terça-feira, 12 de abril de 2011

Adriana Calcanhoto é homenageada por Mariano Tavares

 

 

Pelos ares

Música de Adriana Calcanhoto
Intepretada por Mariano Tavares
Piano: Humberto Luiz (Brazuka Jazz)

Não lhe peço nada
mas se acaso você perguntar
por você não há o que eu não faça
Guardo inteira em mim
a casa que mandei
um dia
pelos ares
e a reconstruo em todos os detalhes
intactos e implacáveis
Eis aqui
bicicleta, planta, céu,
estante cama e eu
logo estará
tudo no seu lugar
Eis aqui
chocolate, gato, chão,
espelho, luz, calção
no seu lugar
pra ver você chegar


Adriana Calcanhoto


Desde seu nascimento, em 03 de outubro de 1965, Adriana Calcanhotto ouve música de qualidade. Seu pai era baterista de uma banda de jazz e bossa nova, e sua mãe, bailarina. O repertório de músicas ouvidas em sua infância era banhado de Astor Piazzola a Milles Davis e João Gilberto. Ao iniciar seus estudos de música em 1977, teve como influência de seu professor os músicos Tom Jobim e João Donato. Além da música, Adriana é uma assídua leitora de publicações sobre Modernismo no Brasil e em algumas fases da sua vida chegou a largar a música para atuar como ‘performer’ em peças teatrais e se dedicar à composição.

Foi em Porto Alegre, no ano de 1984, que Adriana Calcanhotto iniciou sua carreira profissional de cantora, tocando e cantando em casas noturnas e bares da cidade. Seu show de estréia teve o nome de “Crepom”, com direção de Luciano Alabarse. Sempre eclética, a cantora estreou em 1987 o show “Nunca Fui Santa”, com composições próprias e músicas de carnaval.

Participou, em Porto Alegre e em São Paulo, de espetáculos em homenagem à Elis Regina e em 1988 estreou o show “Batom”, que na época teve recorde de público. A partir daí, Adriana ganhou projeção nacional, após fazer sucesso com o espetáculo dos melhores momentos de todos os shows já apresentados. Depois do sucesso, a cantora assinou com a CBS e gravou o seu primeiro disco, chamado “Enguiço”, que renderia o prêmio de “Revelação Feminina”, no 4º Prêmio Sharp de Música, além de controvérsias entre os críticos da época, que dividiram suas opiniões sobre seu verdadeiro talento.

Em 1992, Adriana Calcanhotto lançou o 2º disco, intitulado “Senhas”. A música “Mentiras” entrou na trilha sonora da novela “Renascer”, da TV Globo, e estourou em todas as rádios do país. Esse CD abriu as portas para que Adriana fizesse shows em grandes casas de espetáculos, como o Canecão, no Rio de Janeiro, e rendeu ainda o primeiro disco de ouro da intérprete.

Fonte: http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_3528.html

Adriana Calcanhoto se apresentou em Natal no último dia 11 de fevereiro, no Teatro Riachuelo.

Para saber mais sobre a cantora acesse:
http://www.adrianacalcanhotto.com



Mariano Tavares

Natural da cidade de Assú, situada no oeste Potiguar, o cantor, compositor, pesquisador e professor de literaturas norte-americanas e inglesa da UERN, Mariano Tavares, começou sua carreira musical fazendo covers em bares daquela cidade.

Além da influência de seu pai, que cantava serestas na noite de Assú, Mariano Tavares se inspira também em grandes nomes do cenário musical nacional e internacional, como Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Tom Zé, John Cale, Rufus Wainwright, Bob Dylan, Leonard Cohen e Beck.

Seu primeiro disco, "Sobrado", gravado em 2005, em Natal, cujo nome faz menção ao tipo de moradia muito comum em Assú, conta com a participação de importantes músicos do cenário Potiguar, como Jubileu Filho e Paulo Oliveira.

A música de Mariano Tavares pode ser descrita como "cênica": nasce na composição e só se completa no palco. É também considerada contemporânea, não se prende à regionalismos e vive o hoje, o presente; e universal: há composições em inglês, idioma considerado universal.

Fonte:http://musicapotiguarbrasileira.blogspot.com

Para saber mais sobre Mariano Tavares acesse:  
http://palcoprincipal.sapo.ao/marianotavares

Para baixar o CD "O Sobrado":
http://marianotavares.bandcamp.com/



Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir