomava remédio controlado. Há dois anos foi diagnosticado um problema nas artérias que irrigam o coração, tinha mais de 90% delas obstruídas, mas como o corpo havia criado ramificações os médicos disseram que não havia necessidade de operação, que poderia viver assim tranquilamente", lembrou a neta.

"Era a professora de todas as gerações", diz músico

Em março do ano passado, Adenilde teve sua vida e obra contada no especial PBambas, do Canal Brasil, apresentado pelo jornalista e crítico musical Tárik de Souza. O programa teve presença da cantora potiguar Khrystal.  Ela voltaria a Natal para show agora em abril.

O bandolinista Alexandre Moreira estava escalado para acompanhar Ademilde no show que ela faria em Natal em abril. Para Moreira, Ademilde foi responsável por ampliar as possibilidades do choro. "Foi a pioneira do chorinho cantado, era a professora de todas as gerações posteriores. Depois dela, muitos compositores passaram a reescrever e compor choros com letra. Ademilde está para o choro como Pelé está para o futebol", compara o músico.

Alexandre explicou que o choro tem uma extensão melódica que pede grande performance vocal, como lançar mão do falsete. "Ela fazia isso muito bem, tinha uma técnica apurada. Uma vez me falou: 'Alexandre, não é fácil cantar choro, ainda mais esse tempo todo!' Estava cansada, muito por causa da saúde, e passou a dividir os vocais com a filha Eymar."

Moreira e outros músicos de choro, como Fernando Botelho (violão de 7 cordas), Domício Damásio (violão) e Rafael Almeida (cavaquinho), estão planejando um show em homenagem à Ademilde no próximo dia 24, e "tudo indica que será no Teatro de Cultura Popular da FJA", adianta.

O músico Camilo Lemos, instrumentista da Banda Sinfônica do Município, chegou a se apresentar uma vez ao lado de Ademilde Fonseca em um show especial montado pela Banda Sinfônica. Ele considera Ademilde a "diva do choro no Brasil." Lemos explica que cantar chorinho "não pra qualquer um" e que "até hoje são poucos os cantores e cantoras de choro" capazes de acompanhar as variações instrumentais do gênero: "O choro requer uma dicção muito articulada, e antes dela praticamente as composições, apesar de terem letra, eram registradas apenas no formato instrumental tamanha a dificuldade para os intérpretes."

O produtor Marcelo Veni, idealizador do Prêmio Hangar de Música, prestou homenagem em 2005 à Era do Rádio e concedeu prêmio especial à Ademilde. "Ela colocou voz onde não existia. Realmente uma perda irreparável para a música brasileira."

Um fã dedicado

O cantor Rodolfo Amaral, fã confesso de Ademilde desde criança e espécie de porta-voz da família no RN, conheceu a "Rainha do Choro" aos 15 anos, nos anos 1990, pouco antes de começar a cantar profissionalmente. Era o elo mais forte de Ademilde com a música potiguar. "Meu mundo caiu quando recebi ligação da família às 1h20 da madrugada. Não dormi mais. Ia fazer um show com ela em abril e íamos viajar juntos de volta ao Rio de Janeiro, onde iríamos gravar alguns vídeos com depoimentos dela sobre nossa amizade, disse que poderiam ajudar e que eu poria mostrar antes dos meus shows. Não deu tempo", lamenta Amaral.

Com voz embargada, ele contou que a amizade havia se intensificado a partir de 2009. "Comecei a ir visitá-la no Rio de Janeiro, fazíamos tudo juntos: passeios, almoço, médico, tudo!" O cantor esteve pessoalmente com Ademilde pela última vez em setembro do ano passado, e após o show marcada para abril iria "passar nova temporada no Rio" para colocar em prática os projetos em comum. "Ela era minha madrinha. Sempre homenageava ela nos meus shows e ela vinha citando meu nome nos programas que vinha participando", recorda.

TÍTULOS DE NOBREZA

(João Bosco e Aldir Blanc), gravado por Ademilde Fonseca em 1975 (acervo Rádio Cabugi/Globo)

Ademilde Fonseca surgiu na música brasileira em 1942, cantando "Tico-tico no fubá" e realizando considerada impossível, pelas dificuldades de dicção que o andamento impunha. Em pouco tempo, seus chorinhos cantados foram divulgados por todo o país e a Ademilde passou a ser conhecida como "A Rainha do chorinho". A partir da década de 1950, com a decadência do gênero, seu nome foi sendo esquecido.

Em 1975, Ademilde voltou ao disco. Como maior novidade em seu repertório, apresentou "Títulos de nobreza", chorinho escrito especialmente para ela. Praticamente todas as palavras empregadas na letra são títulos de choro, alguns deles bem conhecidos como "Carinhoso" e "Brejeiro".

TICO-TICO NO FUBÁ

(Zequinha de Abreu e Eurico Barreiros), composto em 1917, gravado pela primeira vez em 1931 e interpretado por Ademilde Fonseca em 1942

Embora "Tico-tico no fubá" seja um dos choros brasileiros mais conhecidos, levou muito tempo para ser divulgado. Conta Ademilde Fonseca que, por volta de 1930, aprendeu a letra. Em 1942, já no Rio de Janeiro, a cantora espantou o produtor musical Benedito Lacerda em uma apresentação, declarando saber a letra de "Tico-tico no fubá" e interpretando-a com grande rapidez. No dia seguinte, Lacerda providenciou a gravação, a primeira feita por Ademilde.

ALTAMIRO CARRILHO, 87

(compositor e flautista)

O músico, que já gravou mais de cem discos, tem cerca de 200 canções e se apresentou em mais de quarenta países difundindo o choro brasileiro, declarou em 1975 que Ademilde Fonseca é "a intérprete mais importante da música popular brasileira. Isto por que os anos passaram e ela continua fiel ao gênero musical que abraçou e defende há mais de 20 anos. Ademilde jamais traiu a coroa que lhe foi outorgada pelo povo, a coroa "Rainha do chorinho". E eu, um dos seus maiores admiradores.

Alexandre Atmarama lança livro didático de violão na UFRN


Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Livro didático de violão será lançado na UFRN

Próxima quarta-feira, dia 4 de abril, está marcado o lançamento do livro Vina do músico Alexandre Atmarama. A obra traz 10 composições para violão, cada uma abordando um aspecto musical diferente, e acompanha Cd com gravação das peças publicadas. O lançamento do livro Vina começa às 19h30 no miniauditório da Escola de Música da UFRN, é aberto ao público, e contará com recital do autor e convidados.

DivulgaçãoAlexandre Atmarama lança na próxima semana livro didático de violãoAlexandre Atmarama lança na próxima semana livro didático de violão
O nome Vina, em sânscrito, refere-se a um antigo instrumento de cordas indiano, pertencente à família do alaúde. O livro contém, além de partitura, orientações técnicas sobre como executar cada peça. O Cd, gravado no estúdio da Escola de Música, apresenta as 10 faixas compostas por Atmarama e interpretadas pelo próprio autor. Esta é uma publicação da Escola de Música da UFRN com cunho didático e para iniciantes, que visa proporcionar um aprendizado simples e eficiente.

O autor Alexandre Magno Abreu de Góes é natural do Rio Grande do Norte e o nome "Atmarama" é fruto de sua forte relação com o Vaishnavismo, importante corrente filosófica milenar da Índia. Bacharel em música, Violão, Atmarama é especializado em Coordenação Pedagógica: Supervisão e Gestão Educacional. Foi professor de violão e Prática de Instrumento Harmônico na Escola de Música da UFRN e no conservatório de Música D'alva Sttela Nogueira Freire em Móssoró. É autor do livro "12 Composições para Violão" (2008) e no mesmo ano, por meio do Programa BNB de Cultura, lançou o Cd "IMALT".

Atualmente, Alexandre Atmarama é professor de violão no CCN - Complexo Cultural de Natal, pertencente à UERN, e professor de música nas escolas Professor Otto de Britto Guerra e Professor Ascendino de Almeida da rede municipal de ensino de Natal.

Confraria do Chorinho nesta quinta-feira (28/03)





Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nesta quinta-feira, 29, tem muito chorinho no Cangalha Bar e Petiscaria, na Confraria do Chorinho, a partir das 20h. O bar fica localizado na Av. Rota do Sol, em Ponta Negra. Antigo Skipetto. Convidamos a todos para uma noite de música de muita qualidade.

Sobre a Confraria:
A Confraria do Choro de Natal partiu da necessidade de se criar mais um espaço destinado a divulgação e incentivo a prática do choro na cidade, é formado por músicos locais que podem ser profissionais ou não, contanto que tenham disponibilidade de se apresentarem quando convocados.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gilberto Gil neste sábado em Natal

Soltonacidade

Gil in concert
Ninguém menos que Gilberto Gil fecha a programação de março do Teatro Riachuelo, no dia 31, às 21h.

Com um refinado repertório, o artista baiano apresenta arranjos intimistas no que pode ser considerado um concerto de cordas. Acompanham Gil seu filho e violonista Bem Gil, o violoncelista Jaques Morelenbaum, o violinista Nicolas Krassik e o percussionista Gustavo di Dalva.
SERVIÇO | GILBERTO GIL NO SHOW "CONCERTO DE CORDAS E MÁQUINAS DE RITMO"
Dia: 31 de março
Hora: 21h
Local: Teatro Riachuelo (Shopping Midway Mall)
Ingressos: R$ 160 (inteira) e  R$ 80 (meia) 
Informações: 4008 3700 | www.teatroriachuelo.com.br

Di Stéffano se apresenta no Genot Maior

Soltonacidade
Di Stéffano
O Genot Cafés Especiais, no mezanino da Livraria Siciliano do Midway Mall, ganhou ainda mais requinte quando em janeiro passou também a oferecer boa música a seus clientes com o projeto Genot Maior. Em março, o happy hour volta, e inteiramente dedicado ao jazz, com apresentações dos melhores músicos locais no gênero, às quintas-feiras, a partir das 18h30. 

Para encerrar a programação do mês de março, haverá a apresentação do Jazz Trio, com o baterista Di Stéffano, na próxima quinta-feira (29).

SERVIÇO: GENOT MAIOR
Dias:
29 de março
Hora: 18h30
Local: Genot Cafés Especiais (terceiro piso do Midway Mall)
Entrada: gratuita
Informações: 3344 3768

Seu Zé, "Show Íntimo"

Soltonacidade

 
A apresentação, dia 31 de março, às 20h, na Casa da Ribeira, realça o lado mais introspectivo da banda potiguar Seu Zé.

O repertório traz canções de todos os discos do grupo, mas sem fugir da proposta inicial do show, que é apresentar um setlist recheado com uma boa dose de melancolia. O show vai contar com projeções de vídeos e recursos cênicos.
SERVIÇO | SEU ZÉ EM SHOW ÍNTIMO
Dia: 31 de março
Hora: 20h
Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)
Entrada: R$5
Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

terça-feira, 27 de março de 2012

LUIZ GADELHA lança seu novo cd: "Suculento"

Fonte: http://www.dosol.com.br

Luiz Gadelha
 O Projeto Incubadora do Dosol segue sua sina de lançamentos botando na praça o primeiro álbum solo do Luiz Gadelha, compositor local e que também faz parte do Talma&Gadelha. Luiz mostra as composições de “Suculento” num trabalho muito bem acabado, trazendo dez músicas com um potencial enorme. O álbum foi produzido por Anderson Foca, todo gravado no Estúdio Dosol e mixado por Foca e Eduardo Pinheiro no Megafone Estúdio. A capa é da artista plástica Sinhá.
Participam do álbum nas mais variadas faixas os músicos Vinicius Davilla, Julio Cortez, Henrique Rocha, Arthur Porpino, Karina Monteiro, Léo Martinez, Emilly Barreto, Luiz Gadelha e Anderson Foca. Aprecie o disco com calma, pire nas composiçõe e divirta-se! Qualquer replicação desse conteúdo em blogs, sites e outros meios de compartilhamento de música estão TOTALMENTE E ABSOLUTAMENTE AUTORIZADOS!

Faça download do album Sucelento aqui: http://www.wix.com/luizgadelha/suculento





Encontro das Sanfonas na Arena Circo da Folia

Jornal Diário de Natal
DNonline


O forró tradicional, definitivamente agrada o público norte-rio-grandense, uma vez que nossas raízes culturais estão fortemente ligadas a este ritmo. Prova disso, é o projeto Encontro das Sanfonas, que já vai para sua sexta edição, trazendo o melhor do autêntico forrozão.

O Encontro das Sanfonas reúne no mesmo palco os maiores sanfoneiros do Brasil. Em 2012 a Arena Circo da Folia, em Pirangi, sediará a festa com mais estrutura, shows e diversão. Serão cinco atrações a conduzir o arrasta-pé. O festival acontecerá (sábado) 31, com Dorgival Dantas, Waldonys, Flávio José, Sirano e Sirino e Oswaldinho do Ceará, todos na mesma noite. Os ingressos estão sendo vendidos na loja Bizako, shopping Cidade Jardim.

DORGIVAL DANTAS


Dorgival Dantas é a atração residente da festa, potiguar da gema, nascido em Olho D'Água dos Borges, o cantor e compositor pôs o forró de novo na trilha nacional, graças aos seus hits. Entre os sucessos estão "Coração", "Eu não vou mais chorar", "Você não vale nada", e "Passei a noite no forró". É regravado por todos os tipos de bandas, das tradicionais às modernas, além de emplacar músicas em novelas e séries. Recentemente gravou o primeiro DVD da carreira.

WALDONYS

O cearense Waldonys é forrozeiro que tem o dom da palavra e do balanço. O músico alia técnica, poesia e suingue para tocar sucessos como "Você endoideceu meu coração", "Anjo querubim", "Apague o fogo", "É proibido cochilar", "Gostoso demais", "O senhor tá dançando armado", "Riacho do navio", "Espumas ao vento", "Eu não preciso de você", "A mais bela", entre outras. O sanfoneiro já tocou em disco do Luiz Gonzaga, e gravou com vários ícones da MPB, como Gilberto Gil e Fagner.

SIRANO E SIRINO


No ano de 1979 o sanfoneiro Sirano começou a tocar sanfona e cantar profissionalmente inspirado no rei do baião Luiz Gonzaga. Cada dia mais requisitado, eis que Sirano no ano de 1993 uniu-se ao seu irmão Sirino, formando assim a primeira dupla de Forró do Brasil. Caindo rapidamente no gosto popular e rompendo as barreiras do Ceará.

Em 2012, a dupla está lançando seu 30º CD da carreira, trazendo canções inéditas e participações especiais do mestre Dominguinhos, além de Tony Guerra e Andrews Robson. A trajetória da dupla é marcada pelo sucesso, músicas irreverentes como “Valentona”, “Tô bebendo, Tô pagando”, “O caratê”, “Mulher ingrata e fingida”, “Dormindo no sofá”, “Meu esporte é vaquejada”  fazem parte do vasto repertório da dupla.

FLÁVIO JOSÉ

Descendente de uma família de músicos, Flávio José nasceu na pequena Monteiro-PB, aos 7 anos,  iniciou no universo das teclas. Aos 10 anos já tocava o seu pequeno fole de 24 baixos, animando as festinhas do lugar. Atualmente, após 8 LPs, 17 CDs, milhares de shows e eventos, Flávio José possui uma carreira consolidada. Reverenciado como o Rei do Xote, permanece fiel ao estilo que abraçou, até os dias atuais. Essa fidelidade é retribuída pelo enorme carinho que lhe é devotado pelos inúmeros fãs. Para atendê-los, o artista promove em média 100 shows por ano.

Sucessos durante a carreira são muitos, interpretações como: “Que Nem Vem Vem”, “Avoante”, “A Casa da Saudade”, “Um Passarinho”, “Quando Bate o Coração”, “Tareco e Mariola”, “Mensageiro Beija-flor”, “Filho do Dono”, “Caia Por Cima de Mim”, “Engenho velho”, “Saudade da Boa”, “Espumas ao Vento”, “Sem Ferrolho e Sem Tramela”, “Incerteza”, “De Mala e Cuia”, “A Natureza das Coisas” entre tantas outras, fazem parte de um playlist de sucessos, interpretados por FLÁVIO JOSÉ, que estão enraizadas nas mentes e corações do coletivo popular nordestino.

OSWALDINHO DO CEARÁ


Fisioterapeuta e sanfoneiro carrega até hoje a sanfona oferecida pelo mestre Luiz Gonzaga. O Dr. Da sanfona como é popularmente conhecido, nasceu na cidade de Crato, no sul do Ceará. O autentico forró lhe foi apresentado ainda criança na convivência com artistas do naipe de Nozinho do Xaxado, Patativa do Assaré, o violeiro Pedro Bandeira e do saudoso Luiz Gonzaga. A sua paixão se consolidou ouvindo Asa Branca tocada pelo grande mestre do baião Luiz Gonzaga. Aprendeu a tocar a sanfona aos 8 anos. Tem 2 CD´s gravados e um DVD com o titulo PALAVRAS DE AMOR, que é seu ultimo trabalho.

Já depois de formado passou a receber convites para apresentações e, assim, veio o primeiro CD intitulado SER NORDESTINO, gravado no ano de 2004. A partir daí, Oswaldinho passou a ter contatos profissionais com aqueles que eram antes os seus ídolos. Cantores, músicos e sanfoneiros renomados como Waldonys, a saudosa Marinês, Dominguinhos, Flávio José, Dorgival Dantas, entre outros. Nele o músico reúne o que há de melhor no seu trabalho como músico e compositor alem de relembrar sucessos do Rei Luiz Gonzaga e musicas de amigos.

Serviço:

Evento: Encontro das Sanfonas
Atrações: Dorgival Dantas, Waldonys, Sirano e Sirino, Flávio José e Oswaldinho do Ceará
Data: 31/03
Horário: 18h
Ponto de Venda: Bizako - Cidade Jardim
Valor do Ingresso: R$60 inteira - R$30 meia
Valor da Mesa: R$ 250 (contempla 4 pessoas) com direito a whisky 8 anos

2 ° ANIVERSÁRIO DO COMPLEXO CULTURAL DE NATAL


segunda-feira, 26 de março de 2012

Escritores discutem crônicas em encontro literário em Natal



Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
A terceira edição do Café Literário vai reunir autores de crônicas e poemas. Clauder Arcanjo, David de Medeiros Leite e Francisco Rodrigues da Costa falam sobre as próprias obras na Anita Caffè, espaço cultural da Nobel Salgado Filho, a partir das 19h desta terça-feira (27). O evento é aberto ao público.

O objetivo do encontro é abrir espaço para que autores e leitores interajam, de forma descontraída, e discutam temáticas literárias. O bate-papo permite que os escritores falem sobre suas trajetórias, dificuldades e experiências para o público, criando um clima de aproximação entre os participantes.

As discussões literárias desta vez vão girar em torno das obras "Folhas de outono", livro de crônicas e contos do areiabranquense Francisco Rodrigues; “Novenário de Espinhos”, publicação de poemas do cearense Clauder Arcanjo; e “As Cartas de Salamanca”, que reúne crônicas de viagem do mossoroense David de Medeiros Leite. O encontro terá mediação do poeta Marcos Medeiros.

ESPAÇO NOBEL CULTURAL

VISITEM O ESPAÇO NOBEL - LIVRARIA NOBEL E ANITA CAFFÈ
NO TÉRREO. AUDITÓRIO, SALÃO DE EXPOSIÇÃO E MEMORIAL ALUÍSIO AZEVEDO
NO 1º ANDAR. AMPLO ESTACIONAMENTO (CERCA DE 45 VAGAS)

http://www.nobelcultural.com.br/


Agenda  Cultural Resumida:

27 março - Café Literário às 19 h com os autores Potiguares: Clauder Arcanjo, David de Medeiros Leite e Francisco Rodrigues da Costa.
29 março - Palestra Introdutória de Curso de Análise Transacional tema "Comunicação Construtiva - Ferramenta Essencial para a gestão das Pessoas", às 18 h, sob inscrição.
30 março - Lançamento livro "Breve História do Brasil" do Prof. Paulo Pereira dos Santos - às 19 h
30 e 31 março  : Curso Introdutório de Análise Transacional promovido pela Holosser, sob inscrição (verificar detalhes no link da agenda cultural do dia 30 de março - detlhalhes no link da agenda cutural..
Acessem o link da Agenda Cultural (ao lado) e confiram os eventos passados e futuros com detalhes!





"DAR E RECEBER LIVROS É MAIS QUE UM PRESENTE, É UM ELOGIO!"



                A Nobel Salgado Filho é a grande novidade de final de ano para os amantes da leitura. Situada, convenientemente, na via de maior circulação de Natal, a poucos metros do Shopping Midway, bem defronte ao Hospital Walfredo Gurgel. Além de contar com uma cafeteria acolhedora (Anita Caffè), Auditório, Salão de Exposição e amplo estacionamento, oferece aos clientes grande variedade de obras, mais de 20mil livros, organizados em seções, para atender a todas as demandas e gostos literários. Todo o complexo possui cerca de 450 m2, para oferecer conforto e os melhores produtos literários aos seus consumidores.



                                                               Aguardamos sua visita!!!


Anita Caffè
Salão de Exposição.
Disponível para Locação.

Informações:84.3213-2007 - Espaço Nobel - Livraria/Gráfica/Auditório e Salão de Exposição.
Auditório.
Disponível para Locação.
Comporta cerca de 35 pessoas.
Climatizado e com TV LCD 32 '.

domingo, 25 de março de 2012

LEANDRO ROCHA grava novo cd

Começou nesta quinta-feira (22/03/12) a gravação do novo cd de piano de Leandro Rocha, no HSTÚDIO, que trará composições autorais inéditas, mesclando a linguagem do piano erudito com temas nordestinos, harmonias ousadas, improviso e muita originalidade. A direção do processo de gravação e mixagem está sob os cuidados do pianista Humberto Luiz. Em breve mais notícias.









Apoio:








sábado, 24 de março de 2012

GRUPO VOCAL PROPAGAMUS se apresenta hoje (24/03)

Grupo Vocal Propagamus - Foto de Lito Trindade
 
O grupo vocal Propagamus se apresentará hoje (24/03) às 18h na livraria Nobel ( av. Hermes da Fonseca, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel) durante o lançamento da revista "O Evangelho Segundo o Sague". No repertório clássicos da mpb, bossa nova,  música espanhola, america e francesa.Entrada franca.
mais informações: http://grupovocalpropagamus.blogspot.com.br/
Confira o vídeo sobre o lançamento da revista:


O Evangelho Segundo o Sangue

Soltonacidade

A webcomic K-ótica lança neste sábado (24), na livraria Nobel da Salgado Filho, a segunda edição da novela gráfica "O Evangelho Segundo o Sangue". Haverá também venda do estoque e pôsteres, sorteio de kits e apresentação do grupo vocal Propagamus. A programação começa às 16h, com entrada gratuita.

A HQ de terror, produzida de forma independente pelos quadrinistas potiguares Marcos Guerra e Leander Moura, é o carro-chefe das publicações da revista. A história é ambientada na Natal colonial de 1810. Para criar o roteiro, os autores fizeram pesquisas históricas sobre as vestimentas, armas e documentos da época. O traço usado na ilustração, segundo Leander Moura, é específico para uma história de terror psicológico. Além de mais rebuscado e elaborado, trabalha com o conceito de claro e escuro, remetendo aos quadrinhos dos anos 80.
SERVIÇO | LANÇAMENTO DA HQ “O EVANGELHO SEGUNDO O SANGUE” (VOL. II) 
Dia: 24 de março (sábado)
Local: Livraria Nobel  (Av. Salgado Filho, 1782, Tirol – em frente ao hospital Walfredo Gurgel)
Hora: 16h
Informações: 3613 2007
Entrada gratuita

Som do Mar

Soltonacidade

A última edição de março do projeto, dia 25 (domingo), terá como atrações Trio Pitombeira e MusiJazz Trio. A programação começa às 17h, no Shopping do Artesanato Mãos de Arte (praia dos Artistas). Entrada gratuita.

O Trio Pitombeira (foto) é formado por Rogério Pitomba (bateria), Ismael Miranda (baixo) e Paulo Cesar PC (piano). O repertório é composto de jazz, clássicos da música popular brasileira (Tom Jobim, João Donato, entre outros) e composições próprias.
O MusiJazz trio mescla o repertório com composições próprias, clássicos do jazz norte-americano e da música brasileira. No set list, Djavan, Tom Jobim, Egberto Gism